Como criar um mapa de calor no Excel – um guia passo a passo

Quer aprender a criar um mapa de calor no Excel? Então este guia é para você!

Existe um ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras. E de fato um simples gráfico é uma representação muito melhor do que apenas números aleatórios.

E quando se deseja demonstrar a intensidade dos dados em pontos geográficos, não há como negar que um Mapa de Calor é uma das melhores opções.

Mas afinal, você sabe como criar um mapa de calor usando o Excel? Acompanhe este guia e veja como é fácil!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um mapa de calor no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é um Mapa de calor?

Um mapa de calor no Excel é uma representação visual que fornece uma visão comparativa de um conjunto de dados. Por exemplo, no conjunto de dados abaixo, é possível identificar facilmente quais são os meses em que as vendas foram baixas (ou seja, destacadas em vermelho) em comparação com demais meses.

Como criar um mapa de calor no Excel

As cores são atribuídas com base no valor da célula. A escala de cores vai do Verde passando para Amarelo até chegar no Vermelho, onde os valores altos são da cor verde e o valores baixos são da cor vermelho.

Como criar um Mapa de Calor no Excel?

A maneira mais simples de se criar um mapa de calor no Excel, com certeza é pintando as células de acordo com os valores contidos nela. No entanto, este de longe não é o método mais adequado, afinal, além de ser trabalhoso, você também deverá refazer o processo quando os valores forem alterados.

Portanto, em vez do trabalho manual, você pode usar a formatação condicional para destacar as células de acordo com o valor. Dessa forma, caso você altere os valores nas células, a cor/formato da célula irá atualizar automaticamente o mapa de calor com base nas regras pré-especificadas na formatação condicional.

Neste tutorial, você irá aprender como:

  • Criar um mapa de calor no Excel usando a formatação condicional.
  • Criar um mapa de calor dinâmico no Excel.
  • Criar um mapa de calor em tabelas dinâmicas do Excel.

Vamos começar!

Mapa de calor usando a formatação condicional

Suponha que você tenha um conjunto de dados conforme mostrado abaixo:

Excel mapa de calor

Para criar o mapa de calor usando esse conjunto de dados, basta seguir as etapas abaixo:

1. Selecione o conjunto de dados. Neste exemplo, seria B2:D13.

heat map excel

2. Acesse a guia Página Inicial (Início) > Formatação Condicional -> Escalas de Cor. Note que o Excel irá mostrar várias combinações de cores que podem ser usadas para destacar os dados. A escala de cores mais comum é a primeira em que células com valores altos são destacadas em verde e baixas em vermelho. Observe que à medida que você passa o mouse sobre essas escalas de cores, é possível visualizar ao vivo no conjunto de dados.

formatação condicional - mapa de calor

Após escolher a primeira opção no grupo de Escalas de Cor, você terá o seguinte resultado:

Mapa de calor com formatação condicional

Por padrão, o Excel atribui a cor vermelha ao valor mais baixo e a cor verde ao valor mais alto, e todos os valores restantes obtêm uma cor com base no valor. Portanto, há um gradiente com diferentes tons das três cores com base no valor.

Mas e se você não quiser um gradiente e só quiser mostrar vermelho, amarelo e verde? Por exemplo, você deseja destacar todos os valores menores que 700 em vermelho, independentemente do valor. Então, 500 e 650 recebem a mesma cor vermelha, já que é menor que 700.

Para fazer isso:

Acesse a guia Página Inicial (Início) > Formatação Condicional > Escalas de Cor > Mais Opções.

Escalas de Cor - Mapa de calor

Na caixa de diálogo Nova Regra de Formatação, selecione ‘Escala tricolor‘ no menu suspenso ‘Estilo de Formatação’ conforme mostra a imagem abaixo:

Agora você pode especificar o valor mínimo, intermediário e máximo e atribuir a cor a eles. Como queremos destacar todas as células com um valor abaixo de 700 em vermelho, altere o tipo para Número e valor para 700.

Clique em OK.

Agora você obterá o resultado como mostrado abaixo. Observe que todos os valores abaixo de 700 obtêm o mesmo tom de cor vermelha.

Como fazer um mapa de calor no Excel

DICA EXTRA: Se você quiser mostrar apenas as cores e não os valores nas células, basta selecionar todas as células e pressionar CTRL + 1. O Excel abrirá a caixa de diálogo Formatar células. Na guia Número, selecione Personalizado e insira ;;;; no campo à direita.

Como criar uma Mapa de Calor dinâmico no Excel?

Como você já deve saber, a Formatação Condicional depende do valor em uma célula, deste modo, assim que você altera o valor, a formatação condicional é recalculada e alterada. Isso torna possível criar um mapa de calor dinâmico.

Vejamos dois exemplos de criação de mapas de calor usando controles interativos no Excel.

Exemplo 1: Mapa de calor com Barra de Rolagem

Aqui está um exemplo em que o mapa de calor muda assim que você usa a barra de rolagem para alterar o ano.

Mapa de calor com Barra de Rolagem no Excel

Esse tipo de mapa de calor dinâmico pode ser usado em painéis onde você tem restrições de espaço, mas ainda deseja que o usuário acesse todo o conjunto de dados.

Na imagem abaixo temos um conjunto de dados completo que será usado para criar o mapa de calor dinâmico.

Aqui estão os passos:

1. Em uma nova planilha (ou na mesma planilha), insira os nomes dos meses (basta copiar e colá-los dos dados originais).

2. Acesse a guia Desenvolvedor > Controles -> Inserir > Barra de Rolagem. Agora clique em qualquer lugar na planilha, e o Excel irá inserir uma barra de rolagem. (clique aqui se você não encontrar a guia do desenvolvedor).

3. Clique com o botão direito do mouse na barra de rolagem que você criou e clique em Formatar Controle.

4. Na caixa de diálogo ‘Formatar controle‘, faça as seguintes alterações:

  • Valor atual: 1
  • Valor mínimo: 1
  • Valor máximo 5
  • Vínculo da Célula: Plan1!$J$1 (Você pode clicar no ícone à direita e selecionar manualmente a célula que deseja vincular à barra de rolagem).

5. Clique em OK.

6. Na célula B1, insira a fórmula: =ÍNDICE(Plan1!$B$1:$H$13;LIN();Plan1!$J$1+COLS(Plan2!$B$1:B1)-1)

7. Redimensione e coloque a barra de rolagem na parte inferior do conjunto de dados.

8. Arraste a fórmula para as demais células

9. Insira a Formatação condicional nas células conforme mostrado anteriormente. Pronto! Seu mapa de calor com barra de rolagem está concluído.



Exemplo 2: Mapa de calor com Botão de Opção

Aqui está outro exemplo onde você pode alterar o mapa de calor, fazendo uma seleção de botão de opção:

Mapa de calor com Botão de Opção

Neste exemplo, você pode destacar os 10 valores superiores e inferiores com base na seleção do botão de opção.

Como criar um Mapa de Calor no Excel usando Tabela Dinâmica

O uso da Formatação condicional em Tabelas Dinâmicas funciona do mesmo modo que em um dado comum. No entanto, existe algo importante que você precisa saber.

Suponha-se que você tenha uma tabela dinâmica como mostrado abaixo:

Para criar um mapa de calor nesta tabela dinâmica, basta selecionar as células (B4:D13). Em seguida, acessar a guia Página InicialFormatação Condicional > Escalas de Cor e selecionar a escala de cores que você deseja aplicar.

Isso irá criar instantaneamente o mapa de calor na tabela dinâmica.

Como criar um Mapa de Calor no Excel usando Tabela Dinâmica

O problema com esse método é que, se você adicionar novos dados à sua base e atualizar a Tabela Dinâmica, a formatação condicional não será aplicada aos novos dados.

No exemplo abaixo adicionamos novos dados à nossa base e em seguida atualizamos a Tabela Dinâmica. Note que a formatação condicional não é aplicada a ela aos novos dados.

Isso ocorre, pois aplicamos a formatação condicional somente às células B4:D13.

Deste modo, se você deseja que esse mapa de calor seja dinâmico, de modo que seja atualizado quando novos dados forem adicionados, siga as etapas abaixo:

1. Selecione as células (B5:D14).

2. Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Escalas de Cor e selecione a escala de cores que você deseja aplicar.

  • Novamente, acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Gerenciar Regras…

  • No Gerenciador de regras de formatação condicional, clique no botão Editar.

  • Na caixa de diálogo Editar regra de formatação, selecione a terceira opção: Todas as células mostrando valores para ‘Data’ e ‘Loja’

Agora, a formatação condicional será atualizada quando você alterar os dados de back-end.

Importante: A formatação condicional desaparece se você alterar os campos de linha / coluna. Por exemplo, se você remover o campo Data e aplicá-lo novamente, a formatação condicional será perdida.

Baixe aqui a planilha com os exemplos criados neste guia

Leia também: Como escolher o melhor tipo de gráfico no Excel

E então, o que achou da explicação sobre como criar um mapa de calor no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!