Como destacar linha e coluna de célula ativa no Excel

Quer aprender a destacar linha e coluna de célula ativa no Excel? Então você está no lugar certo!

Uma dúvida de Excel que muitas vezes recebemos é: “Como destacar a linha e a coluna ativas em um intervalo de dados?”

Então para responder essa dúvida, decidimos criar um tutorial sobre este assunto. Acompanhe os detalhes a seguir e veja como é fácil.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a destacar linha e coluna em células ativas no Excel

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

O que significa destacar linha e coluna de célula ativa no Excel?

Se você chegou aqui por acaso, então pode estar se perguntando. O que significa destacar linha e coluna de célula ativa no Excel? E para responder essa pergunta, basta observar a imagem abaixo:

No exemplo acima, assim que você seleciona uma célula, é possível notar que a linha e a coluna também são destacadas. Isso pode ser útil quando você está trabalhando com um grande conjunto de dados e também pode ser usado em dashboards do Excel, pois facilita a leitura das informações simplesmente por saber rapidamente qual célula está selecionada.

Agora vamos ver como criar essa funcionalidade no Excel.

Como destacar linha e coluna de célula ativa no Excel?

Para realçar a linha e a coluna de uma célula ativa no Excel você precisará criar uma Formatação Condicional e depois inserir uma pequena linha de código VBA em sua planilha. Confira cada uma das etapas a seguir:

Criando a Formatação Condicional

  • Selecione o conjunto de dados no qual você deseja destaca a linha / coluna ativa.
  • Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional e clique em Nova Regra.
  • Na caixa de diálogo Nova regra de formatação, selecione “Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas”.
  • No campo Descrição da Regra, insira a fórmula: =OU(CÉL(“col”)=COL();CÉL(“lin”)=LIN())

  • Clique no botão Formatar… para escolher uma formatação (a cor na qual você deseja que a linha / coluna seja destacada).
  • Clique OK.

As etapas acima trataram de destacar a linha ativa e a coluna ativa (com a mesma cor) sempre que houver uma alteração de seleção. No entanto, para que isso funcione, você precisa colocar simples linha de código em seu editor VBA.


Inserindo o código VBA

Abaixo está o código do VBA que você deverá copiar e colar em seu editor VBA. (As etapas também estão listadas abaixo):

Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)
Application.Calculate
End Sub

A seguir estão os passos para inserir este código VBA em sua planilha:

  • Acesse a guia Desenvolvedor (caso não tenha essa guia habilitada em seu Excel, confira aqui o passo a passo para habilita-la).

  • Clique em Visual Basic

No Editor de VBA, à esquerda, você verá o explorador de projetos que lista todas as pastas de trabalho abertas e as planilhas nele. Se você não conseguir visualizá-lo, use o atalho CTRL + R.

  • Com sua pasta de trabalho, clique duas vezes no nome da planilha em que você possui os dados.
    Na janela de código, copie e cole o código VBA mostrado acima.

  • Feche o editor de VBA.

Importante: Como a pasta de trabalho possui código VBA, salve-a com a extensão .XLSM (Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel) para que o código também possa ser salvo.

Linhas e colunas em cores diferentes

Observe que nas etapas listadas acima, a linha e a coluna ativas recebem destaque com a mesma cor. No entanto, se você quiser destacar a linha e a coluna ativas em cores diferentes, basta usar as fórmulas abaixo, criando uma regra de formatação condicional para cada cor.

  • =COLUMN() =CÉL(“col”)
  • =CÉL(“lin”)=LIN()

No arquivo de download fornecido com este tutorial, criamos dois exemplos (um exemplo com linhas e colunas na mesma cor e outro exemplo com as linhas e colunas destacadas em cores diferentes.)

Dicas úteis:

  • A formatação condicional é volátil. Se você usá-la em conjuntos de dados muito grandes, isso poderá deixar a sua planilha lenta.
  • O código VBA usado acima atualizaria a pasta de trabalho toda vez que houver uma alteração na seleção.
Baixe aqui a planilha com os exemplos criados neste tutorial.

E então, o que achou da dica para destacar linha e coluna em células ativas no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!