Função MAIOR e MENOR: Como usar?

Quer aprender a usar a função MAIOR e MENOR no Excel? Então confira os detalhes desse post que preparamos para você!

Você já precisou encontrar o segundo maior número de uma lista? Ou que tal o quinto menor número e um intervalo no Excel? Esse é justamente o objetivo desse artigo, ou seja, mostrar como é possível usar as funções MAIOR e MENOR no Excel de maneira prática e objetiva.

Acompanhe os detalhes a seguir e veja como é fácil aplicar essas duas funções no Excel.

Função MAIOR e MENOR com exemplos práticos

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a função MAIOR e MENOR no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função MAIOR

A função MAIOR como o próprio no diz, tem o objetivo de apresentar o maior valor k-ésimo dentre de um intervalo. Com essa função é possível encontrar o primeiro maior valor, o segundo, terceiro, quarto maior valor e assim por diante.

Sintaxe: MAIOR(matriz,k)
Onde:

  • Matriz: Campo obrigatório. A matriz ou intervalo de dados cujo maior valor k-ésimo você deseja determinar.
  • K: Campo obrigatório. A posição (do maior) na matriz ou intervalo de célula de dados a ser fornecida.

Exemplos 1:

No exemplo abaixo temos uma lista com as notas dos alunos de uma determinada classe e queremos saber qual é a primeira maior nota da sala.  Para isso usaremos a função =MAIOR e em K inserimos o valor 1.

função maior

Exemplo 2:

Se quisermos encontrar a terceira maior nota da sala, basta inserirmos o número 3 no valor de K. Observe o exemplo abaixo:

função maior no Excel

Exemplo 3:

Se tivermos valores repetidos em nossa matriz, estes também serão contabilizados. No exemplo abaixo temos duas notas iguais, ou seja, dois alunos tiraram nota 9. Deste modo, se quisermos buscar pela terceira maior nota, esta será mostrada conforme o exemplo abaixo.

Função Maior como usar

Observações importantes: 

  • Se a matriz estiver vazia, a função MAIOR irá retornar o valor de erro #NÚM!.

  • Se k for menor ou igual a 0 ou se k for maior que o número de pontos de dados, MAIOR retornará o valor de erro #NÚM!.

  • Se n for o número de pontos de dados em um intervalo, MAIOR(matriz;1) retornará o maior valor e MAIOR(matriz;n) retornará o menor valor.



Função MENOR

A função MENOR é muito semelhante à função MAIOR, porém utiliza-se essa função quando desejamos encontrar o menor valor k-ésimo de um intervalo de dados.

Sintaxe: MENOR(matriz,k)

Onde:

  • Matriz: Campo obrigatório. A matriz ou intervalo de dados cujo menor valor k-ésimo você deseja determinar.
  • K: Campo obrigatório. A posição (do menor) na matriz ou intervalo de célula de dados a ser fornecida.

Exemplo 1:

No exemplo abaixo temos uma lista de times e as respectivas quantidades de gols que cada um marcou em um determinado campeonato. Neste caso, gostaríamos de saber qual é a menor quantidade de gols que um time marcou. Deste modo basta usar a função MENOR conforme mostra o exemplo abaixo:

função menor

Exemplo 2:

Se quisermos saber qual foi a segunda menor quantidade de gols que marcada no campeonato, então usaremos a função MENOR conforme mostrar o exemplo abaixo:

função menor no Excel

Observações importantes: 

Assim como na função MAIOR, quando usamos a função MENOR no Excel também é preciso estar atento com os seguintes pontos:

  • Se matriz estiver vazia, a função MENOR ira retornar o valor de erro #NÚM!.
  • Se k for menor ou igual a 0 ou k exceder o número de pontos de dados, MENOR retornará o valor de erro #NÚM!.
  • Se n for o número de pontos de dados em matriz, MENOR(matriz;1) será igual ao menor valor, e MENOR(matriz;n) será igual ao maior valor.

Confira também o artigo: Aprenda as funções Máximo e Mínimo no Excel

E então, viu como é fácil usar a função MAIOR e MENOR no Excel? Para aprender a usar outras funções, continue acompanhando o Excel Easy!