Erro #DIV/0! no Excel: Como solucioná-lo?

Quer saber como solucionar o erro #DIV/0! no Excel? Então este post é para você!

Dentre os erros do Excel, o erro #DIV/0! é provavelmente um dos mais simples de se resolver, pois a sua causa também é uma das mais simples.

Então hoje iremos mostrar as razões pelas quais este erro pode aparecer no Excel e como você pode solucioná-lo. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a solucionar o erro #DIV/0! no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que significa o erro #DIV/0! no Excel?

Dentre os erros existentes no Excel, pode-se dizer que o erro #DIV/0! é o mais simples. Isto porque este erro ocorre quando se tenta dividir um valor por zero (0) ou por um valor inexistente.

Como sabemos, na matemática não existe resultado para divisões por zero. Deste modo o erro é retornado quando se tenta realizar essa operação no Ms Excel.

Exemplo 1: 

No exemplo abaixo estamos realizando a divisão do número 10 por 0. O resultado será o erro #DIV/0!.

Corrigir o erro #DIV0! no Excel

Exemplo 2:

Em um segundo exemplo o erro #DIV/0! ocorre quando tentamos realizar a divisão por um valor inexistente.

Solução para erro #DIV0! no Excel

Soluções

Existem diversas soluções para se livrar do erro #DIV/0! no Excel. Abaixo explicamos três maneiras de se fazer isso:

Solução 1: Verifique se a fórmula está dividindo algum valor por zero ou se existe alguma referência de célula que contenha o valor zero. Ou ainda, se faz divisão por um resultado de outra fórmula que retorne 0.

Solução 2: Você também pode realizar uma condição para o cálculo, ou seja, realizar o cálculo somente se o divisor for diferente de zero. Utilizando o exemplo citado anteriormente, basta aplicarmos a função SE. Observe:

erro Excel

Na imagem acima estamos dizendo que se o valor de A2 for igual a zero, então retorne o resultado zero em vez do erro. Se A2 não for igual a zero, então que se faça a divisão normalmente de A1 por A2. Logo, em vez de ser apresentado o erro #DIV/0!, teremos simplesmente o valor 0 (zero).

Erro Excel 1

Solução 3: Outra solução é simplesmente utilizar a função SEERRO para “camuflar” o erro. Basicamente essa não é a melhor opção, mas se o erro #DIV/0! não tiver grande importância para a sua planilha, então o uso da função SEERRO pode ser interessante. Veja abaixo o exemplo:

Note que neste exemplo estamos dizendo para o Excel que se a fórmula retornar erro, então o resultado mostrado deverá ser igual a nada (“”).

Viu só como é fácil solucionar o erro #DIV/0!? Aproveite também para conferir a solução para os erros #VALOR!, #NUM!, #NOME?, #N/D, #REF!, #NULO!

 

E então, o que achou da explicação sobre como solucionar o erro #DIV/0!? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!