Gráfico com mudança de cor: Como criar?

Quer aprender a criar um gráfico com mudança de cor no Excel? Então esse tutorial é para você!

De fato os gráficos no Excel são um dos melhores recursos para representar dados de maneira interativa. Mas você já precisou criar um gráfico que muda de cor conforme o valor? Por exemplo, na faixa de valores 10 a 30, mostre a cor da série como vermelha; Quando na faixa de valores for de 31-50, o gráfico deve mostrar a cor verde; e quando estiver no intervalo de valores 51-70, o gráfico deve ficar na cor como azul.

Esse tutorial irá te ajudar a criar gráficos que mudam de cor automaticamente conforme o valor for abaixo ou acima de uma meta. Quer saber mais? Então confira o passo a passo a seguir.

Passo a passo para criar um Gráfico com mudança de cor conforme uma meta

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico com mudança de cor no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Criando a tabela

O primeiro passo para se criar um gráfico com mudança de cor em relação a meta é simplesmente criar a tabela com os dados. Neste caso, iremos criar uma tabela com valores de faturamento mensal de uma empresa, cuja meta é de R$15.000,00.

Observe na imagem abaixo que serão utilizadas cinco colunas, onde a primeira é destinada aos meses, a segunda é destinada à meta mensal, a terceira representa o valor que de fato foi faturado no respectivo mês. A quarta e a quinta coluna denominadas “Acima” e “Abaixo” servirão para organizar as informações para que possamos criar o gráfico com as características desejadas.

gráfico com mudança de cor

Observando os dados da tabela, podemos simplesmente dizer quais são os meses em que as metas foram batidas e quais meses ficaram abaixo das metas. No entanto, para automatizar esse processo, iremos utilizar a função SE para que não seja necessário efetuar manualmente a organização dos valores que estão acima ou abaixo da meta.

Então na coluna D usaremos a seguinte função:

gráfico que muda de cor automaticamente

Neste caso, estamos dizendo para o Excel que se o resultado do mês de Janeiro for maior ou igual à meta, então a função deverá mostrar o valor do resultado. Caso contrário, a função não deverá mostrar nada. Ao término da função, basta usar a alça de preenchimento automático para replicar a função para os demais meses. Observe que será mostrado valores apenas nos meses cujo resultado foi maior ou igual a meta.

Na coluna E iremos aplicar a função SE para mostrar apenas os meses cujo resultados estão abaixo da Meta.

Observe que estamos dizendo para o Excel que se que se o resultado do mês de Janeiro for menor do que meta, então a função deverá mostrar o valor do resultado. Caso contrário, a função não deverá mostrar nada.

gráfico automático no Excel

Pronto! Agora sabemos quais meses as metas foram atingidas e quais meses estão abaixo da meta. Assim, se precisarmos ajustar os valores, as colunas Acima e Abaixo também serão ajustadas automaticamente.


Criando o gráfico

Após criarmos a tabela, iremos confeccionar o gráfico com mudança de cores. Para isso, basta seguir os passo conforme mostrado abaixo:

1. Acesse a guia Inserir > Gráficos e escolha um modelo desejado. Para este exemplo, escolhemos o modelo gráfico de colunas 2D.

gráfico com mudança de cor no Excel

2. Clique com o botão direito do mouse na área do gráfico que foi criada e escolha a opção Selecionar Dados.

gráfico que muda de cor no Excel

3. Na janela que se abrir, clique em Adicionar.

Note: Caso a tabela que criamos inicialmente seja selecionada automaticamente, será necessário deletar a entrada de série existente e depois clicar em Adicionar.

gráfico automático

4. Na janela seguinte, o Nome da Série será o campo “D1”, relacionado aos valores acima da meta, e para os Valores da Série vamos selecionar os demais campos desta coluna. Clique em OK para concluir a entrada.

5. Em seguida vamos clicar novamente em Adicionar e repetir os passos, desta vez utilizando os dados da coluna “E” e depois clicando em “OK

Pronto! Já temos o gráfico criado e o próximo passo será formatá-lo com alguns ajustes adicionais.




Formatando o gráfico

Para que o gráfico possa ser melhor visualizado, será necessário alguns ajustes. Para isso, siga os passos a seguir:

1. Selecione uma das colunas do gráfico e com o botão direito do mouse acesse a opção Formatar os dados da série.

2. Defina os parâmetros a seguir: Sobreposição de séries: 100% e Largura do espaçamento: 30%. Isso irá ajustar a largura das colunas de modo a serem melhor visualizadas.

3. Clique novamente com o botão direito sobre a área do gráfico e escolha e opção Selecionar Dados. Clique em Adicionar e defina o Nome da série como o campo B1 e os Valores da série os demais dados da coluna B, que se referem à meta.

Com essas alterações, o gráfico ficará da seguinte maneira:

gráfico no Excel com meta e mudança de cor

4. Agora clique com o botão direito novamente sobre uma das colunas e escolha a opção Alterar Tipo de Gráfico da Série. As três séries existentes estarão como “Colunas agrupadas”. Iremos então alterar a série B1 para Linhas, e clicar em OK.

gráfico automático com meta

Note que o gráfico passou a ter uma linha guia mostrando o valor da nossa meta.

5. Para finalizar, vamos apenas alterar as categorias. Para isso, acesse novamente a opção Selecionar Dados. Nos Rótulos do Eixo Horizontal, clique em Editar e selecionar os meses (coluna A).

gráfico que muda de cor conforme a meta

Pronto! Seu gráfico com mudança de cor em relação a meta está criado. Se preferir, você pode alterar as cores de preenchimento conforme desejar.

gráfico que muda de cor conforme a meta

Baixe aqui a planilha com o gráfico criado no tutorial acima e bons estudos!

E então, o que achou da explicação sobre a criação do gráfico com mudança de cor? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!