Pesquisa de imagens no Excel com lista suspensa – Como criar?

Quer aprender a criar uma pesquisa de imagens no Excel usando lista suspensa? Então você está no lugar certo!

No Excel existem diferentes funções (como, por exemplo, PROCV, ÍNDICE e DESLOC) que podem ser usadas para buscar um valor em uma lista. Mas você sabia que também é possível usar fórmulas para buscar imagens?

Se você tiver, por exemplo, uma lista com os nomes de alguns times de futebol e quiser pesquisar pelo escudo com base no nome do clube, saiba que isso é possível.

Ficou interessado? Então confira os detalhes a seguir e veja como é fácil criar pesquisas de imagens no Excel usando listas suspensas e algumas fórmulas.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar uma pesquisa de imagens no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Pesquisa de Imagens no Excel

No exemplo abaixo temos uma lista com alguns clubes de futebol do Brasil junto com seus respectivos logos

Criar Pesquisa de imagens no Excel

Agora, imagine que você precisa selecionar o nome de uma equipe na lista suspensa, e o logotipo da equipe selecionada deve aparecer. Algo como mostrado abaixo:

Como fazer Pesquisa de imagens com o Exce - Procv com imagens

Basicamente existem quatro etapas para criar esta pesquisa de imagens no Excel. São elas:

1. Organizar os dados

2. Criar uma lista suspensa para mostrar nomes de itens (nomes de clubes neste exemplo).

3. Criar um intervalo nomeado

4. Criar uma imagem vinculada.

Vamos agora aos detalhes de cada uma das etapas:

Preparando os dados

1. Tenha os nomes de todos os itens (neste exemplo nomes dos clubes) em uma coluna.

2. Na coluna ao lado, insira a imagem do respectivo clube. Para isso basta acessar a guia Inserir > Imagens e escolher a imagem em seu computador.

Certifique-se de que cada imagem se encaixa perfeitamente na célula. Você pode redimensionar as imagens para que elas fiquem dentro da célula ou simplesmente aumentar o tamanho das células.


Criando a lista suspensa

1. Selecione a célula na qual você deseja a lista suspensa ( Em nosso exemplo usaremos a célula E3).

2. Acesse a guia Dados > Validação de Dados 

3. Na caixa de diálogo Validação de dados, na guia Configurações, verifique se Lista está selecionada na lista suspensa Permitir (se ainda não estiver selecionada).

4. No campo Origem, selecione o intervalo que tem os nomes dos clubes (Em nosso exemplo será B3:B19). Clique OK para finalizar.

Os passos acima lhe dará uma lista suspensa conforme mostrado abaixo:

Busca por imagens no Excel

Criando uma imagem vinculada

Agora iremos criar uma imagem vinculada usando qualquer uma das imagens/logotipos existentes em nossa lista. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Selecione qualquer célula que tenha o logotipo. Certifique-se de ter selecionado a célula, não o logotipo / imagem.

2. Copie a célula (use Ctrl + C ou clique com o botão direito e selecione Copiar).

3. Clique com o botão direito do mouse na célula onde deseja colar a imagem vinculada (pode ser qualquer célula, pois você poderá alterar posteriormente).

4. Escolha a opção a opção Colar Especial e clique na pequena seta para a direita para obter mais opções. Clique no ícone Colar Imagem Vinculada.

Com as etapas acima, você terá uma imagem vinculada da célula que você copiou. Isso significa que, se alguma alteração ocorrer na célula que você copiou, ela também será refletida na imagem vinculada).

Lista suspensa com imagens no Excel

Observe na imagem acima que a nossa lista suspensa ainda não está conectada à imagem.  Essa conexão será criada na próxima etapa.


Criando um intervalo nomeado

Agora, o próximo passo é garantir que a imagem vinculada seja atualizada quando a lista for alterada. Neste caso, iremos conectar a imagem à seleção suspensa usando um intervalo nomeado .

Abaixo estão os passos para fazer isso:

1. Acesse a guia Fórmulas > Definir Nome. Isto irá abrir a caixa de diálogo ‘Novo Nome

2. Na caixa de diálogo ‘Novo Nome’, insira as seguintes entradas:

Nome: ProcurarLogo

Refere-se a: =ÍNDICE($C$3:$C$19;CORRESP($E$3;$B$3:$B$19;0))

3. Clique OK.

4. Selecione a imagem vinculada que criamos na etapa anterior. Você notará uma referência de célula na barra de fórmulas (por exemplo = $G$3). Exclua essa referência de célula e digite =ProcurarLogo.

Pronto! Altere o nome do clube na lista suspensa e ele mudará a imagem de acordo.

Como fazer Pesquisa de imagens com o Exce - Procv com imagens


Como funciona a Pesquisa de imagens no Excel?

Quando criamos uma imagem vinculada, ela estava se referindo à célula original da qual ela foi copiada. Alteramos essa referência com o intervalo nomeado.

Esse intervalo nomeado depende da lista suspensa e, quando alteramos a seleção na lista suspensa, ela retorna a referência da célula ao lado do nome da equipe selecionada. Por exemplo, se eu selecionar Palmeiras, ele retornará, C3 e quando eu selecionar Flamengo, ele retornará C7.

 

Como atribuímos o intervalo nomeado à imagem vinculada (alterando a referência para =ProcurarLogo), ele agora se refere às novas referências de células e, portanto, retorna uma imagem dessa célula.

Para este truque funcionar, o nome definido deve retornar uma referência de célula única . Isso é obtido usando a combinação das  funções ÍNDICE e CORRESP .

Aqui está a fórmula:

=ÍNDICE($C$3:$C$19;CORRESP($E$3;$B$3:$B$19;0))

A parte DESLOC na fórmula retorna a posição do nome do clube na lista suspensa. Por exemplo, se for Palmeiras, a fórmula DESLOC retornará 1, se for São Paulo, então 3. A função ÍNDICE localizará a referência de célula que possui o logotipo (com base na posição retornada por DESLOC).

Baixe aqui a planilha com o exemplo apresentado neste tutorial.

E então, o que achou do tutorial para criar Pesquisa de imagens no Excel com lista suspensa? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!