VBA no Excel para Iniciantes: Parte 1

Inicia-se hoje uma nova série de postagens no qual trará a você leitor o conhecimento a respeito de uma ferramenta no Excel conhecida por poucos – o VBA no Excel. Digo por poucos, pois no geral os conhecedores de VBA em sua maioria já possuem algum conhecimento com outras linguagens de programação e deste modo o VBA torna-se um adicional para estes.

A princípio não iremos definir a quantidade de postagens para esta série de artigos, porém de qualquer modo, passaremos etapa por etapa para que você que ainda não faz ideia do que é o VBA e de como ele pode ser aplicado no Excel, possa atingir um grau de conhecimento a ponto de auxiliá-lo em diversas tarefas do Excel em seu dia a dia. No mais, vamos ao que interessa!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender os principais conhecimentos sobre VBA no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é VBA no Excel?

O VBA é uma sigla que vem do Visual Basic for Applications que basicamente é uma linguagem de programação incorporada a todos os programas do Microsoft Office. Dentre suas diversas funções pode-se destacar a facilidade de automatizar trabalhos manuais via programação de modo a simplesmente não precisar estar na frente do computador para que determinada tarefa seja executada, por exemplo.

Outros pontos que podemos destacar com relação a função do VBA está em criar Menus, Funções, Caixas de Diálogo e automação de diversas tarefas que vão além dos limites que o MS Office nos oferece em modo gráfico.

Observação: Pode haver alguma confusão pela semelhança nos nomes pois o VBA é muito parecido com o Visual Basic, porém o VBA só pode rodar códigos de dentro da aplicação, em vez de executar como aplicação separada. Pode no entanto, ser usado para controlar uma aplicação a partir de outra (por exemplo, para criar um relatório no Microsoft Word a partir de dados no Excel) e assim por diante.

Primeiros Passos:

Agora que conhecemos o conceito de VBA, nada melhor do que começar aprendendo na prática esta linguagem. Para isto, vamos conhecer esta aplicação dentro do Excel.

1) Habilite a guia Desenvolvedor no Excel. Caso você não saiba como habilitar esta guia, veja os passos aqui.

2) Acesse a guia Desenvolvedor e clique em Visual Basic. Será exibida uma nova janela. Esta janela refere-se ao Editor de VBA onde criaremos nossos códigos.

VBA 02

Abaixo apresentaremos uma breve descrição das principais guias que devemos conhecer antes iniciar os comandos em VBA.

Guia Exibir:

VBA 03

CÓDIGO: Abre a janela de código de um objeto.
OBJETO: Retorna ao objeto:
PROJECT EXPLORER: Mostra a janela de projetos, que fica localizada no lado esquerdo do editor de visual basic.
JANELA DE PROPRIEDADES: Ativa a janela de propriedades de um objeto.
CAIXA DE FERRAMENTAS: Contém várias ferramentas para utilizar no desenvolvimento do sistema.

Guia Inserir:

VBA 04

INSERFORM: Inserir um formulário no projeto.
MÓDULO: Insere módulos no projeto.

Guia Executar:

VBA 05

EXECUTAR MACRO: Inicializa uma Macro
INTERROMPER: Pausa a execução
REDEFINIR: Para o sistema por completo

Guia Ferramentas:

VBA 06

REFERÊNCIAS: Utiliza-se para ativar determinadas bibliotecas quando necessário.


Criando Macros

Para você que chegou até aqui e está ansioso para conhecer e começar a programar em VBA no Excel, vamos dar um exemplo simples e prático criando uma Macro por meio de códigos. Se você ainda não sabe o que é uma Macro, leia este artigo que aborda o assunto.

Criaremos então uma Macro onde ao ser acionada por um botão irá exibir uma mensagem qualquer. Veja abaixo.

1) Acesse a guia Desenvolvedor e escolha a opção Inserir – Controles Active X

 

VBA 07

2) Arraste um botão de comando em sua planilha.

Para atribuir uma macro (uma ou mais linhas de código) para o botão de comando, execute os seguintes passos.

3) Clique com o botão direito sobre o botão criado (certifique-se do modo de estrutura é selecionado) e escolha a opção Exibir Código.

 

VBA 08

4) Na janela que irá se abrir, coloque o cursor entre Private Sub CommandButton1_Click () e End Sub. Adicione a linha de código mostrado abaixo.
VBA 09
Observem que estamos adotando uma funcionalidade para o botão criado. Deste modo a sua função ao ser clicado será de atribuir na célula A1 a descrição “Olá a todos”
5) Ao término do procedimento basta fechar a janela do VBA e conferir o resultado da Macro. (Não se esqueça de ativar o modo Design localizado na guia Desenvolvedor – Modo Design).
VBA 10
O que achou da dica de hoje? Fique ligado nos próximos artigos da série no qual daremos continuidade aos comanos de VBA e realizaremos alguns exemplos práticos para que você possa absorver melhor o conhecimento sobre este assunto.
Confira também: VBA no Excel para Iniciantes: Parte 2 
 
  • Gaberiel

    Impressionado com a qualidade de informações e conteúdo pratico.

  • Francisco

    Achei muito boa a dica e objetiva, vou continuar a acompanhar os artigos