Crie respostas automáticas no Excel com a função SE

Você sabia que é possível criar respostas automáticas no Excel conforme o valor de uma célula? Na dica de hoje iremos te mostrar como é possível fazer isso utilizando a função SE.

Essa simples tarefa fará com que você consiga organizar melhor a sua planilha, facilitando a análise de dados conforme as informações inseridas.

Sem mais delongas, vamos ao exemplo prático para que você possa conhecer este recurso no Excel:

respostas automáticas no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar respostas automáticas no Excel usando a função SE.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Respostas automáticas no Excel: como criar?

Para mostrar como criar respostas automáticas no Excel, vamos usar o exemplo conforme a imagem abaixo onde temos uma tabela de Fluxo de Caixa do primeiro semestre de determinado ano. Note que temos uma lista suspensa onde ao ser selecionado o mês, é exibido na célula do Lucro/Prejuízo o valor referente ao mês escolhido.

Observação: se você ainda não sabe como criar este filtro onde é mostrado o Lucro/Prejuízo de cada mês, recomendamos a leitura do artigo: Função PROCH sem complicação.

 

Deste modo, queremos que no quadro cinza seja exibida uma resposta automática informando o valor faturado de acordo com o mês selecionado na lista suspensa.
Por exemplo, se selecionarmos o mês de Abril a lista suspensa, deverá aparecer a seguinte resposta: No mês de Abril faturamos R$800,00, e assim sucessivamente de acordo com a alteração dos meses na lista suspensa.
Para isto, vamos inserir a função SE conforme mostrado abaixo:

como fazer respostas automáticas no Excel

A função acima pode parecer complicada, mas estamos simplesmente dizendo ao Excel:

SE o valor contido na célula E9 (célula que contém o valor do lucro de cada mês) for igual a nada, então retornará nada. Se a afirmação for FALSO, então retornará a frase “No mês de (célula que contém os meses na lista suspensa) faturamos (célula que contém o lucro/prejuízo).

Deste modo, ao final da função temos:

Importante: Use o símbolo & para concatenar a frase com as células referenciadas.

função SE com resposta automática no Excel

Alterando o mês na lista suspensa temos:

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!