Resolvendo erros no Excel : Erro #VALOR!

Dando continuidade a serie de artigos referente aos erros no Excel bem como a maneira de corrigi-los, o artigo de hoje trará mais um erro comum #VALOR!

Deste modo, ao final deste artigo você estará apto a compreender e solucionar o erro #VALOR! quando este for apresentado em suas planilhas. Acompanhe os detalhes a seguir:

OBS: Se você ainda não viu o artigo sobre o erro #N/D, poderá acompanhar aqui

Erro #VALOR!

O que significa #VALOR!

O erro #VALOR! é apresentado quando existem tipos distintos de valores em uma fórmula, ou seja, uma mistura de dados numéricos e textos, por exemplo.

Para que possamos compreender a ocorrência do erro, veja o exemplo a seguir:

Valor

=A1 + B1 // Resultado: #VALOR!
Onde A1 = 20 e B1 = “laranjas”.

Note que pela lógica, torna-se impossível somar um valor numérico com um texto, logo temos o erro #VALOR! como resultado.

Erro Valor

Se fossemos por exemplo concatenar os valores, não haveriam problemas. Observe:

=CONCATENAR(A1, “ ”, B1) // Resultado: 20 laranjas

Solução:

  • Em vez de utilizar operadores aritméticos (+ – * /), utilize uma função, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE para executar uma operação aritmética nas células que podem conter texto e evite o uso de operadores aritméticos na função. Em vez disso, separe os argumentos utilizando (;) ponto-vírgula.Por exemplo:

É melhor utilizar a fórmula:

=SOMA(A1;B1;C1)

Em vez de:

=A1+B1+C1 ou =SOMA(A1+B1+C1)

  • Assegure-se de que nenhum dos argumentos de uma função matemática, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE, contenha texto como um argumento diretamente na função.Ex: =PRODUTO(A1;”laranjas”)
  • Se a fórmula utilizar uma função e essa função se referir a uma célula que contém texto, essa célula será ignorada e nenhum erro será exibido.

Utilizando as regras aqui citadas é possível corrigir o erro #VALOR! e até mesmo prevenir que este venha a ocorrer em suas funções no Excel.

 

Gostou da dica? Veja maiores informações sobre Excel em nosso site!

Fonte: exceldoseujeito.com.br