Gráfico de Radar no Excel: Saiba como criar
Quer aprender a criar um gráfico de radar no Excel? Então você está no lugar certo!
Os gráficos são as melhores ferramentas para apresentação de dados. Eles tornam a interpretação e a visualização das informações mais simples e dinâmica.
Como sabemos, no Excel, existem diversas opções de gráficos e o gráfico de radar é um delas. Apesar de não ser o mais utilizado, como o de barras, este tipo de gráfio é muito comum e muito simples de fazer. Confira o passo a passo a seguir.
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar gráficos no Excel.
O que é um Gráfico de Radar?
O gráfico de radar, como o próprio nome diz, tem o formato de um radar bidimensional, podendo ser composto com três ou mais variáveis. O número de variáveis vai determinar a forma do gráfico, que poderá ser um triângulo, pentágono, hexágono, entre outros formatos.
Nesse tipo de gráfico, quanto mais próxima a série de dados estiver do vértice, maior é a sua “pontuação”. Sendo assim, os valores no centro do gráfico são menores e vão aumentando gradualmente.
O gráfico de radar pode ser usado para apresentar dados referentes, por exemplo, a competências de funcionários, pontos fortes e fracos de jogadores, número de vendas em determinado período, controle de estoque, entre outros.
Como criar o Gráfico de Radar no Excel?
A criação do gráfico de radar no Excel é muito simples e para melhor entendimento vamos utilizar o exemplo onde determinada empresa, deseja analisar de maneira gráfica a qualificação de um funcionário de acordo com suas competências.
Para o exemplo, vamos utilizar uma tabela onde inserimos as competências do funcionário junto com suas respectivas notas.
Com os dados tabelados, vamos inseri-los em um gráfico de radar, para isso basta selecionar a tabela, ir até a aba “Inserir” e em seguida escolher a opção que mostra o radar, como na imagem abaixo:
Selecione uma das três opções de gráficos de radar que o Excel disponibiliza. Radar de linhas, Radar com marcadores e Radar preenchido.
Para o exemplo, vamos escolher o terceiro modelo (Radar preenchido), então, bastar clicar na opção desejada que o gráfico estará pronto, veja abaixo:
Pronto! Você acaba de criar um gráfico de radar no Excel.
Em outro exemplo, podemos criar um gráfico de radar para a avaliação simultânea de outros funcionários. No entanto, o modelo de gráfico de radar preenchido por ser inviável, pois poderá ocultar a avaliação de um ou mais funcionário. Neste caso, recomenda-se usar o modelo de linhas ou o modelo com marcadores. Veja o exemplo abaixo:
Formatando o gráfico
Assim como qualquer outro tipo de gráfico do Excel, você poderá alterar cores, legendas, linhas, preenchimento e demais informações. Para isso, basta selecionar o gráfico criado e explorar as guias Design e Formatar.
A imagem abaixo mostra o gráfico após a formatação.
Dica de leitura: 10 dicas simples para deixar suas planilhas mais bonitas
Tipos de gráfico de radar
Como vimos anteriormente, existem também outros modelos de gráficos em forma de radar. Sendo assim, é possível escolher o que mais combina com as informações que serão apresentadas.
Veja a seguir alguns desses modelos de gráfico:
Viu como é fácil? Agora suas apresentações gráficas ficarão muito mais claras e profissionais!
Baixe aqui a planilha com os exemplos mostrados neste tutorial.
Leia também as seguintes dicas de Excel:
- Como escolher o melhor tipo de gráfico no Excel
- Gráfico de área no Excel: Como criar?
- Como criar um gráfico de pizza no Excel
E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!