Resolvendo erros no Excel: Erro #NÚM!

Quer aprender a solucionar o famoso erro #NÚM! no Excel? Então confira os detalhes a seguir e veja como é fácil.

Dentre os principais erros em funções no Excel, o erro #NÚM! aparece entre os mais comuns. Mas qual será o seu significado e como corrigi-lo? Confira os detalhes a seguir

Lembrando que, se você ainda não conferiu as postagens referentes aos erros anteriormente abordados nessa série, vale a pena acessá-los pelos seus respectivos links conforme mostrado abaixo:

Erro #DIV/0!, Erro #REF!, Erro #VALOR!, Erro #N/D

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a solucionar o erro #NÚM! no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que significa o erro #NÚM!

O erro #NÚM! ocorre quando uma função ou fórmula contém valores que não são válidos, ou seja, quando os valores não são suportados pela função ou fórmula. Vejamos alguns exemplos:

Caso 1:

A primeira ocasião refere-se a quando são encontrados valores inválidos em uma fórmula.

Se utilizássemos a seguinte fórmula:
=DIA(-1) teríamos como resultado #NÚM!

Isto porque o uso correto da fórmula acima seria informar um valor número de data (Data Serial). Logo, como não existe um valor serial -1, gera-se o erro de número inválido.

Solução:

  • Insira apenas números válidos nos argumentos de funções. Veja na sintaxe da função quais valores a ela pode suportar.



Caso 2:

Em um segundo caso, o erro #NÚM! pode ocorrer quando um formato numérico não é suportado na seção de argumentos da fórmula.

Uma função que retorna um valor muito alto no qual o Excel não pode representar. Podemos representar este erro usando um exemplo de calculo de potenciação conforme mostrado abaixo:

=(567899^467989454356)

Solução:

  • Não utilize números muito grandes ou dividas suas fórmulas para que os números fiquem menores.

Dica Extra:

Uma dica extra para evitar o erro #NÚM! é não utilizar valores em formato de moeda dentro das fórmulas ou funções.

Se você estiver usando uma função com valores em moeda, evite usar valores expressos em moeda (exemplo: US$150,00 ou R$130,00). Os cifrões são usadas como indicadores de referência absoluta e as vígulas pode ser usadas como separadores de argumentos em fórmulas.

 

Com base nas informações aqui mencionadas, foi possível estar conhecendo as razões pela qual o erro #NÚM! é apresentado no Excel. Deste modo, torna-se possível evitá-lo ou até mesmo corrigi-lo quando necessário, fazendo com que as atividades no Excel sejam melhores realizadas.

Gostou da dica? Para conferir mais dicas, continue acompanhe o Excel Easy!