Como Inserir Colunas no Excel
Quer aprender como inserir colunas no Excel? Então você está no lugar certo!
Inserir colunas no Excel pode ser uma tarefa simples. Mas você sabia que existem diversas formas de fazer isso? E foi pensando nisso que separamos neste artigo diferentes maneiras de se adicionar colunas no Excel.
Confira os detalhes a seguir para aprender como inserir uma ou mais colunas no Excel, inserir colunas não adjacentes, inserir colunas usando o VBA, além de outras dicas que podem ser úteis em suas planilhas.
Como Inserir Colunas no Excel: 4 Maneiras Diferentes
A seguir, você vai aprender o passo a passo de como inserir colunas no Excel através de 4 maneiras diferentes. Confira e saiba qual é o método ideal para a sua necessidade.
Método 1: Usando teclas de atalho para inserir novas colunas
Para inserir colunas rapidamente no Excel, usar as teclas de atalho pode ser a melhor opção. E para fazer isso, siga as etapas:
1. Primeiro clique na coluna onde você deseja inserir uma nova coluna.
2. Em seguida clique use o atalho Ctrl + +. Veja o exemplo abaixo:
Se você não é adepto ao uso das teclas de atalho, então basta selecionar a coluna ao lado da qual deseja inserir uma nova coluna e clicar com o botão direito do mouse sobre ela e, em seguida, escolher a opção Inserir. Confira:
Método 2: Inserindo várias colunas de uma vez no Excel
Se você precisa inserir várias colunas no Excel, então saiba que é possível inseri-las de uma só vez. Para isto, siga os passos a seguir:
1. Selecione as colunas adjacentes às colunas que você deseja inserir. Você deve selecionar a quantidade de colunas de acordo com a quantidade de colunas que serão inseridas.
Por exemplo, se você selecionar duas colunas, então, serão inseridas duas colunas, se você selecionar 3 colunas, então serão inseridas 3.
No exemplo abaixo, queremos inserir mais duas colunas, então vamos selecionar as colunas C e D. Veja a imagem:
2. Agora você poderá usar a tecla de atalho Ctrl + + ou clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Inserir.
Método 3: Inserindo várias colunas não adjacentes
O Excel permite inserir várias colunas não adjacentes da mesma forma mostrada no exemplo anterior. A diferença, é que para inserir colunas que não estejam próximas, você precisará selecionar as colunas usando a tecla Ctrl.
1. Selecione a primeira coluna onde você deseja inserir a nova coluna, clique na tecla Crtl e a mantenha pressionada, para selecionar as outras colunas conforme mostra a imagem abaixo:
2. Agora, basta usar a tecla de atalho Ctrl + +, para inserir as novas colunas ou como nos exemplos anteriores, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Inserir:
Método 4: Inserindo colunas no Excel com o VBA
Se você precisa inserir colunas no Excel com frequência e deseja automatizar esta tarefa, então uma alternativa mais prática é por meio de um código em VBA. O código abaixo, por exemplo, irá inserir colunas rapidamente em sua planilha:
Sub Inserir_Colunas() Dim MyRange As Object Set MyRange = Selection Selection.EntireColumn.Select Selection.Insert MyRange.Select End Sub
Para executar o código, basta seguir as etapas abaixo:
1. O primeiro passo é criar um módulo, acessando a guia Desenvolvedor > Visual Basic:
2. No editor VBA, vá até a guia Inserir > Módulo. Isso irá inserir um objeto de módulo em sua pasta de trabalho. Veja a imagem a seguir:
3. Agora, copie e cole o código na janela do módulo:
4. Para executar o código em sua planilha, crie um botão de comando para vincular à macro. Vá até a guia Desenvolvedor > Inserir > Botão e insira a o botão.
Assim que o botão for inserido a caixa de diálogo Atribuir Macro irá abrir, então, basta selecionar a macro criada anteriormente.
5. Agora sempre que você desejar inserir uma nova coluna, basta selecionar o local desejado e clicar no botão. Veja o exemplo:
Como excluir colunas no Excel
Agora que você já conhece as diferentes maneiras de inserir colunas no Excel, também é importante saber como excluí-las.
E se você acabou inserindo uma ou mais colunas por engano e deseja excluir esta coluna então, basta selecionar a coluna que deseja excluir, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Excluir.
Caso queria excluir colunas que não estejam próximas, então selecione a coluna clique na tecla Crtl e mantenha pressionada, para selecionar as outras colunas. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Excluir.
Como ajustar colunas no Excel
Você já deve ter notado, que ao inserir novas colunas no Excel, a coluna inserida terá o mesmo tamanho e formatação da coluna ao lado.
Sendo assim, se você precisa ajustar o tamanho da coluna de acordo com as informações que serão inseridas nelas, é só conferir algumas dicas que separamos a seguir:
1. Ajustar a largura de uma única coluna
Se você precisa ajustar a largura de apenas uma coluna, a maneira mais fácil será usando o cursor do mouse. Para isso, posicione o cursor do mouse na divisa das colunas. Note que ao fazer isso, o cursor irá alterar, então basta arrastá-lo para o tamanho de coluna que desejar. Confira o exemplo abaixo:
Você também poderá dar dois cliques quando o cursor estiver na divisa das colunas. Deste modo, a coluna será ajustada automaticamente ao tamanho do maior texto contido nela.
2. Ajustar mais de uma coluna para um tamanho específico
Para ajustar mais de uma coluna, o primeiro passo será selecionar as colunas que deseja ajustar. Use a tecla Ctrl, caso você precise selecionar colunas que não estejam próximas.
Após selecionar as colunas, vá até a guia Página Inicial > Formatar > Largura da Coluna, na janela que irá se abrir, digite a largura desejada e clique em Ok.
3. Ajustar largura das colunas automaticamente com o VBA
Quando as informações inseridas nas células são sempre de tamanhos diferentes, pode ser uma tarefa chata ficar ajustando a coluna toda vez que uma nova informação é inserida. E para evitar esse tipo de trabalho, saiba que é possível ajustar colunas no Excel automaticamente usando um código em VBA.
E para saber como fazer isso, é só seguir o passo a passo abaixo:
1. Abra a janela de propriedades do Visual Basic, indo até a guia Desenvolvedor > Visual Basic.
2. Na janela de propriedades do VBA, selecione a opção EstaPastadeTrabalho no lado esquerdo da tela.
3. Em seguida, insira o seguinte código dentro da área de códigos:
Private Sub Workbook_SheetChange(ByVal Sh As Object, ByVal Target As Range) Worksheets("Planilha1").Columns.AutoFit End Sub
Observação: O nome da planilha onde queremos ajustar as colunas automaticamente é Planilha1, você deverá nomear com o nome da sua planilha.
2. Agora é só testar o código. Veja abaixo, como sua planilha irá ficar:
Note que, as colunas da planilha serão ajustadas automaticamente de acordo com o tamanho da informação que você inserir.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Como comparar colunas no Excel [Exemplos práticos]
- Quebra de Página no Excel – Como Inserir, Mover, Excluir e Ocultar
- Como Ajustar Colunas no Excel Automaticamente – VBA
E então, o que achou das dicas de como inserir colunas no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!