Lista Suspensa no Excel: 4 maneiras de criá-las facilmente

A lista suspensa no Excel, também conhecida como menu drop down é um recurso muito utilizando para facilitar a vida do usuário de Excel.

Basicamente ela serve para automatizar o preenchimento de dados em uma planilha a partir de informações pré-definidas, além de evitar o preenchimento errado de informações e limitar opções a serem preenchidas pelo usuário.

Mas e você, sabe como criar uma Lista Suspensa no Excel? O processo pode parecer simples, mas o que poucos sabem é que existem diversas maneiras de criá-las. Continue acompanhando os detalhes a seguir e confira 4 formas de criar Listas Suspensas no Excel facilmente.

4 Maneiras simples de criar uma Lista Suspensa no Excel

Continue lendo para saber mais sobre:

Como criar uma lista suspensa com valores separados por ponto e vírgula

Essa é a maneira mais simples de criar uma lista suspensa no Excel, ou seja, basta adicionar itens na lista separando-os por ponto e vírgula. Vejamos o passo a passo:

1. Selecione a célula ou o intervalo de células para onde você deseja adicionar a sua lista suspensa.

2. Acesse a guia Dados -> Validação de Dados.

Validação de Dados por lista suspensa no Excel

3. Será aberta a janela de Validação de Dados e na aba Configurações, escolha Permitir: Lista. No campo Fonte, insira os dados da sua lista separando-os por ponto e vírgula. Ao término, basta clicar em OK.

Criar lista suspensa com ponto e vírgula

Pronto! Sua lista suspensa com valores separados por ponto e vírgula já está criada no local onde você definiu na etapa 1.

Como criar uma lista suspensa usando referências de células

Se digitar os itens manualmente podem ser trabalhoso ou se você tem uma grande quantidade de itens para serem inseridos na sua lista suspensa, então você pode optar pelo segundo método, ou seja, criar uma lista suspensa no Excel usando referências de células.

Usando o mesmo exemplo de meses citado anteriormente, podemos cria-la da seguinte maneira:

1. Crie uma lista contendo as informações que serão inseridas na sua lista suspensa. Você pode usar outra guia para isso.

2. Acesse a guia Dados -> Validação de Dados

3. Será aberta a janela de Validação de Dados e na aba Configurações, escolha Permitir: Lista. No campo Fonte, basta inserir o intervalo das células que contém as informações da sua lista. Ao término, basta clicar em OK.

Criar lista suspensa com intervalo de células


Como criar uma lista suspensa usando intervalos nomeados

Outra opção para criar suas listas suspensas no Excel é usando intervalos nomeados. Esse exemplo é semelhante ao citado anteriormente, mas agora iremos nomear o intervalo da nossa fonte de dados para facilitar ainda mais. Veja:

1. Crie uma lista contendo as informações que serão inseridas na sua lista suspensa e use a Caixa de Nome para criar um intervalo nomeado. Confira o exemplo abaixo:

2. Agora defina o local onde será criada a sua lista suspensa e acesse a guia Dados -> Validação de Dados.

3. Será aberta a janela de Validação de Dados e na aba Configurações, escolha Permitir: Lista. No campo Fonte, basta inserir o sinal de igual (=) seguido do nome que você criou na etapa 1. Ao término, basta clicar em OK.

Criar lista suspensa com intervalo nomeado

Como criar uma lista suspensa dinâmica

Agora que você já aprendeu como criar uma lista suspensa no Excel, pode surgir a seguinte dúvida: Como faço para criar uma lista suspensa que se atualiza sozinha? Ou seja, se eu adicionar mais itens na minha fonte de dados, como faço para a lista suspensa ser atualizada automaticamente?

E é justamente para responder essa dúvida que criamos esse tópico! Portanto, siga com atenção os passos a seguir e com certeza você irá dominar tudo de Lista Suspensa no Excel! 🙂

Para isso, você irá precisar entender o conceito da função DESLOC. Não iremos entrar em detalhes sobre essa função mas você pode encontrar uma boa explicação aqui.

Função DESLOC

“Retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.”

Agora basta inserir uma lista suspensa conforme mostrado no exemplo anterior e na janela de Validação de Dados vamos inserir a seguinte função:

=DESLOC(A1;0;0;CONT.VALORES(A1:A100);1)

Observação: Altere os referências e os intervalos conforme a sua necessidade.

Criar lista suspensa automática

Explicação da fórmula: (fonte: www.tomasvasquez.com.br)

  • A função DESLOC foi aplicada a partir do primeiro item da coluna de Meses (A1).
  • Nos parâmetros de movimentação da função DESLOC, deixamos 0 (zero) para linha e coluna, pois não queremos mexer na referência, mantendo-a em A1
  • Usamos a função CONT.VALORES, pois essa função retorna a quantidade de células preenchidas em um intervalo.
  • Usamos o intervalo A1:A100 para cobrir uma lista que pode crescer até 99 nomes, mas você pode aumentar isso para o quanto desejar. A função CONT.VALORES irá retornar a quantidade de células preenchidas neste intervalo, o resultado será 4, já contando com o mês Abril.
  • O último parâmetro é mantido como 1, pois só queremos uma coluna.

Como resultado temos:

Lista suspensa no excel que atualiza sozinha

 

Baixe aqui os exemplos citados nesse artigo: Lista Suspensa no Excel – 4 Exemplos

 

Confira também:

Gostou da dica? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar abaixo. Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!