Como criar um gráfico de pizza no Excel

Quer aprender a criar um gráfico de pizza no Excel? Então você encontrou o tutorial certo!

Dentre os principais modelos de gráficos no Excel, pode-se dizer que o gráfico de pizza é um dos mais comuns. Com um gráfico no formato de pizza e possível demonstrar o quanto os montantes ou porcentagens individuais contribuem para o total. Neste modelo de gráfico, toda a pizza (ou seja, toda a área circular) representa 100% do todo, enquanto as fatias representam parte do todo.

No Excel, é possível criar um gráfico de pizza em um ou dois minutos. Entretanto, convém investir mais alguns minutos na personalização do gráfico para dar uma aparência profissional. Neste tutorial você irá aprender a criar um gráfico de pizza no Excel, além de conhecer os principais recursos de formatação desse tipo de gráfico. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico de Pizza no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como criar um gráfico de pizza no Excel

fazer gráfico de pizza no Excel

Criar um gráfico de pizza no Excel é extremamente fácil e rápido. Contudo, o ponto-chave é saber organizar adequadamente os dados de origem em sua planilha e escolher o tipo de gráfico de pizza mais adequado.

1. Preparando os dados

Diferente de outros modelos de gráficos, os gráficos de pizza do Excel exigem a organização dos dados de origem em uma coluna ou em uma linha. Isso ocorre porque apenas uma série de dados pode ser inserida em um gráfico de pizza.

Você também pode incluir uma coluna ou linha com nomes de categoria, que deve ser a primeira coluna ou linha na seleção. Os nomes das categorias aparecerão na legenda do gráfico de pizza e/ou nos rótulos de dados.

Em geral, um gráfico de pizza no Excel fica melhor quando:

  • Apenas uma série de dados é inserida no gráfico.
  • Todos os valores de dados são maiores que zero.
  • Não há linhas ou colunas vazias.
  • Não há mais de 7 a 9 categorias de dados, pois muitas fatias de pizza podem confundir seu gráfico e dificultar a leitura e compreensão.

Para este tutorial, iremos criar um gráfico de Pizza no Excel com os seguintes dados:

2. Crie um gráfico de pizza na planilha atual

Após organizar os dados de origem corretamente siga os passos abaixo:

  • Selecione os dados
  • Acesse a guia Inserir e escolha o tipo de gráfico de pizza desejado. (Mais a seguir iremos demonstrar os tipos de gráfico de pizza no Excel).

Neste exemplo, estamos criando o gráfico de pizza 2D mais comum:

Como criar um gráfico de pizza no Excel

Dica extra: Caso queira que o o título da coluna / linha de valor apareça automaticamente no título do seu gráfico de pizza, basta incluir os cabeçalhos de coluna ou linha na seleção.


3. Selecione o estilo do gráfico de pizza (opcional)

Quando o novo gráfico de pizza for inserido em sua planilha, talvez você queira acessar guia Design > Grupo de Gráficos e experimentar diferentes estilos de gráfico de pizza para escolher aquele que funciona melhor para os seus dados.

Alterar estilo gráfico de pizza no Excel

O gráfico de pizza padrão (Estilo 1) inserido em uma planilha do Excel 2013 é exibido da seguinte maneira:

Como fazer um Alterar estilo gráfico de pizza no Excel

Note que este gráfico de pizza parece um pouco simples e certamente requer algumas melhorias, como adicionar o título do gráfico, rótulos de dados e talvez cores mais atraentes. Iremos mostrar todas essas coisas um pouco mais tarde, e agora vamos dar uma rápida olhada nos tipos de gráficos de pizza disponíveis no Excel.

Como criar diferentes tipos de gráfico de pizza no Excel

Quando se cria um gráfico de pizza no Excel, é possível escolher um dos seguintes tipos:

Gráfico de Pizza 2D

Esse é o gráfico de pizza padrão e mais popular do Excel que você provavelmente usará com mais frequência. Ele é criado clicando no ícone do gráfico de pizza 2D na guia Inserir > grupo Gráficos.

Gráfico de Pizza 2D

Gráfico de Pizza 3D

Um gráfico de pizza 3D é semelhante ao gráfico de pizza 2D, mas com a diferença de exibir dados em um terceiro eixo de profundidade (perspectiva).

Gráfico de Pizza 3D

Ao criar gráficos de pizza 3D no Excel, você obtém acesso a recursos extras, como Rotação 3D e Perspectiva.



Gráfico Pizza de Pizza

Se o seu gráfico de pizza tiver muitas fatias pequenas, convém criar um gráfico Pizza de pizza e exibir fatias pequenas em uma pizza adicional.

Gráfico Pizza de Pizza

Gráfico Barra de Pizza

Este modelo é muito semelhante ao gráfico Pizza de Pizza, exceto pelo fato de que as fatias selecionadas são exibidas em um gráfico de barras secundário.

Gráfico Barra de Pizza

Importante:

Quando se cria uma Pizza de pizza ou Barra de pizza no Excel, as três últimas categorias de dados são movidas para o segundo gráfico por padrão (mesmo que essas sejam as categorias maiores!). E como a opção padrão nem sempre funciona bem. No entanto, você pode:

  • Classifique os dados de origem em sua planilha em ordem decrescente para que os itens de pior desempenho acabem no gráfico secundário ou
  • Escolha quais categorias de dados para mover para o segundo gráfico.




Escolhendo categorias de dados para o gráfico secundário

Para escolher manualmente as categorias de dados que devem ser movidas para o gráfico secundário, execute as etapas abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer fatia do gráfico de pizza e selecione Formatar Série de Dados…
  2. No painel Formatar Série de Dados, em Opções de Série , selecione uma das seguintes opções na lista suspensa Dividir Séries em:
  • Posição – permite selecionar o número de categorias para mover para o segundo gráfico.
  • Valor – permite especificar um limite (valor mínimo) sob o qual as categorias de dados são movidas para o gráfico adicional.
  • Valor percentual – é como o valor, mas aqui você especifica o limite de porcentagem.
  • Personalizada – permite que você selecione manualmente qualquer fatia no gráfico de pizza em sua planilha e, em seguida, especifique se deseja colocá-la no gráfico principal ou secundário.

Na maioria dos casos, definir o limite percentual é a opção mais razoável, mas tudo depende dos dados de origem e das preferências pessoais. A imagem abaixo mostra a divisão da série de dados por valor de porcentagem:

Selecionar categorias de dados para o gráfico secundário

Além disso, você pode definir as seguintes configurações:

  • Altere o intervalo entre dois gráficos. O número em Largura do intervalo representa a largura do espaço como uma porcentagem da largura do gráfico secundário. Para alterar a lacuna, arraste o controle deslizante ou digite o número diretamente na caixa de porcentagem.
  • Altere o tamanho do gráfico secundário. Ele é controlado pelo número na caixa Segundo tamanho do gráfico, que representa o tamanho do gráfico secundário como uma porcentagem do tamanho do gráfico principal. Arraste o controle deslizante para aumentar ou diminuir o segundo gráfico ou digite o número desejado na caixa de porcentagem.




Gráficos de rosca

Se você tiver mais de uma série de dados relacionados ao todo, poderá usar um gráfico de rosca em vez de um gráfico de pizza. No entanto, em gráficos de rosca, é difícil estimar proporções entre elementos em diferentes séries, e é por isso que faz sentido usar outros tipos de gráficos, como um gráfico de barras ou de colunas.

Gráfico de rosca no Excel

Ao criar gráficos de rosca no Excel, a primeira coisa que você pode querer alterar é o tamanho do orifício. E você pode facilmente fazer isso da seguinte maneira:

  • Clique com o botão direito em qualquer série de dados em seu gráfico de rosca e selecione a opção Formatar Série de Dados.
  • No painel Formatar Série de Dados, acesse a guia Opção de Série e redimensione o orifício movendo o controle deslizante ou inserindo uma porcentagem apropriada diretamente na caixa.

Formatar Gráficos de rosca

Customizando gráficos de Pizza no Excel

Se você deseja criar um gráfico de pizza no Excel apenas para ter uma rápida análise em seus dados, o gráfico padrão poderá ser suficiente.  No entanto, se você precisar de um belo gráfico para apresentação ou propósitos semelhantes, você pode querer fazer algumas melhorias e adicionar alguns toques finais. Para isso, confira as dicas a seguir:

Como rotular um gráfico de pizza no Excel

Inserir rótulos de dados facilita a compreensão dos gráficos de pizza do Excel, afinal, sem rótulos seria difícil deduzir a porcentagem exata de cada fatia. Dependendo do que você deseja destacar em seu gráfico de pizza, você pode adicionar rótulos a toda a série de dados ou pontos de dados individuais.

Inserir rótulos de dados aos gráficos de pizza do Excel

Neste exemplo de gráfico de pizza, vamos adicionar rótulos a todos os pontos de dados. Para fazer isso, clique no botão (+) Elementos do gráfico no canto superior direito do seu gráfico de pizza e selecione a opção Rótulos de dados.

Além disso, convém alterar o local dos rótulos de gráfico de pizza do Excel clicando na seta ao lado de Rótulos de Dados. Em comparação com outros gráficos do Excel, os gráficos de pizza fornecem a maior escolha de localizações de rótulos:

Como rotular um gráfico de pizza no Excel

Exibindo categorias de dados em rótulos

Se o gráfico de torta do Excel tiver mais de três fatias, convém rotulá-las diretamente em vez de forçar os usuários a irem de um lado para o outro entre a legenda e a pizza para descobrir o que representa cada fatia.

A maneira mais rápida de fazer isso é escolher um dos layouts de gráfico predefinidos na guia Design > grupo Estilos de gráfico > Layout rápido. Os layouts 1 e 4 são aqueles com rótulos de categoria de dados:

Mostrar categorias de dados em rótulos


Como exibir porcentagens em um gráfico de pizza no Excel

Quando os dados de origem em seu gráfico de pizza forem porcentagens (%), aparecerá nos rótulos de dados automaticamente assim que você ativar a opção Rótulos de Dados em Elementos do Gráfico ou selecionar a opção Valor no painel Formatar Rótulos de Dados, conforme demonstrado no exemplo de gráfico de pizza acima.

Porém, se os dados de origem forem números, você poderá configurar os rótulos de dados para exibir valores originais ou porcentagens, ou ambos.

  • Clique com o botão direito em qualquer fatia do gráfico e selecione Formatar Rótulos de Dados…
  • No painel Formatar Rótulos de Dados, selecione a caixa Valor ou Percentagem ou ambos, como no exemplo a seguir. As porcentagens serão calculadas pelo Excel automaticamente com o bolo inteiro representando 100%.

Como exibir porcentagens em um gráfico de pizza no Excel

Exploda um gráfico de Pizza ou fatias individuais

Para destacar valores individuais em seu gráfico de pizza do Excel, você pode “explodi-lo”, ou seja, mover todas as fatias para longe do centro da pizza. Ou, você pode adicionar ênfase a fatias individuais puxando-as para fora do restante do gráfico de pizza.

Os gráficos de pizza explodidos no Excel podem ser exibidos em formatos 2D e 3D, e você também pode explodir gráficos de rosca:

explodir gráfico de pizza no Excel

O método mais rápido de explodir todo o gráfico de pizza no Excel é clicar nele para que todas as fatias sejam selecionadas e, em seguida, arrastá-las para fora do centro do gráfico usando o mouse.

Para um controle mais preciso da separação das fatias do gráfico de pizza, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer fatia do gráfico de pizza do Excel e selecione Formatar Série de Dados.
  • No painel Formatar Série de Dados, alterne para a guia Opções de Série e arraste o controle deslizante Explosão de Pizza para aumentar ou diminuir os intervalos entre as fatias. Ou digite o número desejado diretamente na caixa de porcentagem:

Explosão de pizza

Para chamar a atenção dos usuários para uma determinada fatia de um gráfico de pizza, você pode movê-la para fora do restante do gráfico.

E, novamente, a maneira mais rápida de extrair uma fatia individual é selecioná-la e arrastar para fora do centro usando o mouse. Para selecionar uma única fatia, clique nela e, em seguida, clique nela novamente para que apenas essa fatia seja selecionada.

Como alternativa, você pode selecionar a fatia que deseja mover, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Formatar série de dados no menu de contexto. Em seguida, vá para Opções de série no painel Formatar série de dados e defina a Explosão de ponto desejada :

Girar um gráfico de pizza para diferentes perspectivas

Quando se cria um gráfico de pizza no Excel, a ordem de plotagem das categorias de dados é determinada pela ordem de dados em sua planilha. No entanto, você pode girar seu gráfico de pizza dentro dos 360 graus do círculo para diferentes perspectivas. Geralmente, os gráficos de pizza do Excel ficam melhores com as fatias menores na frente.

Para girar um gráfico de pizza no Excel, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer fatia do seu gráfico de pizza e clique em Formatar série de dados.
  • No painel Formatar ponto de dados, em Opções de Série, arraste o controle deslizante Ângulo da primeira fatia para zero a fim de girar a torta no sentido horário. Ou digite o número desejado diretamente na caixa.

Opções de Rotação 3D

Para gráficos de pizza 3D, mais opções de rotação estão disponíveis. Para acessar os recursos de rotação 3D, clique com o botão direito do mouse em qualquer fatia e selecione Rotação em 3D.

No painel Formatar Área do Gráfico, você pode configurar as seguintes opções de Rotações 3D :

  • Rotação horizontal na rotação X
  • Rotação vertical na rotação Y
  • O grau de perspectiva (o campo de visão no gráfico) na  Perspectiva

Observação: Os gráficos de pizza do Excel podem ser girados em torno dos eixos horizontal e vertical, mas não em torno do eixo de profundidade (eixo Z). Portanto, você não pode especificar um grau de rotação na caixa Rotação Z.


Alterando as cores do gráfico de pizza

Caso não esteja satisfeito com as cores padrão do seu gráfico de pizza do Excel, poderá:

  • Alterar o tema da cor
  • Escolha cores para fatias individuais

Alterando as cores do gráfico de pizza no Excel

Para selecionar outro tema de cores para o gráfico de pizza do Excel, clique em qualquer lugar dentro de seu gráfico de pizza para ativar as guias Ferramentas de Gráfico na faixa de opções, vá para a guia Design > grupo Estilos de Gráfico e clique no botão Alterar Cores:

Escolhendo cores para cada fatia individualmente

No método apresentado acima, a escolha de temas de cores para gráficos do Excel é bastante limitada, e se você pretende fazer um gráfico de pizza estiloso e atraente, você pode querer escolher cada cor de fatia individualmente. Por exemplo, se você tiver escolhido colocar rótulos de dados nas fatias, talvez seja difícil ler o texto em preto em cores escuras.

Para alterar a cor de uma determinada fatia, clique nessa fatia e, em seguida, clique nela novamente para que apenas essa fatia seja selecionada. Acesse a guia Formatar, clique em Preenchimento da forma e escolha a cor desejada:

Dicas do gráfico de pizza do Excel

Agora que você sabe como criar um gráfico de pizza no Excel, listaremos algumas dicas importantes:

  • Organize as fatias por tamanho: Para tornar as porcentagens do gráfico de pizza mais fáceis de estimar, classifique as fatias do maior para o menor ou vice-versa.
  • Fatias de grupo: Se um gráfico de pizza tiver muitas fatias, agrupe-as em partes significativas e, em seguida, use uma cor específica para cada grupo e uma sombra para cada fatia.
  • Limpar pequenas fatias: Se o gráfico de pizza tiver muitas fatias pequenas (por exemplo, abaixo de 2%), apague-as ou crie a “Outra categoria”.
  • Gire o gráfico de pizza para trazer fatias menores na frente.
  • Evite incluir muitas categorias de dados: Muitas fatias podem confundir seu gráfico de pizza. Se você criar mais de 7 categorias de dados, considere o uso de uma pizza de pizza ou de um gráfico de pizza e mova pequenas categorias para o gráfico secundário.
  • Não use uma legenda: Considere rotular as fatias do gráfico de pizza diretamente, para que seus leitores não precisem ir e voltar entre a legenda e a pizza.
  • Evite muitos efeitos 3D: Evite usar muitos efeitos 3D em um único gráfico, pois eles podem distorcer significativamente a mensagem.

Leia também:

E então, o que achou do artigo gráfico de Pizza no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!