Função ORDEM no Excel – Saiba como utilizar

A função ORDEM é mais uma daquelas funções que existem para facilitar a vida no Excel. Com ela é possível obter a classificação de determinado valor dentro de uma lista de valores de maneira mais rápida e simples.

Imagine que você tem uma lista grande, com vários nomes, suas respectivas pontuações e deseja obter a classificação de todos eles de acordo com a sua pontuação.  Esta tarefa pode ser trabalhosa, mas com a função ORDEM é possível economizar tempo sendo mais produtivo no Excel.

Se você ainda não conhece essa função e quer aprender como utilizá-la, então confira maiores detalhes a seguir!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a utilizar a função ORDEM.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função ORDEM no Excel: Saiba como utilizar

A função ORDEM tem o objetivo de retornar a posição de um número dentro de uma lista de números.

Sintaxe: ORDEM(número,ref,[ordem])

Onde:

Núm – Item necessário e é o número o qual deseja-se encontrar a posição.

Ref – Item necessário, sendo a matriz que contem os dados numéricos. Neste caso, dados não numéricos serão ignorados.

Ordem – Item opcional e é o número que especifica como posicionar um número em uma ordem. Neste caso, quando deseja-se ordenar do maior para o menor o valor é omitido, caso contrário coloca-se o valor 1.

Como utilizar a função ORDEM

Exemplo:

Para facilitar o entendimento da função, vamos utilizar um exemplo prático. Neste caso, vamos supor que precisamos realizar a classificação dos jogadores de determinado esporte.

As suas pontuações estão em uma tabela, em ordem alfabética, veja abaixo:

Função ORDEM

 

Na tabela estão os nomes de 5 jogadores e as suas respectivas pontuações, no exemplo, precisamos saber em que posição cada jogador ficou, para isso, utilizaremos a função ORDEM, confira:

Função ORDEM

 

Note que, na função primeiro selecionamos o valor que desejamos encontrar a ordem (B2), em seguida selecionamos o intervalo onde estão todos os valores (B2:B6).

Obs. : Após selecionar o intervalo (B2:B6) você poderá clicar no botão F4 do seu computador, ou então digitar o símbolo ($) como na imagem. Isto serve para que este intervalo seja fixado, ou seja, quando você puxar os dados com a alça de preenchimento, eles não serão alterados.

Agora basta teclar “Enter” e conferir o resultado:

Função ORDEM

 

Para encontrar a posição dos demais jogadores, basta utilizar a alça de preenchimento até o final e conferir a classificação:

Função ORDEM

Na função do exemplo omitimos o terceiro item (Ordem), então a classificação se deu do maior para o menor, mas se colocarmos o valor 1, a função irá nos trazer a ordem inversa, veja:

Função ORDEM

Viu como é fácil, agora ordenar os números ficou ainda mais fácil.


Como ordenar valores repetidos [Atualização 24/10/2018]

Recentemente recebemos a pergunta de um leitor do nosso site no qual ele questionou: O que acontece se eu tiver alunos com pontuações repetidas?

De fato, todas as funções de Classificação do Excel retornam a mesma classificação para itens repetidos. Veja o exemplo abaixo:

Na imagem acima estamos usando a função ORDEM, classificando as notas de modo crescente. Porém os alunos Fernando e Hugo possuem notas repetidas e consequentemente obtiveram a mesma classificação. Por outro lado, se você deseja obter classificações únicas, use uma das fórmulas a seguir para resolver situações de desempate e atribuir uma classificação única a cada aluno.

Classificação com desempate (decrescente)

=ORDEM(B2;$B$2:$B$6;1)+CONT.SE($B$2:$B2;B2)-1

Classificação com desempate (crescente)

=ORDEM(B2;$B$2:$B$6;0)+CONT.SE($B$2:$B2;B2)-1

Como essas fórmulas funcionam?

A única diferença entre as duas fórmulas é o argumento de ordem da função ORDEM (0 para classificar valores crescentes, 1 para classificar em ordem decrescente).

Em ambas as fórmulas, é a função CONT.SE com o uso inteligente de referências de células relativas e absolutas que fazem a mágica.

Em outras palavras, você usa a função CONT.SE para descobrir quantas ocorrências do número que está sendo classificado nas células acima, incluindo a célula do número. Na linha superior na qual você insere a fórmula, o intervalo consiste em uma única célula ($B$2:B2). Mas como você bloqueia apenas a primeira referência ($B$2), a última referência relativa (B2) é alterada com base na linha em que a fórmula é copiada. Assim, para a linha 6, o intervalo se expande para $B$2:B2 e o valor em B6 é comparado a cada uma das células acima.

Conseqüentemente, para todos os valores exclusivos e primeira ocorrência de valores duplicados, CONT.SE retorna 1; e você subtrai 1 no final da fórmula para restaurar a classificação original.

Para as 2ª ocorrências de valores duplicados, CONT.SE retorna 2. Subtraindo 1, você aumenta a classificação em 1 ponto, evitando duplicatas. Se houver 3 ocorrências com o mesmo valor, a função CONT.SE() – 1 adicionará 2 à sua classificação e assim por diante.

2 coisas que você deve saber sobre o ORDEM no Excel

  1. Qualquer fórmula de classificação no Excel funciona apenas para valores numéricos: números positivos e negativos, zeros, valores de data e hora. Valores não numéricos no argumento são ignorados.
  2. No Excel 2010 e versões posteriores, a função ORDEM foi substituída por ORDEM.EQ. Para compatibilidade com versões anteriores, a função ORDEM ainda funciona em todas as versões do Excel, mas pode não estar disponível no futuro.

E então, o que achou do artigo sobre a função ORDEM no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!