Hiperlink no Excel – Tudo o que você precisa saber

Quer aprender a trabalhar com Hiperlink no Excel? Então esse post é para você!

Todo mundo sabe que o Excel é repleto de recursos onde é possível criar as mais diversas soluções. Dentre esses recursos, com certeza os Hiperkinks merecem a nossa atenção, afinal, por meio dessa ferramenta é possível criar diversos tipos de links para facilitar a navegação em uma planilha.

Mas e você, sabe como inserir hiperlink no Excel? Acompanhe os detalhes a seguir e confira o guia completo para aprender a trabalhar com esse recurso.

O guia completo de hiperlink no Excel

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a trabalhar com hiperlink no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Afinal o que é Hiperlink?

Um hiperlink é basicamente um link que redireciona o usuário para outra página ou arquivo quando clicado nele.

No Excel, o uso de hiperlinks pode ser muito útil para a criação de menus, para abrir outros arquivos com um simples clique, para abrir sites da Internet, programas de e-mail padrão ou até mesmo para redirecionar o usuário para outra planilha na mesma pasta de trabalho.

Como criar Hiperlink no Excel?

No Excel as maneiras mais comuns de criar hiperlinks são:

  • Em células
  • Em Autoformas
  • Em imagens
  • Em gráficos

Para criar um hiperlink no Excel é muito simples. Basta selecionar uma célula, uma Autoforma ou imagem que você pretende criar o link e acessar a guia Inserir > Hiperlink. (Se preferir, use o atalho CTRL + K ou clique com o botão direito sobre o objeto e escolha a opção Hiperlink)

Como criar hiperlink no Excel

Uma nova janela será aberta. Aqui você terá a opção de criar um link para uma página da Internet, um link para a sua própria planilha, um link para criar um novo documento e um link com um endereço de e-mail que irá abrir o programa de e-mail padrão do seu computador. Vejamos a seguir cada um dos tipos de hiperlinks.

Como inserir um hiperlink no Excel

Inserir Hiperlink (Página da Web ou Arquivo)

Essa opção cria um hiperlink para qualquer arquivo que esteja em seu computador ou para uma página da Internet.

Exemplo 1:

No exemplo abaixo, estamos criando um hiperlink para uma imagem que está na unidade C: do nosso computador. Deste modo, quando clicarmos no link gerado, a imagem será aberta. O mesmo pode ser feito com um arquivo .doc, .pdf, .xlsx, entre outros.

Como colocar hiperlink no Excel

Exemplo 2:

Neste segundo exemplo estamos criando um hiperlink para uma página da web. Assim, quando clicarmos no link, o navegador será aberto o site que inserimos no campo Endereço.

Como inserir um hiperlink usando o Excel


Inserir Hiperlink (Colocar neste documento)

Outra possibilidade é a criação de hiperlinks para a mesma planilha que você está usando. Essa opção é muito útil para a criação de menus em planilhas muito grandes. Um bom exemplo de menus em hiperlinks é a nossa Planilha Controle de Estoque para Microempreendedores.

No exemplo abaixo temos uma planilha com 4 guias (Home, Janeiro, Fevereiro e Março). Nossa intensão é criar hiperlink para navegar entre as planilhas Janeiro, Fevereiro, Março e para isso usamos a opção “Colocar neste documento” e escolhemos a planilha desejada.

Como resultado final temos um menu para navegar entre as guias da planilha.

Criar menu de hiperlink no Excel

Inserir hiperlinks (Criar novo documento)

Uma outra possibilidade de criar hiperlink no Excel é pela opção “Criar novo documento“. Nessa opção como o próprio nome diz, serve para criar links para um novo arquivo (que pode ser de diversos formatos).

No exemplo acima estamos criando um arquivo Teste.htm. No entanto, podemos criar arquivos em outros formatos e ao mesmo tempo criar hiperlinks para eles. Veja abaixo as opções de formatos de arquivos que é possível criar no Excel 2013.

Inserir hiperlinks (Endereço de e-mail)

Por fim, você também pode criar hiperlink no Excel para endereços de e-mail. Nessa opção, quando você clica em um hiperlink para um endereço de e-mail, seu programa de e-mail padrão é iniciado automaticamente e cria um e-mail com o endereço correto na caixa Para:

Hiperlink e-mail no Excel

Observações:

  • Alguns navegadores da Web e programas de e-mail podem não reconhecer a linha de assunto.
  • Caso você não tenha um programa de e-mail instalado em seu computador, o MS Office poderá sugerir a instalação no Outlook em seu computador.
  • Também é possível criar um hiperlink para um endereço de e-mail apenas digitando o endereço diretamente na célula. Por exemplo, um hiperlink é criado automaticamente quando você digita um endereço de e-mail, como contato@exceleasy.com.br



Função Hiperlink no Excel

Outra maneira de criar hiperlinks no Excel é por meio da função HIPERLINK. Essa função basicamente faz tudo aquilo que você já aprendeu nos passos acima. Entretanto, caso prefira optar por esse modelo na hora de criar seus hiperlinks no Excel, então vale a pena conferir:

Sintaxe: HYPERLINK(local_vínculo,[nome_amigável])

Onde:

  • local_vínculo: é o endereço para onde o nosso link será redirecionado. Pode ser um site, um e-mail, uma planilha, um documento, etc.
  • nome_amigável: representa o formato do hiperlink, ou seja, o nome do nosso link.

Exemplo: 

=HIPERLINK("http://www.exceleasy.com.br";"Excel Easy")

Nesse exemplo o Excel mostrará apenas o nome “Excel Easy”, e já com o hiperlink para nosso site.

Outros exemplos:

=HIPERLINK(“C:\Users\Pedro\Desktop\Contas.xlsx”;”Arquivo”). Cria um hiperlink com o nome Aquivo linkando para a pasta de trabalho Contas.xlsx.

=HIPERLINK(“mailto:contato@exceleasy.com.br”;”Contato”). Cria um hiperlink com o nome Contato linkando para o programa de e-mail padrão onde será possível enviar e-mails para contato@exceleasy.com.br

=HIPERLINK(“[balanço.xlsx]Janeiro!A1″;”Jan”). Cria um hiperlink com o nome Jan para a guia Janeiro na mesma pasta de trabalho balanço.xlsx.

Para conferir mais exemplos de uso da função HIPERLINK, clique aqui.

E então, conseguiu aprender como funciona os hiperlinks no Excel? Continue acompanhando o Excel Easy e caso tenha ficado com dúvidas, deixe seu comentário abaixo: