Erro #NOME? no Excel: Como solucionar?

Quer aprender a solucionar o erro #NOME? no Excel? Então esse post é para você?

Dentre os erros de fórmulas no Excel, o #NOME? pode ser considerado um dos mais comuns. Mas qual será o motivo para este erro surgir no Excel? Acompanhe os detalhes a seguir para conferir as razões e veja como solucionar em cada caso.

Aproveite para conferir também a solução para os erros: #VALOR!, #DIV/0!, #N/D, #REF!, #NÚM!, #NULO!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a solucionar o erro #NOME? no Excel

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que é o erro #NOME?

O principal motivo pelo qual o erro #NOME? surge no Excel se deve a erros de digitação na fórmula. De maneira geral, quando o Excel encontra um erro ortográfico em um fórmula, ele automaticamente tentará interpretar o texto como uma referência, um intervalo nomeado ou até mesmo um nome de função. Assim, quando o texto não é reconhecido em qualquer uma dessas possibilidades, a mensagem de erro #NOME? surgirá.

Caso 1: Fórmula com nome errado

Observe o exemplo abaixo onde estamos usando a função SOMA para somar o intervalo A1:A3. Porém, acidentalmente digitamos o nome da função como SONA e vez de SOMA. Como resultado será mostrado o erro #NOME?

Erro #NOME?

Obviamente para solucionar o erro, basta inserir o nome da fórmula corretamente para que o Excel consiga interpreta-la. Caso você tenha dificuldades em se lembrar do nome das funções no Excel, você também poderá usar o Assistente de Fórmulas para evitar erros.

Para isso, escolha a célula que irá conter a fórmula, em seguida acesse a guia Fórmulas > Inserir Função. O Excel carregará o assistente automaticamente para você.

Assistente de Fórmulas

Caso 2: Fórmula com nome não definido

Outra causa para o erro #NOME? aparecer no Excel está no fato de usar uma fórmula que faz referência a um nome não definido.

No exemplo abaixo, estamos calculando a média de um intervalo nomeado como “valores”. Porém, esquecemos de definir de fato o nome para esse intervalo. Como resultado, o Excel retornará o erro #NOME?

Erro #NOME? o que é

Para solucionar, basta selecionar o intervalo A1:A6, nomeá-lo e em seguida usar a função com o nome escolhido para  intervalo. (Confira aqui o nosso artigo sobre intervalos nomeados).

Resolver o Erro #NOME? no Excel

Caso 3: Faltam aspas duplas em sintaxes para valores de texto

Se você estiver usando fórmulas que incluem textos, coloque-os sempre entre aspas duplas, mesmo se estiver usando apenas um espaço em branco. Quando a sintaxe de uma fórmula omite as aspas duplas (“”) para valores de texto, o Excel retorna o erro #NOME?.

No exemplo abaixo temos a nota de um aluno na célula A1 e estamos usando a função SE para verificar se o aluno está aprovado ou não. No entanto, acidentalmente nos esquecemos de incluir aspas duplas nas respostas para os nossos critérios. Deste modo, o Excel não consegue interpretar a função corretamente e retorna o erro #NOME?.

Erro #NOME? solução

Como solução, basta revisar a sintaxe manualmente e garantir que os valores de texto estão entre aspas duplas.

Caso 4: Os dois-pontos foram omitidos em uma referência de intervalo

Se você estiver usando uma função no Excel e precisar inserir referências de intervalos, certifique-se de inserir dois-pontos, caso contrário, a fórmula retornará o erro #NOME?.

No exemplo abaixo, estamos calculando a soma do intervalo A1:A6. No entanto, nos esquecemos de inserir os dois-pontos na referência. Deste modo, o Excel não consegue interpretar a função corretamente e retorna o erro #NOME?

Erro #NOME? para solucionar

Como solução, basta revisar a sintaxe da função para garantir que todas as referências de intervalo incluem os dois-pontos.

Corrigir o Erro #NOME?


Caso 5: A função exige um suplemento que não está habilitado

Este caso ocorre com menor frequência, mas ao se deparar com ele, você saberá como solucioná-lo.

No Excel, existem algumas funções que funcionam apenas com determinado suplementos habilitados, caso contrário, ao usar essas funções será gerado o erro #NOME?. Um bom exemplo é a função CONVERTEREURO, que precisa do suplemento Ferramentas para Euro para funcionar corretamente.

Deste modo, se você estiver usando uma função que precisa de um determinado suplemento habilitado, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a guia  Arquivo > Opções.
  2. Clique em Suplementos.
  3. Na caixa Gerenciar lista, escolha Suplementos do Excel e clique em Ir.
  4. Marque a caixa relevante e clique em OK.

Dica extra: Acima você pode conferir as causas para o surgimento do erro #NOME? no Excel. Portanto, sempre que ele aparecer, procure investigar o motivo. Não use funções para tratar o erro, como SEERRO, pois elas apenas irão mascarar o erro em vez de solucioná-lo.

 

E então, o que achou da explicação sobre o erro #NOME? no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!