Erro #VALOR! no Excel: Como solucionar?

Quer aprender a solucionar o famoso Erro #VALOR! no Excel? Então esse post é para você!

Dentre os erros mais comuns presentes em fórmulas e funções no Excel, pode-se dizer que o erro #VALOR! é um dos mais comuns. Mas porque será que este erro aparece e como solucioná-lo?

A boa notícia é que este erro é muito fácil de ser solucionado. Acompanhe os detalhes a seguir e confira o passo a passo.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como solucionar o Erro #VALOR! no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que significa o erro #VALOR!

O erro #VALOR! é apresentado quando existem tipos distintos de valores em uma fórmula, ou seja, uma mistura de dados numéricos e textos, por exemplo.

Para que possamos compreender a ocorrência do erro, veja o exemplo a seguir:

Como corrigir o Erro #VALOR!

=A1 + B1 // Resultado: #VALOR!
Onde A1 = 20 e B1 = “Laranjas”.

Note que pela lógica, torna-se impossível somar um valor numérico com um texto, logo temos o erro #VALOR! como resultado.

Se fossemos, por exemplo, concatenar os valores, não haveria problemas. Observe:

Solucionar o Erro #VALOR!


Soluções para o erro #VALOR!

Existem algumas recomendações para o uso de fórmulas e funções no Excel que podem ajudá-lo a solucionar e até mesmo prevenir a ocorrência do erro #VALOR! no Excel. Vejamos quais são:

  • Em vez de utilizar operadores aritméticos (+ – * /), utilize uma função, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE para executar uma operação aritmética nas células que podem conter texto e evite o uso de operadores aritméticos na função. Em vez disso, separe os argumentos utilizando (;) ponto-vírgula. Por exemplo:

É melhor utilizar a fórmula: =SOMA(A1;B1;C1)

Em vez de: =A1+B1+C1 ou =SOMA(A1+B1+C1)

Solução para o Erro #VALOR!

  • Assegure-se de que nenhum dos argumentos de uma função matemática, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE, contenha texto como um argumento diretamente na função. Ex: =PRODUTO(A1;”laranjas”)
  • Se a fórmula utilizar uma função e essa função se referir a uma célula que contém texto, essa célula será ignorada e nenhum erro será exibido.
  • Caso o erro #VALOR! não tenha impacto nos dados da sua planilha, você poderá utilizar a função SEERRO para mascará-lo. No entanto, recomendamos sempre que você corrija a causa raiz do erro.

 

Viu só como é simples? Utilizando as regras aqui citadas é possível corrigir o erro #VALOR! e até mesmo prevenir que este venha a ocorrer em suas funções no Excel.

Dica de leitura: Confira também nossos outros artigos onde abordamos os erros: #DIV/0!, #NÚM!, #NOME?, #N/D, #REF!, #NULO.

E então, o que achou da explicação sobre como solucionar o Erro #VALOR! no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!