14 Truques de Excel que você deveria saber

Você está sempre em busca em truques de Excel para otimizar o seu trabalho e ganhar mais produtividade em seu dia a dia? Então esse post é para você!

O Excel é visto por muita gente como um software difícil e complexo. No entanto, com simples truques é possível otimizar tarefas e tornar o seu dia a dia muito mais fácil.

E para te ajudar a trabalhar melhor com suas planilhas, separamos a seguir 14 truques de Excel que você deve aprender para ontem. Confira os detalhes a seguir e fique a vontade para sugerir mais dicas nos comentários!

Truques de Excel que você provavelmente não sabia

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender os melhores truques de Excel.

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1. Um clique para selecionar todas as células

Selecionar células no Excel pode parecer uma tarefa muito comum, mas você sabia que é possível selecionar uma planilha inteira com apenas um clique? Para executar esse truque no Excel, basta clicar no botão localizado no canto superior esquerdo da sua planilha conforme mostra a imagem abaixo:

2. Abra arquivos de Excel em massa

Você trabalha diversos arquivos de Excel diariamente? Que tal abri-lo com um único clique. Para isso basta selecioná-los e teclar Enter.

Truque 2 - Excel

3. Crie um novo menu de atalhos

Por padrão existem três atalhos no menu superior do Excel que são Salvar, Desfazer Digitação e Repetir Digitação. Mas se você quiser usar mais atalhos, como Copiar e Colar, você pode configurá-los da seguinte forma:

Arquivo-> Opções> Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, adicione os atalhos desejados a partir da coluna da esquerda para a direita e salve as alterações. Você verá mais os atalhos adicionados no menu superior.

Truque 3 Excel

4. Insira mais de uma nova linha ou coluna

Você pode saber a forma de adicionar uma nova linha ou coluna, mas é realmente um grande desperdício de tempo, se você precisar inserir mais de uma linha ou coluna.  Neste caso, outro grande truque de Excel é arrastar e selecionar X linhas ou colunas (X é duas ou mais) se você quiser adicionar linhas ou colunas X acima ou à esquerda. Clique com o botão direito as linhas ou colunas destacadas e escolha Inserir a partir do menu drop-down. Novas linhas serão inseridas acima da linha ou para a esquerda da coluna selecionada primeiro.

5.  Mova e copie dados em células rapidamente

Se você quer mover uma coluna de dados em uma planilha, a maneira mais rápida é seleciona-la e mover o ponteiro para a fronteira, depois que ele se transforma em um ícone de seta, arraste para mover a coluna livremente. E se você deseja copiar os dados? Você pode pressionar o botão Ctrl antes de arrastar para mover; a nova coluna irá copiar todos os dados selecionados.

Truque 5 - Excel

6. Transposição dados de uma linha para a Coluna

Outra dica que merece entrar na lista de truques de Excel é a transposição de dados. Use este truque no Excel se você deseja transpor os dados para obter uma melhor visualização. Neste caso, redigitar todos os dados seria a última coisa que você precisaria fazer se você sabe como usar o recurso de Transposição.

Veja como: Copie a área que você deseja transpor, mova o ponteiro para outro local em branco. Acesse Página Inicial > Colar > Transposição, por favor, note que esta função não será ativado até que você copie os dados primeiro.

Truque 6 - Excel

7. Una Textos com &

Una textos no Excel utilizando o símbolo &. Você pode compor qualquer texto livremente com este símbolo. Abaixo temos duas colunas com textos diferentes, mas e se quisermos uni-lo a um valor de uma célula? Primeiro, localize a célula que irá mostrar o resultado composto, use a formulação com & como mostrado na imagem abaixo. Clique em Enter e observe que todos os textos em A2, B2 serão unidos em conjunto.

Observação: Utilize aspas (” “) caso queira espaços entre as palavras unidas.

8. Valores de Entrada começando com zero

Quando um valor de entrada começa com zero, o Excel irá excluir o zero, por padrão. Ao invés de repor por meio Formatação das Células este problema pode ser facilmente resolvido através da adição de uma marca única citação (apóstrofe) à frente do primeiro zero, como mostrado abaixo:

Truque 8 - Excel

Observação: Não utilize este truque caso você pretenda realizar operações matemáticas.

9. Acesse a célula A1 facilmente

Você já trabalhou com longas planilhas e ficou rolando a barra do Excel o dia todo para acessar as primeiras células novamente? Que tal usar as telas de atalho CTRL + Home? Com esse comando o Excel seleciona automaticamente a célula A1 da sua planilha, independente de onde de qual célula está atualmente selecionada.

10. Obtenha somas rápidas

Se você trabalha com o Excel com frequência, já deve ter notado a quantidade de vezes que você precisa realizar somas. Neste caso, em vez de utilizar a função SOMA, que tal apenas selecionar as células a serem somadas e conferir a barra de status? Veja na imagem abaixo como é fácil. Além de obter a soma, também é possível conferir a média e a contagem dos valores.




11. Crie formatos para telefone com a função TEXTO

Já precisou inserir números de telefone em suas planilhas e sempre fez o processo de formatação manual? E se você recebesse uma lista com números de telefone sem formatação, (exemplo: 2222222222) e precisasse formatá-lo no seguinte formato (222) 2222-2222? Você provavelmente levaria o dia todo, dependendo do tamanho da planilha.

Mas com a função TEXTO, você pode automatizar esse trabalho. Confira a imagem abaixo:

12. Ajuste larguras de linhas e colunas facilmente

Todo mundo conhece a possibilidade de ajustar o tamanho de uma linha ou coluna no Excel arrastando suas extremidades. No entanto, o método tradicional, além de trabalhoso, também nem sempre permite que os tamanhos fiquem uniformes. E para mudar isso, basta selecionar as células a serem ajustadas e acessar:

  1. Página Inicial > Formatar > Altura da Linha (Largura da Coluna).
  2. Na janela que se abre, insira a largura desejada e clique em OK.

13. Simplifique tarefas com atalhos

Certas tarefas no Excel podem até ser fáceis, mas quando executadas diversas vezes ao dia, podem se tornar chatas e levar muito tempo. Mas simplificar isso, que tal fazer uso de alguns atalhos? Confira abaixo os mais comuns:

CTRL+O 

Cria nova pasta de trabalho

CTRL+T

Seleciona toda planilha atual

CTRL+W

Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada

CTRL+A

Mostra guia para abrir arquivo do Excel

CTRL + Page Down

Altera aba

CTRL + Page Up

Altera aba

CTRL + B

Salvar

CTRL + N

Aplica Negrito na fonte

CTRL + S

Aplica Sublinhado na fonte

CTRL + B

Aplica Itálico na fonte

Para conhecer mais atalhos no Excel, confira o nosso artigo sobre o assunto.

14. Imagem como plano de fundo no Excel

Suas planilhas estão simples e monótonas? Que tal usar a criatividade inserindo um plano de fundo nelas? Para aplicar este truque no Excel é muito simples. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a guia Layout da Páginas > Plano de Fundo.
  2. Uma nova janela irá se abrir. Escolha a opção “De um arquivo“.
  3. Selecione a imagem presente em seu computador e clique em Ok.

Confira o resultado no Excel abaixo.

 

E então, o que achou dos Truques de Excel? Para conferir mais dicas como esta, continue acompanhando o nosso site.