Planilha de Planejamento de Aposentadoria [GRÁTIS]

Está procurando uma Planilha de Planejamento de Aposentadoria? Então você está no lugar certo!

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, se aposentar não se resume apenas em trabalhar a vida toda e posteriormente receber uma renda do governo. De fato essa é a maneira mais tradicional quando se fala em aposentadoria, mas saiba que você também pode começar a poupar dinheiro hoje para viver da renda dos seus investimentos.

E para te auxiliar nessa jornada, criamos uma planilha onde você poderá planejar a sua aposentadoria. Quanto de dinheiro você precisa guardar? Por quanto tempo? Nessa planilha você poderá obter uma projeção e se organizar de maneira efetiva para a sua tão sonhada aposentadoria.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer e baixar a planilha de planejamento de aposentadoria:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como funciona a Planilha de Planejamento de Aposentadoria?

1º Passo

Ao fazer download da planilha (botão no final do artigo), o primeiro passo é inserir seus dados, e para isso basta clicar no botão “Inserir dados“:

planilha para planejamento de aposentadoria

Ao clicar no botão você irá para a aba de preenchimento de dados. Nela você irá inserir a sua idade atual e a idade que você gostaria de se aposentar:

Planilha meta de aposentadoria

2º Passo

O segundo passo é inserir o valor que você irá investir mensalmente. Para isso, basta clicar no botão “Inserir valor a ser investido ao mês” e ir preenchendo mês a mês o valor que a ser investido e também a taxa de juros anual do seu investimento. Veja o exemplo abaixo:

Planilha Plano de aposentadoria

 

Note que na linha 4, a planilha já calcula automaticamente o número de anos que falta para a aposentadoria. Esse cálculo é feito automaticamente quando você preenche a sua idade para se aposentar (Passo 1).

3º Passo

Feito isso, você poderá acompanhar os seus investimentos na guia “Visualizar Resultados“:

Planilha Planejamento de Aposentadoria

 

Essa guia é preenchida automaticamente de acordo com os dados inseridos nos passos anteriores. Nela você poderá ter uma visão dos seus investimento ano a ano.

Note que ela já preenche a quantidade de anos, a sua idade em cada ano, as taxas de juros, o valor investido ao ano o seu total acumulado ao ano, o juros ao ano, juros acumulados e saldo.

Para compreender melhor cada uma das colunas vamos explicar o cálculo feito em todas elas, confira:

  • Coluna B: Nessa coluna é calculada a quantidade de anos até a sua aposentadoria. O calculo é feito a partir dos dados que você preencheu no Passo 1 (Idade atual e Idade na aposentadoria)
  • Coluna C: Aqui é calculado a idade que você terá em cada ano, o cálculo também é baseado nos dados preenchidos no Passo 1.
  • Coluna D: A taxa de juros é preenchida a partir da aba “Investimento ao mês”. Quando você coloca a sua taxa de juros anual ela já aparece automaticamente na coluna. Se a taxa de juros estivar em branco nos anos posteriores, a planilha irá levar em consideração o juros inicial.
  • Coluna E: Nessa coluna, os valores são referentes a soma dos investimentos mensais (preenchidos na aba “Investimento ao mês”)
  • Coluna F: Representa a soma dos seus investimentos anuais.
  • Coluna G: Nesta coluna, você terá o valor do rendimento dos seus juros ao ano.
  • Coluna H: A coluna H calcula o valor acumulado dos juros.
  • Coluna I: Por último você terá o seu saldo, que é a soma do seu valor investido ao ano e o juros ao ano.

Dica de livro: Adeus, Aposentadoria de Gustavo Cerbasi. Como garantir o seu futuro e organizar a sua aposentadoria.

4º Passo

Por último você poderá acompanhar um resumo dos seus resultados. Na aba inicial, clique no botão correspondente e confira:

Planilha Planejamento de Aposentadoria

Gostou da dica? Baixe grátis a Planilha Planejamento de Aposentadoria no botão abaixo:

Para qualquer ajuste adicional na planilha, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@exceleasy.com.br e solicite um orçamento.

Lembre-se de que o planejamento da aposentadoria começa muito antes de você se aposentar, quanto mais cedo, melhor. Seu “número mágico”, ou seja, a quantia que você precisa para se aposentar confortavelmente, é altamente personalizada, mas existem várias regras que podem lhe dar uma ideia de quanto economizar.

O caminho para a aposentadoria começa com um plano sólido. Descubra onde você está atualmente, analise sua situação e identifique em quais etapas você precisa trabalhar. Abaixo você poderá acessar os links de outras planilhas que poderão te auxiliar nessa jornada:

E então, o que achou da Planilha de Planejamento de Aposentadoria? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!