Como calcular a média ponderada no Excel

Certamente você já ouviu falar da média ponderada ou precisou dela para realizar algum cálculo específico. O seu uso é muito comum e saber realizar o seu cálculo no Excel poderá facilitar muito a sua vida.

E se você ainda não sabe o que é, nem como calcular a Média ponderada no Excel, então fique conosco nos próximos minutos.





Média Ponderada no Excel: Como calcular?

calcular média ponderada usando o Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a calcular a Média Ponderada no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é Média Ponderada?

A média ponderada é o cálculo que leva em consideração o peso atribuído a cada informação que será calculada. Na média simples, nós apenas somamos os valores e dividimos pela quantidade de termos.

Por outro lado, na média ponderada consideramos que cada termo possui importância diferente. Neste caso, para realizar o seu cálculo, é necessário multiplicar cada valor do conjunto por seu “peso”.

Exemplo prático

Para melhor entender como funciona a média ponderada, vamos supor que em um concurso público foram aplicadas provas para testar os conhecimentos dos candidatos em matemática, português e língua estrangeira. O cálculo da nota deste concurso considera pesos diferentes para cada matéria, neste caso, cada uma possui os seguintes pesos:

  • Matemática: 4
  • Português: 3
  • Língua estrangeira: 2

Se um candidato obteve as seguintes notas:

  • Matemática: 5
  • Português: 7
  • Língua estrangeira: 8

Então a sua média ponderada será:

Como fazer Média Ponderada no Excel

Média Ponderada no Excel

Agora que sabemos o que é a Média Ponderada, vamos aprender a calcula-la no Excel.

Para o exemplo vamos utilizar as mesmas informações do exemplo anterior, neste caso, colocaremos os dados em uma tabela do Excel, veja:

Como calcular média ponderada no Excel

 

O primeiro passo para calcular a média ponderada é utilizar a função SOMAPRODUTO, esta função faz a multiplicação de todos os dados inseridos na tabela, retornando a soma destes produtos.

No nosso exemplo, com a função SOMAPRODUTO, vamos ter a soma das notas do candidato multiplicado pelo seu peso, em seguida, basta dividir (/) pela SOMA dos pesos, como no exemplo abaixo:

cálculo de média ponderada o excel

 

Em seguida tecle Enter e confira o resultado:

Media Ponderada no Excel como calcular

 

Com a função SOMAPRODUTO é possível realizar o cálculo da média ponderada de maneira mais rápida e eficiente, sem necessidade de ficar multiplicando e somando item por item.

 

E então, gostou da dica? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam aprender mais sobre Excel!