Função SOMASES no Excel – Como usar?
Quem aprender a usar a função SOMASES no Excel? Então você está no lugar certo!
Conforme já abordamos em um artigo aqui no site, a função SOMASE basicamente soma valores que atendem a um critério específico. No entanto, se você precisar somar valores que atendem mais de um critério, então deverá usar a função SOMASES.
Mas e você, sabe a diferença entre essas duas funções? Se você já conhece a função SOMASE, então deve estar pensando que basta inserir um “S” extra na função. No entanto, existem algumas diferenças na sintaxes dessas duas funções conforme veremos a seguir.
Função SOMASE vs Função SOMASES
A função SOMASE é usada para somar condicionalmente valores com base em um único critério. Sua sintaxe é:
SOMASE(intervalo;critérios;[intervalo_soma]
Onde:
- intervalo: Argumento obrigatório. Representa o intervalo de células a ser avaliado por seus critérios, necessário.
- critérios: Argumento obrigatório. Representa a condição que deve ser atendida.
- intervalo_soma: Argumento opcional. Representa as células que deverão ser somadas, caso a condição seja atendida.
Como se pode observar, a sintaxe da função SOMASE permite apenas uma condição.
Por outro lado, a função SOMASES é usada para realizar a soma condicional de valores com base em vários critérios. Esta função foi introduzida no Excel 2007, e você possa usá-la em todas as versões posteriores do Excel.
Comparada com SOMASE, a sintaxe SOMASES é um pouco mais complexa:
SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_critérios2; critérios2];…)
Onde:
- intervalo_soma: Argumento obrigatório. Representa uma ou mais células a serem somadas.. Pode ser uma única célula, um intervalo de células ou um intervalo nomeado. Somente células com números são somadas; valores em branco e texto são ignorados.
- intervalo_critérios1: Argumento obrigatório. Representa o primeiro intervalo a ser avaliado pelos critérios associados.
- critério1: Argumento obrigatório. Representa a primeira condição que deve ser atendida. Você pode fornecer os critérios na forma de um número, expressão lógica, referência de célula, texto ou outra função do Excel.
- [intervalo_critérios2; critérios2]…: Campo opcional. Representam os intervalos e critérios adicionais associados a eles. Você pode usar até 127 pares de intervalo / critério em uma fórmula SOMASES.
Observação: A função SOMASE funciona com a lógica E, o que significa que uma célula no intervalo de soma é somada apenas se atender a todos os critérios especificados (todos os critérios são verdadeiros para essa célula).
Como usar a função SOMASES – Exemplos práticos
Agora que você já conhece a diferença entre as funções SOMASE e SOMASES do Excel, vamos conferir alguns exemplos práticos de uso da função SOMASES para que você possam se familiarizar ainda mais com o assunto.
Exemplo 1: SOMASES com dois critérios
Suponha que você tenha uma tabela listando as vendas de frutas de diferentes vendedores. Na coluna A você tem o nome das frutas, na coluna B os nomes dos vendedores e na coluna C a quantidade vendida.
Neste caso, você precisa descobrir uma soma dos valores relativos a uma determinada fruta e vendedor, por exemplo, todas as maçãs vendidas pelo vendedor Patrick.
Se você estiver começando a usar a função SOMASES no Excel, então recomendo que você separe os argumentos da função da seguinte maneira:
- intervalo_soma: C2:C9
- intervalo_critérios1: A2:A9
- critérios1: “Maçã” (F1 neste exemplo)
- intervalo_critérios2: B2:B9
- critérios2: “Patrick” (F2 neste exemplo)
A função deverá ser montada da seguinte maneira:
=SOMASES(C2:C9;A2:A9;F1;B2:B9;F2)
Exemplo 2: SOMASES com operadores de comparação
Ainda usando o exemplo da lista de frutas, suponha que você queira somar todas as vendas de Michel com quantidade de 200 ou mais. Para fazer isso, use o operador de comparação “maior que ou igual a” (>=) no critério2 conforme mostrado abaixo:
=SOMASES(C2:C9;B2:B9;F1;C2:C9;”>200″)
Observação: Em fórmulas SOMASES, expressões lógicas com operadores de comparação sempre devem ser colocadas entre aspas duplas (“”).
Em um outro exemplo, podemos usar a função SOMASES para retornar a soma de todos os valores nas células C2:C9 maiores ou iguais a 100 e menores ou iguais a 200.
=SOMASES(C2:C9;C2:C9;”>=100″;C2:C9;”<=200″)
Exemplo 3: Função SOMASES com datas
Usar a função SOMASES com datas também é uma tarefa muito interessante. Neste caso, se você deseja somar valores com vários critérios com base na data atual (ou uma data específica), use a função HOJE() nos critérios da função SOMASES, conforme demonstrado abaixo.
A fórmula abaixo soma valores na coluna C caso uma data na coluna B cair nos últimos 7 dias, incluindo hoje:
=SOMASES(C2:C10;B2:B10;”>=”&HOJE()-7;B2:B10;”<=”&HOJE())
Observação: Quando estiver usando uma função do Excel junto com um operador lógico nos critérios, é necessário usar o E comercial (&) para concatenar uma sequência. Por exemplo “=”&HOJE().
Do mesmo modo, é possível usar a função SOMASES para somar valores em um período específico. Por exemplo, a fórmula SOMASES abaixo, soma os valores nas células C2:C10 se uma data na coluna B cair entre 1 de janeiro de 2020 e 30 janeiro de 2020.
=SOMASES(C2:C10;B2:B10;”>=01/01/2020″;B2:B9;”<=10/31/2014″)
Exemplo 4: SOMASES com OU (vários critérios)
Em nossa tabela de vendas de frutas, vamos adicionar a data de venda e encontrar a quantidade total vendida por Michel, Sonia e Patrick no mês de Janeiro.
Para isso, vamos usar a seguinte fórmula:
=SOMASES(C2:C10;B2:B10;”Michel”;D2:D10;”>=01/01/2020″;D2:D10;”<=31/01/2020″)+
SOMASES(C2:C10;B2:B10;”Sonia”;D2:D10;”>=01/01/2020″;D2:D10;”<=31/01/2020″)+
SOMASES(C2:C10;B2:B10;”Patrick”;D2:D10;”>=01/01/2020″;D2:D10;”<=31/01/2020″)
Por conter muitas repetições, a fórmula acima pode parecer complicadas, mas é fácil de entender.
Como você pode ver, basicamente estamos usando uma função SOMASES separada para cada um dos vendedores e incluindo duas condições – iguais ou maiores que 1 de Janeiro (“>=01/01/2020”) e menores ou iguais a 31 de janeiro (“<=31/01/2020”). Em seguida, somamos os resultados.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
- PROCV com SE no Excel – Exemplos Práticos
- Fórmulas de Matriz no Excel – Guia Completo
E então, o que achou do tutorial de uso da função SOMASES no Excel? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!