Como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel?

Quer aprender como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel? Então você está no lugar certo!

Às vezes estamos trabalhando com uma planilha repleta de guias no Excel e por algum motivo precisamos salvar cada guia separadamente. Por exemplo, você pode ter uma planilha com as guias, Janeiro, Fevereiro e Março e pretende salvar cada guia em um arquivo separado.

Contudo, poucas pessoas sabem como fazer isso de maneira prática, ou seja, sem ter que copiar o conteúdo da guia para um novo arquivo e salvá-lo posteriormente. E se você quer aprender a salvar suas planilhar em arquivos separados, então confira o tutorial que separamos para você!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Salvar planilha em arquivos diferentes no Excel: Como fazer?

Se você ainda não sabe como salvar uma planilha com várias guias em arquivos separados no Excel, então deve estar pensando que a única maneira de se fazer isso é simplesmente copiando o conteúdo da guia e colando em um novo arquivo para posteriormente salvá-lo.

De certa forma esse modo pode até funcionar, mas não é a maneira mais produtiva e eficiente de ser fazer isso, afinal, o Excel possui ferramentas e recursos para agilizar essa tarefa. Confira abaixo dois métodos:

Método 1: Salvar planilha em arquivos diferentes

Observe na imagem abaixo onde temos uma planilha com três guias (Janeiro, Fevereiro e Março) e queremos salvar cada guia em arquivos separados.

salvar planilha em arquivos diferentes no Excel

Neste caso, basta seguir os passos abaixo:

Como salvar planilha em arquivos separados

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a guia que você deseja salvar.

2. Selecione a opção Mover ou Copiar…

3. Uma nova janela será aberta. Escolha a opção Para Pasta: (nova pasta). Selecione a caixa onde diz: Criar uma cópia e clique em OK.

4. O Excel irá abrir um novo arquivo contendo uma cópia idêntica da guia que você selecionou. Agora basta salvar este novo arquivo gerado no local de sua preferência.

Para exportar salvar outras guias em arquivos separados, basta repetir os passos acima.


Método 2:  Salvar planilha em arquivos diferentes com o VBA

Outra maneira de salvar planilha em arquivos separados no Excel é simplesmente utilizando um código VBA. A única ressalva dessa opção é que você não poderá escolher qual guia pretende salvar, uma vez que o código salva todas as guias de uma única vez. No entanto, este método tem a vantagem de ser mais prático.

Basta seguir os seguintes passos:

1. Crie ou abra uma nova planilha na qual você deseja salvar as guias em arquivos separados.

2. Acesse a guia Desenvolvedor > Visual Basic, ou use as teclas de atalho ALT + F11 para abrir a guia do VBA.

3. Clique em Inserir > Módulo e cole o seguinte código na janela do Módulo.

Sub Separar_guias()
Dim xPath As String
xPath = Application.ActiveWorkbook.Path
Application.ScreenUpdating = False
Application.DisplayAlerts = False
For Each xWs In ThisWorkbook.Sheets
xWs.Copy
Application.ActiveWorkbook.SaveAs Filename:=xPath & “\” & xWs.Name & “.xlsx”
Application.ActiveWorkbook.Close False
Next
Application.DisplayAlerts = True
Application.ScreenUpdating = True
End Sub

‘créditos do código: extendoffice.com

5. Pressione F5 para executar o código ou crie um botão de comando para vincular à macro. (se tiver dúvidas, consulte este artigo).

Observe que a Pasta de Trabalho será dividida em arquivos diferentes que serão salvos no mesmo local onde está salva a planilha original. Ao término para operação, salve sua planilha no formato .XLSM para que o código VBA seja preservado.

Saiba Como salvar planilha separada no Excel

E então, o que achou da explicação a respeito de como salvar planilha em arquivos diferentes no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!