Função ORDEM no Excel – Saiba como utilizar

A função ORDEM é mais uma daquelas funções que existem para facilitar a vida no Excel. Com ela é possível obter a classificação de determinado valor dentro de uma lista de valores de maneira mais rápida e simples.

Imagine que você tem uma lista grande, com vários nomes, suas respectivas pontuações e deseja obter a classificação de todos eles de acordo com a sua pontuação.  Esta tarefa pode ser trabalhosa, mas com a função ORDEM é possível economizar tempo sendo mais produtivo no Excel.

Se você ainda não conhece essa função e quer aprender como utilizá-la, então confira maiores detalhes a seguir!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a utilizar a função ORDEM.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função ORDEM no Excel: Saiba como utilizar

A função ORDEM tem o objetivo de retornar a posição de um número dentro de uma lista de números.

Sintaxe: ORDEM(número,ref,[ordem])

Onde:

Núm – Item necessário e é o número o qual deseja-se encontrar a posição.

Ref – Item necessário, sendo a matriz que contem os dados numéricos. Neste caso, dados não numéricos serão ignorados.

Ordem – Item opcional e é o número que especifica como posicionar um número em uma ordem. Neste caso, quando deseja-se ordenar do maior para o menor o valor é omitido, caso contrário coloca-se o valor 1.

Como utilizar a função ORDEM

Exemplo:

Para facilitar o entendimento da função, vamos utilizar um exemplo prático. Neste caso, vamos supor que precisamos realizar a classificação dos jogadores de determinado esporte.

As suas pontuações estão em uma tabela, em ordem alfabética, veja abaixo:

Função ORDEM

 

Na tabela estão os nomes de 5 jogadores e as suas respectivas pontuações, no exemplo, precisamos saber em que posição cada jogador ficou, para isso, utilizaremos a função ORDEM, confira:

Função ORDEM

 

Note que, na função primeiro selecionamos o valor que desejamos encontrar a ordem (B2), em seguida selecionamos o intervalo onde estão todos os valores (B2:B6).

Obs. : Após selecionar o intervalo (B2:B6) você poderá clicar no botão F4 do seu computador, ou então digitar o símbolo ($) como na imagem. Isto serve para que este intervalo seja fixado, ou seja, quando você puxar os dados com a alça de preenchimento, eles não serão alterados.

Agora basta teclar “Enter” e conferir o resultado:

Função ORDEM

 

Para encontrar a posição dos demais jogadores, basta utilizar a alça de preenchimento até o final e conferir a classificação:

Função ORDEM

Na função do exemplo omitimos o terceiro item (Ordem), então a classificação se deu do maior para o menor, mas se colocarmos o valor 1, a função irá nos trazer a ordem inversa, veja:

Função ORDEM

Viu como é fácil, agora ordenar os números ficou ainda mais fácil.

E você deseja aprender alguma outra função? Deixe o seu comentário com a sua sugestão!