Minigráficos no Excel – O guia definitivo

Quer aprender a criar minigráficos no Excel? Então você está no lugar certo!

Você já sentiu dificuldades em visualizar os dados em tabelas no Excel? Dependendo da quantidade de informações contidas em uma planilha, pode ser um grande obstáculo tentar visualizar padrões.

Mas a boa notícia é que você pode inserir minigráficos de maneira simples e rápida para melhorar a análise dos dados na sua planilha.  Quer saber como? Então continue acompanhando este artigo para saber mais sobre este assunto.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar minigráficos no Excel facilmente:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que são Minigráficos?

Os minigráficos (também conhecidos como gráficos Sparkline) como o próprio nome diz, são pequenos gráficos localizados em células individuais. Este recurso está disponível no Excel a partir da versão 2010 e basicamente é usado para facilitar a visualização e análise de dados de uma planilha.

Atualmente existem três tipos de minigráficos no Excel: linhas, colunas e ganhos/perdas. Além disso, a grande diferença para os gráficos convencionais é que os minigráficos não são objetos e deste modo, podem atuar como plano de fundo para uma célula.

O que são minigráficos no Excel

Como criar Minigráficos no Excel?

A criação de minigráficos no Excel é muito fácil. Você deve apenas seguir os 3 passos abaixo para obtê-los rapidamente.

1. Selecione os dados a partir dos quais você deseja criar o minigráfico

2. Acesse a guia Inserir> Minigráficos e selecione o tipo de minigráfico (você tem 3 opções – Linha, Coluna e gráfico de Ganhos/Perda)

3. Especifique uma célula alvo onde você deseja que o minigráfico seja inserido

4. Opcional: Formate o minigráfico se desejar.

Abaixo é mostrado o exemplo com o passo a passo para a criação de um minigráfico no Excel:

criar minigráficos no Excel

Formatação para minigráficos no Excel

Formatar minigráficos no Excel é tão simples quanto criá-los. Para isso, basta selecionar o(s) minigráfico(s) que você deseja formatar e note que o Excel irá mostrar a guia Design conforme a imagem abaixo:

Ferramentas de Minigráficos

Essa guia contém todas as opções necessárias para você mudar o estilo do minigráfico, editar o intervalo de dados, alterar o tipo de minigráfico, cor, entre outras opções.

No exemplo abaixo estamos usando minigráficos com os seguintes estilos:

  • Tipo: Coluna
  • Mostrar: Ponto alto
  • Cor do minigráfico: Roxo
  • Cor do Marcador (Ponto Alto): Laranja

mudar estilo de minigráfico no Excel

A etapa de formatação não possui segredos. Ou seja, use a sua criatividade para criar estilos de minigráficos que atendam a sua necessidade.


Dicas e truques

Criar minigráficos no Excel realmente é um processo muito simples como se pode observar acima. No entanto, existem alguns truques e dicas que você pode usar quando estiver trabalhando com essa ferramenta. Confira abaixo algumas sacadas que podem te ajudar:

  • Quando você ajusta a altura da linha ou a largura da coluna da célula que contém um minigráfico, ele também se ajusta automaticamente.
  • Se você quiser copiar um minigráfico para um arquivo ppt ou doc, você pode usar a opção “Colar como imagem”.
  • O recurso minigráficos é desativado sempre que você abre uma pasta de trabalho em “modo de compatibilidade”.
  • Quando você abre um arquivo com minigráficos no Excel 2007 (ou versão inferior), os minigráficos não são exibidos.
  • Se você precisar criar diversos minigráficos em sua tabela, considere usar a alça de preenchimento. Isso poderá poupar o seu tempo de maneira significativa. Veja o exemplo abaixo:

Minigráfico no Excel

 

Confira também: Como criar um Fluxograma de Processo no Excel?

E então, o que achou da explicação a respeito de como criar e formatar minigráficos no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!