Como Combinar Dois Gráficos no Excel

Os gráficos no Excel são ferramentas muito importantes e capazes de expressar os dados numéricos em imagens de fácil visualização e consequentemente facilitando a tomada de decisões.

Em diversas apresentações é comum vermos gráficos onde as informações estão expressas em mais de um tipo de gráfico dentro do mesmo.

E se você pretende deixar suas apresentações gráficas ainda mais profissionais e ainda não sabe como combinar dois gráficos no Excel, acompanhe o artigo a seguir e aprenda mais esta funcionalidade do Excel.

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a combinar dois gráficos no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como combinar dois gráficos no Excel: Exemplo 1

Para o nosso primeiro exemplo, vamos utilizar uma planilha de fluxo de caixa, onde temos o total das receitas, total das despesas, o saldo mensal e o saldo acumulado em todos os meses do ano.

Como combinar dois gráficos no Excel

Vamos supor que todos esses dados deverão estar em um gráfico, para que seja possível obter uma visão geral do fluxo de caixa.

Neste caso, se fossemos mostrar todas estas informações em apenas um tipo de gráfico ficaria muito confuso, veja o exemplo a seguir:

Como combinar dois gráficos no Excel

Sendo assim, o ideal neste tipo de gráfico é diferenciar os dados referentes ao saldo. Deste modo, é possível ter uma visão melhor do comparativo entre tudo que saiu, entrou e qual foi o saldo.

Desta forma, para alterar o tipo de gráfico é necessário primeiramente ir até a aba “Ferramentas de Gráfico”, em seguida,  “Design” e por último clicar em “Alterar Tipo de Gráfico”, como mostra a imagem:

Como combinar dois gráficos no Excel

Feito isso, abrirá a seguinte janela:

Nesta janela, estão todos os modelos de gráficos e para combinar tipos diferentes de gráfico, vá até a opção “Combinação”:

Como combinar dois gráficos no Excel

Ao clicar na aba “Combinação” você verá os dados da série do gráfico e ao lado uma lista suspensa, clique na lista suspensa da série que deseja modificar o tipo de gráfico, veja a imagem:

Como combinar dois gráficos no Excel

Ao selecionar a lista suspensa do “SALDO MENSAL” uma nova janela abriu, como mostra a imagem acima.

Agora é só escolher o tipo de gráfico que deseja, neste caso, escolhemos o de linhas, vamos fazer isto para o “SALDO ACUMULADO” também:

Como combinar dois gráficos no Excel

Note que ele já mostra como o gráfico irá ficar, agora basta clicar em “Ok” e conferir o resultado:

Como combinar dois gráficos no Excel

Agora podemos visualizar as informações com muito mais clareza, assim fica fácil analisar tudo que precisamos.

Como, por exemplo, no mês de março nota-se um saldo negativo, no entanto o saldo acumulado continuou positivo, pois havia saldo positivo de outros meses.

Como combinar dois gráficos no Excel: Exemplo 2

Outro exemplo de gráfico onde a combinação é bastante útil, é quando deseja-se traçar uma meta, por exemplo, estipular uma meta de vendas no mês.

Para melhor visualização do exemplo vamos utilizar uma tabela com as vendas de determinados meses e a meta a ser alcançada.

Como combinar dois gráficos no Excel

Agora vamos expressar estes dados de maneira gráfica e realizar o mesmo processo do exemplo anterior:

Como combinar dois gráficos no Excel

Veja como o gráfico ficou:

Como combinar dois gráficos no Excel

Com este gráfico é possível analisar de maneira muito mais simples quais meses tiveram a meta alcançada e quais não.

Viu como é fácil, agora suas apresentações gráficas ficarão muito mais claras e profissionais ao combinar dois gráficos no Excel.

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para obter mais dicas de Excel!

  • Marcio Lira

    Obrigado pela dica, estava precisando agrupar alguns gráfico e não sabia como,essa publicação me ajudou muito!

    • Admin

      Olá Marcio, que bom que o artigo lhe ajudou!!
      Continue acompanhando mais dicas e novidades em nosso site.