Função CONT.VALORES no Excel: Como usar?
Você sabe como usar a função CONT.VALORES no Excel? Ainda não? Então você veio ao lugar certo!
A função CONT.VALORES, como o próprio nome já diz, é usada para contar células que contém valores. Ela conta vários tipos de valores, incluindo texto, números, data e hora, símbolos, valores de erro e espaços vazios(“”).
E no artigo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre esta função e conferir alguns exemplos práticos. Então confira os detalhes a seguir.
Função CONT.VALORES no Excel: Sintaxe e uso básico
A função CONT.VALORES é uma função estatística do Excel que conta o número de células não vazias em um intervalo de células. Por exemplo, no intervalo de A1:A4, a célula A2 está vazia, então a função irá retornar 3. Confira a imagem abaixo:
A sintaxe da função CONT.VALORES do Excel é a seguinte:
=CONT.VALORES(valor1, [valor2], …)
Onde:
- valor 1: Argumento obrigatório. Este primeiro argumento representa os valores que se deseja contar.
- valor 2: Argumento opcional. São argumentos adicionais que representam os valores que deseja-se contar. O máximo de argumentos são 255.
Exemplos práticos com a função CONT.VALORES no Excel
Agora que já analisamos o conceito básico da função CONT.VALORES, vamos conferir alguns exemplos práticos do uso desta função no Excel.
Exemplo 1: Contando células em intervalos múltiplos
Quando deseja-se contar células com valores que estejam em intervalos diferentes basta usar a função CONT.VALORES com mais de um argumento. Confira a imagem abaixo:
Note no exemplo acima que a função CONT.VALORES conta o número de células que contêm dados de A2 a A5, de C2 a C5, A9:A12 e C9:C12. Como resultado a função retornar no valor 13, pois as células A3,A12 e C11 estão vazias.
Sendo assim, todos os valores são contados, exceto as células em branco.
Exemplo 2: Contando valores em intervalos contíguos
Se você precisa contar as células que contêm valores dentro de um grande intervalo contíguo (adjacente), então basta selecionar todo o intervalo, dentro da função. Confira o exemplo:
Mais usos para a função CONT.VALORES
Como vimos, a função CONT.VALORES basicamente faz a contagem de células que contém qualquer tipo de valor.
Mas além disso, você sabia que com a função CONT.VALORES também é possível realizar formatações condicionais e criar listas suspensas dinâmicas? E é isso que você vai aprender nos exemplos a seguir.
Exemplo 1: Usando a função CONT.VALORES na formatação condicional
Imagine que você tenha uma planilha de check-list que contém as suas tarefas diárias e o status de cada uma. Para este exemplo, queremos que assim que todas as tarefas forem concluídas, a coluna Status seja pintada de verde.
Neste caso, para que possamos criar esta formatação, vamos usar a formatação condicional com fórmulas. Confira a imagem abaixo, com o checklist:
Note que temos duas colunas no nosso check-list, uma com as tarefas e outra com o Status. Neste exemplo, queremos que toda a coluna Status seja pintada de verde e isso acontecerá quando todos os itens da coluna Status estiverem preenchidos com alguma informação, seja um palavra ou um caractere.
Para realizar esta formatação, basta seguir as etapas abaixo:
1. Selecione as informações a serem formatadas, no exemplo, o intervalo de B2:B5. Vá até Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra:
2. Selecione a opção “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas”, no campo “Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira”, insira a seguinte fórmula:
=SE(CONT.VALORES($B$2:$B$5)=CONT.VALORES($A$2:$A$5);VERDADEIRO;FALSO)
3. Em seguida, vá até o botão “Formatar” e selecione a cor e as formatações desejadas. Feito isso, clique em “Ok”:
Agora confira o resultado:
Exemplo 2: Criando lista suspensa dinâmica
Uma lista suspensa dinâmica é atualizada sozinha de acordo com as informações que você vai inserindo na lista. Este recurso evita que espaços em branco sejam mostrados na lista suspensa. Sendo assim, a lista suspensa só irá mostrar as informações que estiverem em sua lista de origem.
E para criar a lista suspensa dinâmica é preciso usar a função DESLOC junto a CONT.VALORES. Para conhecer mais afundo a função DESLOC, você pode encontrar uma boa explicação aqui.
Mas resumidamente, esta função retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.
Agora, para criar a lista suspensa dinâmica, siga o passo a passo a seguir:
1. Selecione a célula onde você deseja inserir a lista suspensa. Para este exemplo selecionaremos a célula C2.
2. Em seguida, acesse a guia Dados > Validação de Dados, no campo Permitir, selecione a opção Lista, no campo “Fonte”, insira a seguinte fórmula:
=DESLOC(A1;0;0;CONT.VALORES(A1:A100);1)
Observação: Altere os referências e os intervalos conforme a sua necessidade. Para este exemplo, deixamos o intervalo de A1 a A100, se sua lista for maior você poderá escolhe um intervalo maior.
Explicação da fórmula:
- Como nossa lista começa na célula A1, então a função DESLOC foi aplicada a partir desta célula
- Nos parâmetros de movimentação da função DESLOC, colocamos 0 (zero) para linha e coluna, pois queremos que a nossa referência seja mantida em A1.
- A função CONT.VALORES, é usada para retornar a quantidade de células preenchidas dentro do intervalo.
- Neste exemplo, usamos o intervalo A1:A100 onde será possível inserir até 100 nomes, mas você pode aumentar conforme a sua necessidade.
- O último parâmetro é mantido como 1, pois queremos apenas uma coluna.
Confira o funcionamento da lista suspensa dinâmica:
Dica Extra
Para contar células que não contém valores, ou seja, células vazias, você poderá utilizar a função CONTAR.VAZIO. Deste modo, se sua intenção é contar as células vazias, então basta usar esta função, conforme o exemplo a seguir:
Informações importantes sobre a função CONT.VALORES
- A função CONT.VALORES, conta todas as células que não estão vazias, ao contrário da função CONT.NÚM, que conta apenas células que contém valores numéricos.
- Ela não soma valores, apenas conta as células que contém valores.
- A função irá retornar erro se argumentos incorretos forem fornecidos a ela.
- Ela também é capaz de contar os valores inseridos diretamente na fórmula. Por exemplo, =CONT.VALORES(“a”;2;4;” “), irá retornar 4.
- Se houver alguma célula que contenha apenas espaços, então a função irá contabilizar como um valor, o que significa que apenas as células absolutamente vazias são excluídas da contagem.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Função CONT.SE no Excel: Como usar?
- Função CONT.SE e CONT.SES no Excel: Qual a diferença?
- Função SOMASES no Excel – Como usar?
E então, o que achou do tutorial sobre a função CONT.VALORES no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!