Função SOMASE no Excel sem mistérios

A função SOMASE, como o próprio nome sugere, realiza uma soma com base em um critério pré-determinado. Ficou confuso?

Imagine que você tem, por exemplo, uma lista de carros de diversas cores. Nesta lista, você deseja saber somente a quantidade de carros vermelhos. Note que neste caso, você deseja fazer uma soma e tem como critério, somente os carros vermelhos.

Mas como fazer isso no Excel usando a função SOMASE? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a função SOMASE no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como funciona a função SOMASE?

A função SOMASE realiza somas no Excel de acordo com um critério pré-definido pelo usuário.

Exemplos:

  • Somar somente as vendas realizadas pelo vendedor João;
  • Somar somente os carros na cor azul de uma lista;
  • Somar somente os produtos abaixo ou acima de um determinado valor.

Sintaxe: SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])

Onde:

Intervalo: Campo obrigatório. Representa o intervalo de células que se deseja calcular por critérios.

Critérios: Campo obrigatório. Podem ser representados por número, expressão, referência de célula, texto ou função. São basicamente o critério escolhido para a soma.

Note: Critérios em formato de texto ou que incluam símbolos lógicos ou matemáticos devem estar entre aspas duplas (“). Caso os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.

Intervalo_soma: Campo opcional. Representa o intervalo de células que contém os valores a serem somados.

Exemplos Práticos da função SOMASE

Como todo aprendizado no Excel, para que você possa realmente aprender a função SOMASE, é necessário praticar. Para isso, separamos alguns exemplos práticos para você entender melhor esta função e passar a utilizá-la. Veja:

Exemplo 1: Somar vendas de um determinado vendedor

No exemplo abaixo temos uma tabela com as vendas de três vendedores (Pedro, Paulo e João) e suas respectivas vendas.

Note que cada vendedor realizou mais de uma venda. Mas por alguma necessidade, precisamos saber o total de vendas somente do vendedor João. Portanto, este é o nosso critério para a soma.

Função somase

Para isso, utilizaremos a função SOMASE conforme mostrado abaixo:

Função somase no Excel

Note que estamos instruindo o Excel para somar todos os valores de B2:B8 que corresponda ao vendedor João conforme especificado em A2:A8.

Aprenda a função somase

Ao término da função, basta teclar Enter e conferir o resultado.

Conheça a função somase

Exemplo 2: Somar vendas maiores do que…

Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente, agora suponha-se que desejamos somar somente as vendas que foram maiores do que R$400,00. Ou seja, desejamos identificar todas as vendas acima de R$400,00 e soma-las.

Domine a função somase

Note que estamos dizendo para o Excel somar todos os valores dentro do intervalo de B2:B8, mas somente os valores que forem maiores que 400.

função somase no Excel sem mistérios

Ao término da função, basta teclar Enter e conferir o resultado.

Como fazer a função Somase

Exemplo 3: Função SOMASE com intervalo nomeado

Você também pode usar um intervalo nomeado na função SOMASE no Excel. Um intervalo nomeado é basicamente um nome para descrever um intervalo de células.

No exemplo abaixo temos uma lista de funcionários e suas respectivas idades. Note que nomeamos o intervalo da coluna Idade para o nome “idade”.

Função SOMASE com intervalo nomeado

Deste modo, se quisermos, por exemplo, somar as idades maiores do que 30, então podemos utilizar o intervalo nomeado da seguinte maneira:

Exemplo 4: Calculando saldo em estoque

A função SOMASE também pode ser uma importante aliada para a criação de controle de estoque no Excel. No exemplo abaixo temos três planilhas cujos nomes são:

Entrada: Planilha onde será registrada a entrada de produtos no estoque, ou seja, tudo o que a loja comprar para revender.

Função SOMASE Calculando saldo em estoque

Saída: Planilha onde será registrada as saídas de produtos no estoque, ou seja, tudo o que a loja vender.

Estoque: Planilha onde será registrada o saldo de produtos no estoque (produtos adquiridos – produtos vendidos). Observe que a coluna “Quantidade em Estoque” está em branco. É neste campo onde iremos inserir a função SOMASE para calcular o saldo de estoque.

Para calcular o saldo utilizaremos a seguinte fórmula

=SOMASE(Entrada!A3:C7;Estoque!A3;Entrada!C3:C7)-SOMASE(Saída!A3:C7;A3;Saída!C3:C7)

Em outras palavras, estamos dizendo para o Excel somar todas as entradas do produtos com código 10 e depois subtrair pela soma de todas as saídas do produto com código 10. O resultado será o saldo em estoque.

Exemplo 5: Excluindo um critério na soma

Se você precisa excluir um determinado critério de uma soma, então a função SOMASE também pode ser muito útil. Para isso, basta usar o comando de exceção <> (“diferente de…”) para somar todos os valores, exceto aqueles que estiverem contidos nesse critério.

No exemplo abaixo temos uma tabela com faturamentos mensais do primeiro semestre. Neste caso, queremos somar todos meses, exceto o mês de Abril.

Para isso, basta usar a seguinte função:

=SOMASE(A2:A7;"<>Abril";B2:B7)

Ou seja, estamos somado todos os valores, menos os correspondentes ao critério “Abril”.

E então, viu como é fácil utilizar a função SOMASE no Excel? Assim como qualquer outra função, o segredo está em saber interpretar a sua sintaxe e identificar o valor que você realmente deseja retornar como resultado.

Dica de leitura: Aprenda facilmente como somar no Excel

E então, o que achou da explicação sobre a função SOMASE no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!