Arquivo XLSM – O que é e como Abrir?

Quer saber o que é um arquivo XLSM? Então você está no lugar certo!

Se você recebeu por e-mail ou baixou da internet um arquivo com essa extensão, deve estar se perguntando: O que é esse arquivo? Como abri-lo? Será que é seguro?

Sabe-se que o Microsoft Excel conta com diferentes formatos de arquivos, sendo o XLSM um exemplo bastante comum. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem essa extensão. de arquivo e não sabem qual é a sua funcionalidade.

E pensando nisso, separamos as principais informações sobre arquivos XLSM. Afinal, o que é essa extensão? Como abrir esse tipo de arquivo? Quais cuidados devo ter? Confira os detalhes a seguir:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender mais sobre este assunto:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é um arquivo XLSM?

Um arquivo com a extensão .xlsm é um arquivo de Pasta de Trabalho Habilitado para Macros do Excel (se você ainda não sabe o que é uma macro, então confira este artigo). Esse tipo de arquivo pode ser criado no Excel 2007 ou em versões mais recentes.

Arquivos no formato XLSM são idênticos aos arquivos XLSX (Microsoft Excel Open XML Format Spreadsheet). A única diferença é que os arquivos XLSM executam macros incorporadas, que são programadas na linguagem VBA (Visual Basic for Applications).

Os arquivos XLSM utilizam arquitetura XML e compactação ZIP para armazenar dados como textos e fórmulas em células organizadas em linhas e colunas. Essas linhas e colunas podem ser organizadas em folhas separadas em uma única pasta de trabalho XLSM.


Como abrir arquivos XLSM?

O principal programa para abrir e editar arquivos no formato XLSM é o Excel (versão 2007 ou superior).
Se você possui uma versão do Excel mais antiga (inferior a 2007), também é possível abrir arquivos neste formato, desde que instale o Pacote de Compatibilidade do Office.

Além do  Excel, é possível abrir arquivos XLSM com outros aplicativos de planilha, como o Corel Quattro Pro e o MobiSystems OfficeSuite Pro.

O Google Planilhas (disponível no Google Drive) também suporta arquivos XLSM por meio do Modo de compatibilidade do Office.

Como converter arquivos XLSM?

Se você pretende converter arquivos XLSM, então a melhor maneira de fazer isso é usando um dos editores citados acima e salvar o arquivo no formato desejado. No Excel, por exemplo, é possível converter arquivos XLSM em outros formatos como XLS, PDF, HTM, CSV, entre outros.

Outra opção é utilizar conversores online gratuitos. Alguns exemplos são:



Como salvar um arquivo xlsm?

Por padrão, quando você cria uma planilha e a salva pela primeira vez usando a opção Aquivo > Salvar como, o Excel sempre irá escolher como o formato padrão a extensão xlsx.

Como salvar arquivo xlsm

No entanto, se você inserir algum código VBA em sua planilha e tentar salva-la clicando em Aquivo > Salvar como, o Excel exibirá automaticamente a seguinte mensagem.

Salvar arquivo como XLSM

Isso significa que para que as macros não sejam perdidas, você deverá salvar a sua planilha no formato XLSM. Para isso siga os passos abaixo:

  • Acesse a guia Arquivo > Salvar como.
  • Dê um nome para o seu arquivo
  • Em Tipo, escolha a opção Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel. Pronto! Agora sua planilha está no formato XLSM e você não perderá suas macros.

Salvar como Pasta de Trabalho Habilitada para Macro

Cuidados e Dicas Extras

  • Os arquivos no formato XLSM podem armazenar e executar códigos mal intencionados por meio de macros. Portanto, tome muito cuidado ao abrir formatos de arquivo executáveis, principalmente se você o recebeu por e-mail ou baixou de sites com os quais não está familiarizado.
  • Por motivos de segurança, o Excel não habilita macros por padrão. Além disso, o Excel não executará macros em arquivos XLSX, mesmo que contenham código de macro. Eles devem primeiro ser salvos como arquivos habilitados para macros conforme mostrado anteriormente. Caso deseje habilitar o recurso de macros no Excel, consulte este artigo.

Leitura recomendada: 

E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!