Filtros no Excel – Tutorial Completo

Quer aprender a usar filtros no Excel? Então você está no lugar certo!

Se você estiver trabalhando com grandes quantidades de dados, pode ser um desafio encontrar as informações relevantes e até mesmo realizar cálculos. Mas a boa notícia é que Microsoft Excel torna mais fácil para você restringir a pesquisa com uma ferramenta de filtro simples, mas poderosa.

Os filtros no Excel podem ser aplicados de diferentes maneiras para melhorar o desempenho da sua planilha. Você pode filtrar texto, datas e números. Você também pode até usar mais de um critério para restringir ainda mais seus resultados. Quer saber como? Então confira os passos a seguir:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar filtros no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como usar os Filtros no Excel?

Suponha que você tenha os dados como mostrado abaixo:

Para ativar o filtro, selecione os dados da tabela e clique no botão Filtro na guia Dados na faixa de opções do Excel (atalho do teclado CTRL + Shift + L)

Após aplicar o filtro aos dados, você verá um ícone de filtro em cada uma das células de cabeçalho da sua tabela.

Ao clicar no ícone de filtro, é possível acessar todas as opções de filtro e classificação disponíveis para essa coluna dos dados. Existem três tipos de filtragem de dados que podem ser aplicados:

  • Baseado em dados de texto
  • Baseado em números
  • Baseado em datas

Filtrando dados de Texto

Esse tipo de filtro é aplicável para as duas primeiras colunas do nosso exemplo (Nome do Vendedor e Trimestre), pois ambas contém dados de texto. Após aplicar o filtro conforme mostrado anteriormente, clique no ícone de filtro à direita da célula do cabeçalho.

Ao clicar no ícone do filtro, ele exibirá o menu suspenso como mostrado abaixo:

Filtro no Excel

Como o Excel identificou que a coluna possui dados de texto, ele automaticamente exibirá a opção para filtros de texto. Você pode digitar o texto na barra de pesquisa, marcar / desmarcar nomes ou usar as condições do filtro de texto incorporado.

Suponha-se que você queira filtrar todos os nomes de vendedores cujo nome começa com a letra “A”. Para fazer isso, selecione a condição Começa Com… em Condições de Filtros de Texto:

Filtrar por texto no Excel

Filtrando dados de Números

Essa opção de filtro pode ser aplicada à última coluna do nosso exemplo. Após aplicar o filtro, clique no ícone de filtro à direita da célula do cabeçalho.

Quando você clica no ícone de filtro, ele exibe a lista suspensa, conforme mostrado abaixo:

Filtro no Excel por número

Como o Excel identificou que a coluna contém números, ele automaticamente exibirá a opção para filtros de números. Você pode digitar o número na barra de pesquisa, marcar / desmarcar valores numéricos ou usar as condições do filtro de texto incorporado.

Suponha-se que você queira filtrar todo o valor de vendas acima de R$3000,00. Para fazer isso, selecione a opção É Maior do que… na lista Filtros de Número

Filtrar no Excel por números


Filtrando dados por Datas

Essa opção de filtro pode ser aplicada na terceira coluna do nosso exemplo (por data). Após aplicar o filtro, clique no ícone de filtro à direita da célula do cabeçalho.

Ao clicar no ícone do filtro, o Excel exibirá o menu suspenso, conforme mostrado abaixo:

Filtro por data no Excel

O filtro de data permite filtrar as datas com base na data atual. Por exemplo, você pode filtrar condições como hoje, amanhã ou ontem. Da mesma forma, você pode filtrar no mês atual, próximo / anterior, trimestre ou ano.

Filtrando por cor da célula

Além das opções mostradas anteriormente, o Excel também possibilita filtrar dados de acordo com a cor das células.

Se você usar cores para destacar seus dados (Usando Formatação Condicional, por exemplo), filtrar por cores pode ser um ótimo recurso para usar em suas planilhas.

Na imagem abaixo preenchemos algumas células com cores aleatórias para mostrar como funciona.

Filtro no Excel por cor

Neste exemplo usamos três cores, no entanto, a filtragem funciona com qualquer quantidade de cores diferentes.

Para ver apenas uma cor específica na sua lista, clique na seta do filtro, passe o mouse sobre  Filtrar por cor e selecione uma cor:

Ao clicar em uma cor, você verá apenas as células com uma cor de preenchimento correspondente:

Note: Você também pode filtrar por células que não tenham uma cor de fundo. Basta selecionar Sem preenchimento nas  opções Filtrar por cor.


Classificação de dados

Além de filtrar as informações presentes em uma tabela, o recurso de filtro no Excel também permite classificar os dados em:

  • Ordem alfabética: De A a Z ou de Z a A
  • Ordem de data: Do mais antigo para o Mais Novo ou do Mais Novo para o Mais Antigo
  • Ordem numérica: Do Maior para o Menor ou do Menor para o Maior

Cada uma dessas opções se encontra no tipo da lista de filtro da coluna que você pretende obter o filtro.

Dicas extras

  • Para limpar um filtro, clique na seta suspensa na coluna da qual você deseja limpar o filtro. Escolha Limpar filtro de(…). O filtro será apagado da coluna. Os dados que estavam ocultos anteriormente serão exibidos novamente.
  • Para remover os filtros no Excel, acesse a guia “Dados” e clique novamente no ícone do filtro (ou use o atalho do teclado CTRL + Shift + L).
  • O Excel determina o tipo de filtro a ser aplicado com base no conjunto de dados. Se houver mais valores de texto que números, o filtro de texto será aplicado, caso contrário, será aplicado o filtro numérico.
  • Caso você precise de mais funcionalidades na filtragem de dados, use o recurso de Filtro Avançado.

Baixe aqui a planilha com todos os modelos de gráficos apresentados neste post.

E então, o que achou da explicação sobre Filtros no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!