Marcadores no Excel – 8 maneiras de adicioná-los

Quer aprender a inserir marcadores no Excel? Então você está no lugar certo!

Todo mundo sabe que o Excel é focado principalmente em cálculos e funções. No entanto, ele também é muito usado para se trabalhar com dados de texto, como listas de tarefas, quadros de avisos, fluxos de trabalho e afins. Nesse caso, apresentar informações de maneira correta e clara é fundamental. E uma ótima dica que você pode usar para tornar suas listas mais fáceis de ler é usar marcadores.

A má notícia é que o Excel não fornece uma ferramenta específica para inserir marcadores, como a maioria dos programas de edição de texto, incluindo o Microsoft Word. Mas isso não significa que não há uma maneira de inserir marcadores no Excel. Na verdade, existem pelo menos 8 maneiras diferentes, e este tutorial mostrará todas elas. Confira!

Como criar marcadores no Excel?

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1. Inserindo marcadores no Excel usando atalhos de teclado

A maneira mais rápida de colocar um símbolo de marcador em uma célula é selecionar a célula e pressione uma das seguintes combinações usando o teclado numérico do teclado (atalhos).

● Alt+7 ou Alt+0149 para inserir um marcador sólido.

○ Alt+9 para inserir um marcador vazio.

Depois que um símbolo de marcador é inserido em uma célula, você pode usar a alça de preenchimento para copiá-lo para as demais células:

Inserir marcadores no Excel com atalhos

Dicas importantes:

  • Caso esteja usando um notebook que não tenha um teclado numérico, você poderá ativar a tecla Num Lock para emular um teclado numérico. Na maioria dos notebooks, isso pode ser feito pressionando-se Shift+Num Lock ou Fn+Num Lock (consulte o modelo do seu notebook para verificar a disponibilidade).
  • Para adicionar um símbolo de marcador em uma célula que já contenha texto, clique duas vezes na célula para entrar no modo de edição, coloque o cursor onde deseja inserir o marcador e pressione Alt+7 ou Alt+9.
  • Caso você precise formatar condicionalmente sua lista com marcadores ou aplicar algumas fórmulas a ela, por exemplo, para contar itens de lista específicos, é mais fácil fazer isso se os itens forem entradas de texto normais. Nesse caso, você pode colocar marcadores em uma coluna separada, alinhá-los à direita e remover a borda entre as duas colunas.




2. Adicionar marcadores no Excel usando o menu Símbolo

Se você não tem um teclado numérico ou simplesmente se esquece das combinações de teclas de atalho, aqui está outra forma rápida e fácil de inserir marcadores no Excel:

  • Selecione uma célula onde você deseja adicionar um marcador.
  • Acesse a guia Inserir, no grupo Símbolos, clique em Símbolo.

Inserir marcadores no Excel com Símbolos

  • Opcionalmente, selecione a fonte de sua preferência na caixa Fonte. Ou se preferir, deixe com a opção padrão (texto normal) .
  • Selecione o símbolo que você gostaria de usar para sua lista com marcadores e clique em Inserir.
    Feche a caixa de diálogo Símbolo. Pronto!

Inserir símbolo no Excel - bullet point

Se você tiver dificuldades em encontrar um ícone de marcador entre os demais símbolos, digite um dos seguintes códigos na caixa Código do caractere:

código de símbolos



3. Copiar uma lista com marcadores do Word

Outra maneira de inserir marcadores no Excel é simplesmente copiando-os do Ms Word. Caso você já tenha criado uma lista com marcadores no Microsoft Word ou em outro programa de edição de texto, você pode facilmente transferi-lo para o Excel.

Para isso, basta selecionar a lista com marcadores no Word e pressione Ctrl+C para copiá-lo. Em seguida, siga um destes procedimentos:

  • Para inserir a lista inteira em uma célula, clique duas vezes na célula e pressione Ctrl+V.
  • Para colocar os itens da lista em células separadas, clique na célula onde deseja que o primeiro item a aparecer e pressione Ctrl+V.

Como faço para adicionar marcadores no Excel

4. Criando marcadores no Excel com fórmulas

Em situações em que você deseja inserir marcadores em várias células por vez, a função CARACT pode ser útil. Ela pode retornar um caractere específico baseado no conjunto de caracteres usado pelo seu computador: Windows-1252 no Windows e Mac OS Roman no Mac.

No Windows, o código de caractere para um marcador preenchido é 149, portanto, a fórmula é a seguinte:

=CARACT(149)

usado a função CARACT

Para adicionar marcadores a várias células de uma só vez, execute estas etapas:

  • Selecione todas as células onde você deseja colocar marcadores.
  • Digite esta fórmula na barra de fórmulas: =CARACT(149)
  • Pressione Ctrl + Enter para inserir a fórmula em todas as células selecionadas.

Função CARACT em várias células

Esse método é muito útil quando você já tem alguns itens em outra coluna e deseja criar rapidamente uma lista com marcadores com esses itens. Para isso, concatene um símbolo de marcador, um caractere de espaço e um valor de célula.

Veja o exemplo abaixo onde temos uma lista de itens na coluna A e concatenamos a mesma lista com marcadores na coluna B. Neste caso, basta usar a seguinte função em B2 e depois replicar para as demais células:

=CARACT(149)&” “&A2

Função caract concatenar marcadores

Dica: Se você preferir ter sua lista com marcadores como valores em vez de fórmulas, basta selecionar os itens com marcadores (células de fórmulas), pressione Ctrl+C para copiá-los, clique com o botão direito nas células selecionadas e clique em Colar especial > valores.



5. Inserir marcadores com fontes especiais

No Excel, existem algumas fontes com símbolos de marcadores, por exemplo, Wingdings e Webdings. Mas o mais interessante deste método é que ele permite que você digite um caractere de marcador diretamente em uma célula. Confira os passos abaixo:

  • Selecione a célula onde você deseja colocar um marcador.
  • Acesse a guia Página Inicial, no grupo Fonte, altere a fonte para Wingdings.
  • Digite a letra “l” minúscula para inserir um marcador de círculo preenchido (●) ou “n” para adicionar um ponto de marcador quadrado (■) ou alguma outra letra mostrada na imagem abaixo:

Inserir marcadores com fontes especiais

Você pode inserir ainda mais símbolos de marcadores usando a função CARACT. O ponto é que os teclados padrão têm apenas cerca de 100 teclas, enquanto que cada conjunto de fontes tem 256 caracteres, o que significa que mais da metade desses caracteres não podem ser inseridos diretamente de um teclado.

Lembre-se, para fazer os pontos mostrados na imagem abaixo, a fonte das células de fórmula deve ser definida como Wingdings:

Marcadores usando o Excel

6. Criando um formato personalizado

Se você pretende poupar tempo ao inserir símbolos de marcadores em cada célula repetidamente, basta criar um formato de número personalizado que insira marcadores automaticamente no Excel.

  • Selecione uma célula ou um intervalo de células em que você deseja adicionar marcadores.
  • Pressione Ctrl+1 ou clique com o botão direito nas células selecionadas e escolha Formatar células… no menu de contexto.
  • Na guia número, em categoria, selecione Personalizar.

Na caixa Tipo, insira um dos seguintes códigos sem aspas:”

“● @” (marcadores sólidos) – pressione Alt+7 no teclado numérico, digite um espaço e digite @ como marcador de posição de texto.
“○ @” (marcadores não preenchidos) – pressione Alt+9 no teclado numérico, insira um espaço e digite o caractere @.

  • Clique OK para finalizar.

Marcadores no Excel com formato personalizado

Agora, sempre que você quiser adicionar marcadores no Excel, selecione as células de destino, abra a caixa de diálogo Formatar Células, selecione o formato numérico personalizado que acabamos de criar e clique em OK para aplicá-lo às células selecionadas. Você também pode copiar este formato da maneira usual usando Pincel de Formatação do Excel.



7. Inserir marcadores em caixa de texto

Se você não se importar em usar caixas de texto em suas planilhas, terá uma maneira mais direta de inserir marcadores no Excel. Veja como:

  • Acesse a guia Inserir, Grupo de texto e clique no botão Caixa de texto

Inserir marcadores em caixa de texto no Excel

  • Na planilha, clique onde deseja colocar a caixa de texto e arraste-a para o tamanho desejado.
Dica: Para que a caixa de texto pareça mais organizada, mantenha pressionada a tecla Alt ao arrastar para alinhar as bordas da caixa de texto com as bordas da célula.
  • Digite os itens da lista na caixa de texto.
  • Selecione as linhas que você deseja transformar em marcadores, clique com o botão direito do mouse sobre elas e clique na pequena seta ao lado de marcadores :
Caixa de texto no Excel com marcadores
  • Agora, você pode escolher qualquer um dos marcadores da lista. À medida que você percorre diferentes tipos de marcadores, o Excel mostrará uma visualização na caixa de texto. Você também pode criar seu próprio tipo de marcador clicando em Marcadores e numeração … > Personalizar.

Para este exemplo, selecionamos Marcadores Quadrados Vazios.

Excel marcadores



8. Inserir marcadores no Excel com SmartArt

Se você está procurando algo mais criativo e elaborado, use o recurso SmartArt disponível a partir do Excel 2007.

Acesse a guia Inserir > grupo Ilustrações e clique em SmartArt.

Como inserir marcadores em planilhas

Na lista de categorias, selecione Lista, clique no gráfico que deseja adicionar e clique em OK. Para este exemplo, vamos usar a Lista de marcadores vertical.

Com o gráfico SmartArt selecionado, digite os itens da lista no painel de texto e o Excel adicionará marcadores automaticamente ao digitar:

Marcadores no Excel usando SmartArt

Esses são os métodos para se inserir marcadores no Excel. Se alguém conhece uma técnica melhor ou simplesmente diferente, compartilhe nos comentários.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do artigo sobre como inserir marcadores no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!