Formatação Condicional no Excel | Escalas de Cor

Quer aprender a trabalhar com Escalas de Cor no Excel? Então esse tutorial é para você!

Se você já usa o Microsoft Excel, é provável que use algum método para classificar seu dados. No Excel existem diferentes maneiras de se fazer isso, sendo as Escalas de Cor uma boa opção.

Por meio da Formatação Condicional, é possível formatar células com determinadas cores de acordo com os valores que elas possuem.

E então, pronto para conhecer o recurso de Escalas de Cores no Excel? Confira os detalhes a seguir:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar Escalas de Cor no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

O que são Escalas de Cor no Excel?

As Escalas de Cor é um recurso dentro da ferramenta de Formatação Condicional, que permite aplicar cores nas células conforme o valor que elas possuem. Basicamente a ideia é utilizar uma gradação de cores para diferenciar os valores mais altos e os valores mais baixos.

A imagem abaixo ilustra um exemplo de aplicação de Escalas de Cor. Observe que os valores mais baixos estão classificados como verde, já os mais altos são vermelhos, por outro lado, os valores intermediários seguem uma escala do verde para o vermelho.

Formatação condicional no Excel

Outro ótimo exemplo de uso de Escalas de Cor no Excel é a criação de Mapas de Calor. Neste artigo você pode conferir o passo a passo para criar um Mapa de Calor no Excel.

Como inserir Escalas de Cor?

Para ilustrar a aplicação de Escalas de Cor no Excel, iremos usar como exemplo uma tabela com um grupo de atletas que participaram de uma maratona e obtiveram os seguintes tempos de prova:

Como inserir Escalas de Cor

Neste caso, podemos utilizar uma Escala de Cor para identificar o tempo de chegada de cada atleta. Para isto, basta seguir os passos abaixo:


  • Selecione a coluna que contém os valores (neste caso, o tempo de chegada dos atletas);
  • Acesse guia Página Inicial > Formatação Condicional > Escalas de Cor.

Formatação Condicional - Escalas de Cor

  • Para este exemplo, vamos selecionar a segunda opção de Escala de Cor (Escala de Cores  Vermelha – Amarela – Verde). No entanto, você poderá selecionar o modelo que preferir.

Observe que as células são pintadas automaticamente para representar os valores contidos nelas. Neste caso, o maior valor foi pintado na cor vermelha, já o menor valor foi pintado na cor verde. Os valores intermediários seguem a escala do vermelho para o verde.

Tabela com cores no Excel

Como personalizar Escala de Cores

Conforme mencionado anteriormente, o Excel fornece alguns modelos prontos para Escalas de Cores. No entanto, se esses modelos não atenderem a sua necessidade, você poderá criar uma escala de cores personalizada. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Selecione a coluna que contém os valores (neste exemplo, o tempo de chegada dos atletas);
  • Acesse guia Página Inicial > Formatação Condicional > Escalas de Cor > Mais Regras

Como personalizar Escala de Cores

  • Na caixa de diálogo ‘Nova Regra de Formatação‘ selecione a opção ‘Formatar todas as células com base em seus respetivos valores

Personalizando Escalas de Cor no Excel

  • Na opção ‘Edite a Descrição da Regra‘, você poderá personalizar a sua escala de cores conforme desejar. Aqui você pode selecionar uma escala bicolor ou tricolor, inserir valores mínimo e máximo, além de selecionar cores personalizadas para cada regra.

Escala de cor personalizada

No exemplo acima aplicamos uma escala de cores bicolor com tonalidades de azul. Use a sua criatividade e explore a ferramenta.

Nota: Se você já tem uma escala de cores criada e deseja personalizá-la, então basta selecionar as células que contém a formatação e em seguida acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Gerenciar Regras… Escolha a regra que deseja e clique no botão Editar.


Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre Escalas de Cor no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!