Pincel de Formatação no Excel – Como usar?

Você acaba de fazer uma super tabela no Excel com as melhores formatações, mas de repente descobre que fez apenas metade do trabalho e que precisa formatar outra tabela com as mesmas formatações usadas anteriormente.

Naturalmente se você não conhece o Pincel de Formatação no Excel, terá todo o trabalho de formatar manualmente a sua planilha. Por outro lado, com essa super ferramenta é possível poupar muito tempo e ser mais produtivo no Excel.

Acompanhe os detalhes a seguir e veja como funciona o Pincel de Formatação no Excel:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar o Pincel de Formatação no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é o Pincel de Formatação no Excel?

O Pincel de Formatação é uma ferramenta usada para copiar rapidamente uma formatação em um documento. Em outras palavras, o Pincel de Formatação é a maneira mais fácil de se replicar uma formatação sem ter que refazê-la novamente.

Como usar o pincel de formatação

Ele está localizado na guia Página Inicial no grupo Área de Transferência, e com essa ferramenta é possível copiar a formatação de:

  • Células
  • Autoformas
  • Imagens

Sendo possível replicar a formatação:

  • Na mesma guia da planilha
  • Em guias diferentes
  • Em pastas de trabalho diferentes

Como usar o Pincel de Formatação?

O uso do Pincel de Formatação no Excel é muito simples, ou seja, basta selecionar a(s) célula(s) ou objeto(s) que você deseja copiar a formatação, em seguida basta clicar no ícone do pincel e clicar novamente no local que irá receber a formatação. De qualquer modo, mostraremos a seguir alguns exemplos de aplicações para que você possa compreender facilmente.

Exemplo 1: Copiando a formatação de uma célula

No exemplo abaixo estamos copiando a formatação de uma célula para outra usando o Pincel de Formatação. Observe que o texto da célula não é alterado, ou seja, apenas a formatação é copiada.

pincel de formatação no Excel

Exemplo 2: Copiando a formatação para várias células

No próximo exemplo estamos replicando uma formatação de uma célula para várias células. Neste caso, basta arrastar o Pincel de Formatação para as células que você pretende formatar.

usando o pincel de formatação no Excel

Para aplicar a formatação em objetos ou células separados de uma única vez, basta dar um duplo clique no pincel e aplicar onde você desejar. Para desfazer o pincel, tecle ESC.

Como usar o pincel de formatação


Exemplo 3: Removendo uma formatação

Você também pode remover a formatação usando o Pincel de Formatação. Para isso, basta selecionar uma célula ou objeto limpa(o) (sem formatações), escolher o pincel e aplicar no local desejado. Veja o exemplo:

formatar com o Pincel no Excel

Exemplo 4: Formatando Autoformas

Além das células, o Pincel de Formatação também pode ser usado para copiar a formatação de formas geométricas no Excel. No exemplo abaixo estamos copiando a formatação de um botão para ser usada em outro.

Copiar formatação no Excel

Exemplo 5: Formatando imagens

Outra possibilidade ao usar o Pincel de Formatação no Excel é a formatação de imagens. No exemplo abaixo criarmos uma simples formatação em uma imagem e observe que podemos replicar para outra imagem.

Ferramenta de Pincel no Excel

 

Importante: Além do Excel, o Pincel de Formatação também está disponível no Outlook, PowerPoint, Publisher e Word. Portanto, agora você também poderá utilizar essa ferramenta nos demais softwares.

E então, gostou da dica? Continue acompanhando o Excel Easy para conferir mais dicas de Excel, Planilhas, VBA e muito mais!