Gráfico de Gantt no Excel – 2 maneiras de criá-lo facilmente

Quer aprender a criar o Gráfico de Gantt no Excel? Então você está no lugar certo!

Este modelo de gráfico se tornou muito utilizado na área de gestão de projeto, pois sua principal funcionalidade é basicamente fornecer uma descrição gráfica das etapas de um projeto, servindo também como guia e calendário de acompanhamento das atividades.

Mas e você, sabe como criar um gráfico de Gantt usando o Excel? Para te ajudar nessa tarefa, separamos a seguir dois métodos fáceis de serem seguidos. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar o Gráfico de Gantt no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é o Gráfico de Gantt?

O que é o Gráfico de Gantt

Um gráfico de Gantt (também conhecido como Diagrama de Gantt) é comumente utilizado em gerenciamento de projetos, sendo uma das ferramentas mais populares e úteis para mostrar atividades (tarefas ou eventos) ao longo de uma linha de tempo.

À esquerda do gráfico costuma-se fixar uma lista das atividades e ao topo insere-se uma escala de tempo. Cada atividade é representada por uma barra e a posição e o comprimento da barra refletem a data de início, a duração e a data de término da atividade. Isso possibilita que qualquer pessoa consiga identificar:

  • O que são as várias atividades
  • Quando cada atividade começa e termina
  • Quanto tempo dura cada atividade
  • Onde as atividades se sobrepõem com outras atividades e por quanto tempo isso ocorre
  • A data de início e término de todo o projeto

O primeiro gráfico de Gantt foi criado em meados da década de 1890 pelo engenheiro polonês Karol Adamiecki, no qual se interessava por idéias e técnicas de gerenciamento.

No entanto, 15 anos depois de Adamiecki, o engenheiro americano e consultor de gerenciamento de projetos, Henry Gantt, elaborou sua própria versão do gráfico, tornando-o conhecido e popular nos países ocidentais e também dando nome a este modelo de gráfico.

Como criar um gráfico de Gantt no Excel?

Se você está querendo criar um gráfico de Gantt no Excel, saiba que existem diferentes maneiras de se conseguir isso. De qualquer modo, iremos apresentar a seguir dois métodos comuns para conseguir realizar essa tarefa. Confira os detalhes a seguir e escolha a melhor opção para a sua necessidade.


Método 1: Utilizando gráfico de Barras Empilhadas

Para criar um gráfico de Gantt no Excel utilizando o modelo de gráfico de Barras Empilhadas, siga os passos a seguir:

Passo 1: Crie uma lista de tarefas com as respectivas datas de início e o tempo de duração conforme mostra a imagem abaixo:

como fazer um Gráfico de Gantt

Passo 2: Selecione sua lista (neste exemplo selecionaremos o intervalo A3:C11). Acesse a guia Inserir > Gráfico de Barras > Gráfico de Barras Empilhadas. 

Gráfico de Gantt no Excel com gráfico de barras

Passo 3: Clique na legenda na parte inferior e pressione Excluir.

Passo 4: Observe que as tarefas (Fundação, Paredes, etc.) estão em ordem inversa. Clique com o botão direito do mouse nas tarefas no gráfico, clique em Formatar eixo e marque ‘Categorias em ordem inversa‘.

gráfico de gantt no Excel

Resultado:

diagrama de gantt no Excel

Passo 5: Agora clique com o botão direito nas barras de cor azul, clique em Formatar Série de dados, ícone de preenchimento e linha, preenchimento, sem preenchimento.

Criar um diagrama de gantt no Excel

Passo 6: As datas e horários são armazenados como números no Excel e contam o número de dias desde 01 de janeiro de 1900. Deste modo no nosso exemplo, 1-jan-2018 (início) é o mesmo que 43146 e 15-fev-2018 (fim) é o mesmo que 42931.

Clique com o botão direito do mouse nas datas no gráfico, clique em Formatar eixo e corrija o limite mínimo para 43101, limite máximo para 43146 e unidade principal para 7.

Adicione um título e pronto! Seu Gráfico de Gantt no Excel está finalizado.

diagrama de gantt no Excel


Método 2: Utilizando a Formatação Condicional

Outra possibilidade de criação do gráfico de Gantt no Excel é utilizando a ferramenta de Formatação Condicional. Se você optar por este método, siga os passos a seguir.

Passo 1: Crie uma lista de tarefas com as respectivas datas de início e fim conforme mostra a imagem abaixo. Crie uma escala de tempo contendo com o intervalo de datas do projeto.

diagrama de gantt no Excel com formatação condicional

Obs: Para automatizar a criação da linha temporal, basta referenciar na célula D2 o valor da célula B3. Na célula E3 insira =D2+1 e replique para as demais colunas. Esse processo será importante, pois caso você altere datas em seu projeto, a linha temporal será ajustada automaticamente.

Como criar um Gráfico de Gantt no Excel com Formatação Condicional

Passo 2: Selecione a primeira célula que representa a primeira data do projeto (neste exemplo será a célula D3). Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Nova Regra. Na janela que se abrir, escolha a opção “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas“.

Gráfico de Gantt no Excel usando a Formatação Condicional

Passo 3: No campo “Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira:” insira a seguinte fórmula. =E(D$2>=$B3;D$2<=$C3) e clique em OK.  Altere os intervalos da fórmula de acordo com a sua necessidade.

Basicamente estamos dizendo para o Excel formatar a célula caso o valor contido em D2 seja maior ou igual ao valor contido em B3 (data inicial) e menor ou igual ao valor contido em C3 (data final). A fórmula será verdadeira apenas se as duas condições estiverem corretas.

Formatação Condicional para gráfico de gantt

Passo 4: Agora iremos replicar a formatação condicional para as demais células do gráfico. Para isso, selecione a célula D3 e tecle CTRL + C. Agora selecione todas as demais células do gráfico e com o botão direito do mouse sobre elas, escolha a opção Colar Especial e Clique em OK.

Gantt no Excel

Observe que todas as demais células de se adequam à condição foram formatadas. Para finalizar, formate o gráfico conforme desejar e pronto! Seu gráfico de Gantt criado com formatação condicional está finalizado.

Gráfico de Gantt no Excel com Formatação Condicional

Baixe aqui os modelos criados neste tutorial

Leitura recomendada: Como escolher o melhor tipo de gráfico no Excel

E então, o que achou da explicação sobre como criar o Gráfico de Gantt no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!