Gráfico de Radar no Excel: Saiba como criar

Os gráficos são as melhores ferramentas para apresentação de dados. Eles tornam a interpretação e a visualização das informações mais simples e dinâmica.

Como sabemos, no Excel, existem diversas opções de gráficos e o gráfico de radar é um delas. Apesar de não ser o mais utilizado, como o de barras, este tipo de gráfio é muito comum e muito simples de fazer.

E se você ainda não sabe como é o gráfico de radar e quer saber como criá-lo, então confira o passo a passo a seguir!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar gráficos no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é o gráfico de radar

O gráfico de radar, como o próprio nome diz, tem o formato de um radar  bidimensional, podendo ser composto com três ou mais variáveis. O número de variáveis vai determinar a forma do gráfico, que poderá ser um triângulo, pentágono, hexágono, entre outros formatos.

Nesse tipo de gráfico, quanto mais próxima a série de dados estiver do vértice, maior é a sua “pontuação”. Sendo assim, os valores no centro do gráfico são menores e vão aumentando gradualmente.

O gráfico de radar pode ser usado para apresentar dados referentes, por exemplo, a competências de funcionários, pontos fortes e fracos de jogadores, número de vendas em determinado período, controle de estoque, entre outros.

Como criar o gráfico de radar

A criação do gráfico de radar é muito simples e para melhor entendimento vamos utilizar o exemplo onde determinada empresa, deseja analisar graficamente qual de seus funcionários tem maior qualificação de acordo com suas competências.

Para o exemplo vamos utilizar uma tabela onde inserimos as competências  de quatro colaboradores e suas determinadas notas. Veja a tabela abaixo:

gráfico de radar passo a passo

Com os dados tabelados, vamos inseri-los em um gráfico de radar, para isso basta selecionar a tabela, ir até a aba “Inserir” e em seguida escolher a opção que mostra o radar, como na imagem abaixo:

Ao selecionar a opção 2 da imagem acima, irão aparecer alguns tipos de gráficos, confira na imagem abaixo:

Para o exemplo, vamos escolher o primeiro modelo, então, bastar clicar na opção desejada que o gráfico estará pronto, veja abaixo:

O gráfico já está pronto e se desejar poderá formata-lo da maneira que preferir, veja:

como fazer gráfico de radar no Excel

Tipos de gráfico de radar

Como vimos anteriormente, existem também outros modelos de gráficos em forma de radar, Sendo assim, é possível escolher o que mais combina com as informações que serão apresentadas.

Veja a seguir alguns desses modelos de gráfico:

 

 

Viu como é fácil, agora suas apresentações gráficas ficarão muito mais claras e profissionais!

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para obter mais dicas de Excel!