Como converter o Excel para JPG, PNG ou GIF

Você já precisou converter um arquivo de Excel para JPG ou outros formatos de imagem e não soube como fazer isso? Então essa dica é para você!

Converter um arquivo de Excel em imagem pode ser muito útil quando se deseja criar apresentações, tutoriais ou simplesmente enviar com segurança os dados de um planilha por e-mail.

No Excel é possível salvar facilmente uma planilha em vários formatos, incluindo PDF, simplesmente usando a caixa de diálogo “Salvar como”. No entanto, os formatos de imagem (.jpg, .png e .gif) não estão na lista.

Mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de converter a sua planilha de Excel em jpg ou qualquer outro formato de imagem, seja usando recursos do próprio Excel ou ferramentas externas. Acompanhe os detalhes e confira as opções.

Como converter arquivos do Excel para JPG

Método 1: Converter Excel para JPG usando Print Screen

Provavelmente esse é o método mais conhecido para converter Excel em JPG ou qualquer outro formato de imagem. Veja como:

1. Amplie ou reduza a planilha para que todos os dados de interesse fiquem visíveis na tela.
2. Pressione a tecla PrtSc no seu teclado para tirar um print da tela.
3. Abra um editor de gráficos de sua escolha, o Microsoft Paint funciona muito bem para essa finalidade.
4. Cole a tela copiada clicando no botão Colar ou pressionando o atalho Ctrl + V.
5. Escolha a opção em ‘Salvar como‘ para salvar a imagem colada. Ou simplesmente pressione Ctrl + S (esse atalho para salvar um arquivo que funciona na maioria dos programas).
6. Na janela ‘Salvar como‘, digite o nome do arquivo desejado e escolha um dos seguintes formatos de imagem:

  • JPEG (.jpg) – ideal para fotos e imagens complexas.
  • GIF – ótimo para criar imagens de baixa resolução, que é mais adequado para desenhos simples.
  • PNG – permite criar arquivos de baixa resolução que carregam rapidamente, mas parecem nítidos e bonitos, é adequado para quase tudo.

7. Clique em Salvar e pronto!

Dica: O botão Print Screen (Imprimir tela) captura tudo na tela, incluindo a faixa de opções, o menu principal, a barra de rolagem e as guias da planilha. Caso você deseja exportar apenas os dados, use a função Cortar para cortar partes extras do Microsoft Paint antes de salvar a imagem.


Método 2: Converter Excel para JPG usando Ferramenta de Captura

Outra maneira interessante e simples de obter uma imagem a partir de uma planilha do Excel é utilizando a Ferramenta de Captura. Essa ferramenta está disponível a partir da versão do Windows 7, e diferente do botão de Print Screen, ela oferece as seguintes opções:

  • Recorte de formato livre – você pode desenhar qualquer forma na tela e apenas essa parte da planilha do Excel será incluída em uma imagem.
  • Recorte retangular – a opção padrão que captura recortes retangulares.
  • Recorte da janela – permite capturar uma caixa de diálogo ou uma janela do Excel redimensionada.
  • Recorte de tela inteira – captura a tela inteira, da mesma forma que a tela Imprimir.

Para localizar a Ferramenta de Captura em seu computador, clique no botão Iniciar, digite “ferramenta de captura” na caixa de pesquisa e, em seguida, clique em Ferramenta de Captura na lista de resultados. Se você não quiser capturar um recorte imediatamente, clique no botão Minimizar para enviá-lo para a barra de tarefas, alterne para o Excel e abra a planilha de interesse.

Para converter uma planilha do Excel em JPG (ou outro formato de imagem), execute as etapas abaixo:

1. Escolha o tipo de recorte que você deseja capturar. Para isso, clique na pequena seta ao lado do botão Modo (em versões mais antigas, clique na seta ao lado de Novo ) e selecione uma das opções descritas acima.

Converter Excel para JPG2. Selecione a área da sua planilha que você deseja capturar. Isto irá copiar imediatamente a área selecionada para a janela da Ferramenta de Recorte.

Ferramenta de Captura Excel para JPG

3. Clique no botão Salvar, digite o nome do arquivo, escolha seu formato de imagem preferido (.jpg, .png e .gif são suportados) e clique em OK.


Método 3: Copiando do Excel e colando no Paint

Os dois métodos apresentados acima podem ser muito úteis para converter o Excel para JPG. No entanto, eles possuem uma limitação, ou seja, é possível capturar apenas a parte de uma planilha visível na tela. Em alguns casos, diminuir o zoom pode ajudar, mas não quando se trata de capturar uma tabela grande que contenha dezenas ou milhares de linhas.

Para contornar essa limitação, use o método tradicional de copiar e colar, que permite copiar qualquer parte de uma planilha do Excel, incluindo além das áreas de rolagem, e depois colar o conteúdo copiado onde você quiser.

Para salvar sua planilha do Excel como uma imagem .jpg, execute as seguintes etapas:

1. Selecione uma tabela, gráfico, forma ou qualquer outro dado do Excel que você queira salvar como imagem.
2. Pressione Ctrl+C para copiar a seleção para a área de transferência.
3. Abra o Microsoft Paint ou qualquer outro editor gráfico.
4. Pressione Ctrl+V para colar os dados copiados.
5. Salve o arquivo recém-criado como imagem JPEG, GIF, BMP ou PNG. Veja o exemplo abaixo:

Converter Excel para JPG com o Paint


Método 4: Exportar do Excel para JPG com a ferramenta Câmera

outra opção para transformar um dado do Excel em imagem é usando a ferramenta Câmera. Essa ferramenta basicamente cria uma imagem dinâmica que sincroniza com o conjunto de dados original e é atualizada sempre que os dados originais são alterados.

Para usar a ferramenta Câmera, é necessário adicioná-la à faixa de opções ou à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido manualmente, pois por padrão, ela não é exibida no Excel. Para isso, execute estas etapas:

1. Clique na guia Arquivo > Opções
2. Na caixa de diálogo ‘Opções do Excel‘, escolha a opção “Barra de Ferramentas de Acesso Rápido“.
3. Na opção ‘Escolher comando em‘, selecione “Comandos Fora da Faixa de Opções
4. Escolha a ferramenta Câmera na lista e clica no botão Adicionar.
5. Clique em OK para finalizar.

Ativar ferramenta Câmera

Com isso, você passará a ter a ferramenta Câmera na Barra de Acesso Rápido do seu Excel.

Câmera no Excel

Agora para salvar uma tabela do Excel como imagem usando a Câmera, basta fazer o seguinte:

1. Selecione um intervalo de células que você deseja capturar. Para criar uma foto de um gráfico, selecione as células ao seu redor.
2. Clique na Câmera
3. Clique em qualquer lugar na planilha onde você deseja criar a imagem. Pronto!

Agora, você pode aumentar ou diminuir a imagem arrastando as alças de dimensionamento. Ou você pode aplicar Estilos de Imagem diferentes usando a guia Ferramentas de Imagem que aparece assim que você seleciona a imagem. Veja o exemplo abaixo:

Excel para JPG - Ferramenta Câmera

Quando estiver satisfeito com o design da imagem, você poderá exportá-la para qualquer lugar. Para isso, basta selecionar a imagem e pressionar Ctrl + C para copiá-lo. Depois disso, abra outro aplicativo, (Exemplo: Paint, Word ou PowerPoint) e pressione Ctrl + V para colar a imagem copiada.


Conversores online de Excel para JPG

Caso você tenha muitos arquivos de Excel para serem transformados em imagens, poderá economizar tempo utilizando um conversor online de Excel para JPG. Abaixo listamos alguns conversores gratuitos atualmente disponíveis na internet.

Dica Extra: Criando GIFs animados com planilhas de Excel

Você já deve ter notado aqui no Excel Easy, que alguns artigos possuem gifs animados. Se você pretende criar esse tipo de GIF com seus arquivos de Excel, basta usar um dos programas abaixo:

E então, o que achou das dicas para converter o Excel para JPG? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!