Como localizar células com fórmulas no Excel

Muitas pessoas procuram localizar células com fórmulas no Excel e dependendo do tamanho da planilha, esta tarefa pode ser muito complexa e até mesmo inviável.

Mas a boa notícia é que você pode automatizar esse trabalho no Excel e encontrar células contendo fórmulas de maneira fácil.

Acompanhe os detalhes a seguir e confira três métodos para fazer o Excel mostrar quais células possuem fórmulas.

3 maneiras simples de localizar fórmulas no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como localizar células com fórmulas no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Método 1: Usando a opção “Ir para Especial”

A opção “Ir para Especial” é muito útil quando se trata de localizar células com fórmulas no Excel.

Abaixo estão as instruções:

1. Com a sua planilha  aberta, navegue até para “Página Inícial” > “Localizar e Selecionar” >  “Ir para o especial…”. Alternativamente, você também pode pressionar ‘F5’ e depois ‘Alt + S’ para abrir a caixa de diálogo ‘Ir para especial’.

Aprenda como localizar células com fórmulas no Excel

2. Na janela que se abrir, selecione a caixa “Fórmulas”. Note que as demais caixas de seleção (como: Números, Textos, Logicas e Erros) estarão habilitadas, essas caixas de seleção significam o tipo de retorno das fórmulas.

Saiba como localizar células com fórmulas no Excel

Importante: Se você selecionar o botão de opção “Fórmulas” e apenas marcar a caixa de seleção “Números”, ele apenas pesquisará as Fórmulas cujo tipo de retorno é um número. Aqui, no nosso exemplo, manteremos todos esses tipos de retorno marcados.

3. Depois disso, clique no botão ‘Ok’ e todas as células que contêm fórmulas são selecionadas.

4. Em seguida, sem clicar em qualquer lugar na planilha, altere a cor de fundo de todas as células selecionadas.

5. Agora suas células de fórmula podem ser facilmente identificadas.

Método 2: Usando uma fórmula incorporada do Excel

Outra maneira de localizar células com fórmulas no Excel é utilizando uma função que possa mostrar se uma célula/intervalo contém uma fórmula ou não. A fórmula na qual estamos falando é:

=ÉFÓRMULA(referência)

Neste caso, ‘referência’ significa a posição da célula/intervalo que você deseja verificar a existência de uma fórmula.

Exemplo: Se você deseja verificar a célula “A3” contém uma fórmula, então você pode usar esta função da seguinte maneira:

=ÉFÓRMULA(A3)

Esta função resulta em uma saída booleana, ou seja, VERDADEIRO ou FALSO. VERDADEIRO significa que a célula contém fórmulas enquanto FALSO quer dizer que célula não contém fórmulas.

Método 3: Usando uma macro para identificar as células que contêm fórmulas

A terceira maneira de localizar células com fórmulas no Excel é utilizando uma Macro para executar a tarefa. (Créditos da macro para o site Excel Trink).

Basicamente com essa macro você pode encontrar e colorir todas as células que contêm fórmulas no intervalo total usado da folha ativa. Para usar esta macro basta seguir o procedimento abaixo:

1. Na planilha onde você deseja localizar as células com fórmulas utilize os atalhos ” Alt + F11 para abrir o Editor VBA.

2. Em seguida, navegue até ‘ Inserir ‘ > ‘ Módulo ‘ e cole o macro abaixo no editor.

Sub Buscarformulas() 
For Each cl In ActiveSheet.UsedRange 
If cl.HasFormula() = True Then 
cl.Interior.ColorIndex = 24 
End If 
Next cl 
End Sub

3. Para executar este pressione a tecla F5

4. Esta Macro irá alterar a cor de fundo de todas as células contendo fórmula e, assim, torna mais fácil identificá-los facilmente.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso site para conferir mais dicas de Excel.