Como contar caracteres no Excel [Função NÚM.CARACT]

Você quer aprender a contar caracteres no Excel usando a função NÚM.CARACT? Então você está no lugar certo!

Dentre as diversas funções existentes no Excel, a função NÚM.CARACT é, provavelmente, uma das mais simples. O nome da função é muito intuitivo. Em outras palavras, você usa a função NÚM.CARACT no Excel para contar todos os caracteres em uma célula, incluindo letras, números, caracteres especiais e todos os espaços.

Neste breve tutorial, daremos uma rápida olhada na sintaxe primeiro e, em seguida, mostraremos alguns exemplos de fórmulas úteis para contar os caracteres no Excel de maneira prática. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a contar caracteres no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função NÚM.CARACT no Excel

A função NÚM.CARACT realiza a contagem de todos os caracteres em uma célula e retorna um valor com a quantidade de caracteres existentes. A função possui apenas um argumento, que é obviamente obrigatório:

=NÚM.CARACT(texto)

Onde:

texto: é a cadeia de texto para a qual você deseja contar o número de caracteres.

Exemplo:

  • =NÚM.CARACT(123) retorna 3, porque 3 números são fornecidos ao argumento de texto .
  • =NÚM.CARACT(“Excel”) retorna 5, porque a palavra Excel contém 5 letras. Como qualquer outra fórmula do Excel, a função NÚM.CARACT exige colocar aspas duplas nas cadeias de texto, (as aspas não são contadas).

Nas suas fórmulas NÚM.CARACT, é provável que você forneça referências de célula em vez de números ou cadeias de texto, para contar caracteres em uma célula específica ou em um intervalo de células.

Por exemplo, para obter o tamanho do texto na célula A1, basta usar a seguinte fórmula:

=NÚM.CARACT(A1)

Outros exemplos com explicações detalhadas seguem abaixo.


Como contar caracteres no Excel – Exemplos práticos

À primeira vista, a função NÚM.CARACT parece tão simples que dificilmente requer explicações adicionais. No entanto, existem alguns truques úteis que podem ajudá-lo a ajustar sua fórmula do Excel para suas necessidades específicas. Vejamos alguns exemplos:

Como contar todos os caracteres em uma célula (incluindo espaços)

Conforme já citado anteriormente, a função NÚM.CARACT do Excel conta absolutamente todos os caracteres em uma célula especificada, incluindo todos os espaços, espaços à direita, espaços entre as palavras.

Por exemplo, para obter o comprimento da célula A2, use esta fórmula:

=NÚM.CARACT(A2)

Conforme mostrado na imagem de tela abaixo, nossa fórmula NÚM.CARACT contou 17 caracteres, incluindo 8 letras, 5 números e 4 espaços.

Como contar caracteres no Excel

Contar caracteres em várias células

Se você deseja contar caracteres em várias células, basta selecionar a célula com a sua fórmula NÚM.CARACT e copia-la para outras células, por exemplo, arrastando a alça de preenchimento.

Assim que a fórmula é copiada, a função NÚM.CARACT retornará a contagem de caracteres para cada célula individualmente.

Como contar caracteres no Excel usando a função núm.caract

Observe na imagem acima o fato de que a função NÚM.CARACT conta absolutamente tudo, incluindo letras, números, espaços, vírgulas, aspas, apóstrofos e assim por diante.

Dica: Ao copiar uma fórmula na coluna, certifique-se de usar uma referência de célula relativa como NÚM.CARACT(A1), ou uma referência mista como NÚM.CARACT($A1) essa, que só corrija a coluna, para que sua fórmula de NÚM.CARACT seja ajustada adequadamente para o novo local. Para mais informações, confira: Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas.

Contar um número total de caracteres em várias células

A maneira mais óbvia de obter a quantidade total de caracteres em várias células é adicionar algumas funções NÚM.CARACT, por exemplo:

=NÚM.CARACT(A2)+NÚM.CARACT(A3)+NÚM.CARACT(A4)

Ou use a função SOMA para totalizar as contagens de caracteres retornadas pelas fórmulas NÚM.CARACT:

=SOMA(NÚM.CARACT(A2);NÚM.CARACT(A3);NÚM.CARACT(A4))

De qualquer modo, ambas as fórmulas contam os caracteres em cada uma das células especificadas e retorna a quantidade total de caracteres: Veja o exemplo abaixo:

Contar um número total de caracteres em várias células


Como contar caracteres excluindo os espaços iniciais e finais

Quando se trabalha com planilhas grandes, um problema comum é a existência de espaços iniciais e finais dentro das células.

Se você suspeitar que existem alguns espaços invisíveis em suas células, a função NÚM.CARACT pode ser de grande ajuda. Como já mostramos anteriormente, a função NÚM.CARACT inclui em sua contagem todos os espaços na contagem de caracteres:

contar caracteres no Excel excluindo os espaços iniciais e finais

Neste caso, para obter a quantidade de caracteres sem espaços à esquerda e à direita, simplesmente adicione a função ARRUMAR junto com a função NÚM.CARACT.

=NÚM.CARACT(ARRUMAR(A2))

função núm.caract e arrumar


Contar caracteres no Excel excluindo todos os espaços

Talvez o seu objetivo seja contar caracteres de uma célula excluindo os espaços em branco (inicial, entre caracteres e final). Para isso, basta usar a seguinte fórmula:

=NÚM.CARACT(SUBSTITUIR(A2;" ";""))

Contar caracteres no Excel excluindo todos os espaços

A função SUBSTITUIR substitui um caractere por outro. Na fórmula acima, estamos substitui um espaço (” “) por nada, ou seja, com uma seqüência de texto vazia (“”). Deste modo, a função NÚM.CARACT faz a contagem de todos os caracteres, excluindo os espaços em branco.

Contar caracteres antes ou depois de um determinado caractere

Ocasionalmente, você pode precisar saber o comprimento de uma certa parte de uma cadeia de texto, em vez de contar o número total de caracteres em uma célula.

Suponhamos que você tenha uma lista de códigos conforme mostrado abaixo:

Contar caracteres antes de um determinado caractere

E todos os códigos válidos têm exatamente 5 caracteres no primeiro grupo. Como você identifica itens inválidos? Sim, contando o número de caracteres antes do primeiro traço.

Então, usamos a seguinte fórmula:

=NÚM.CARACT(ESQUERDA($A2;LOCALIZAR("-";$A2)-1))

Contar caracteres depois de um determinado caractere

Entendendo a fórmula:

  • Usamos a função LOCALIZAR para retornar a posição do primeiro traço (“-“) em A2: LOCALIZAR(“-“;$A2)
  • Em seguida, usamos a função ESQUERDA para retornar os caracteres começando no lado esquerdo de uma sequência de texto e subtraia 1 do resultado porque você não deseja incluir o traço: (ESQUERDA($A2;LOCALIZAR(“-“;$A2)-1))
  • E finalmente, usamos a função NÚM.CARACT para retornar a quantidade de caracteres.

Para ficar ainda mais interessante, podemos aplicar a função SE na fórmula para nos mostrar quais códigos são válidos e quais são inválidos. Neste caso, a fórmula ficará da seguinte maneira:

=SE(NÚM.CARACT(ESQUERDA($A2;LOCALIZAR("-";$A2)-1))<>5;"Inválido"; "")

contagem de caracteres no Excel

De maneira semelhante, você pode usar a função NÚM.CARACT do Excel para contar o número de caracteres após um caractere específico.

Por exemplo, em uma lista de nomes, você pode querer saber quantos caracteres o Sobrenome contém. Para isso, podemos usar a seguinte fórmula:

=NÚM.CARACT(DIREITA(A2;NÚM.CARACT(A2)-LOCALIZAR(" ";A2)))

contando caracteres no Excel

Entendendo a fórmula:

  • Primeiro, determinamos a posição de um espaço (” “) em uma cadeia de texto usando a função LOCALIZAR:
    LOCALIZAR(” “;A2)))
  • Depois calculamos quantos caracteres seguem o espaço. Para isso, subtraimos a posição do espaço da quantidade total de caracteres. NÚM.CARACT(A2)-LOCALIZAR(” “;A2)))
  • Depois disso, usamos a função DIREITA para retornar todos os caracteres após o espaço.
  • E finalmente, usamos a função NÚM.CARACT para obter o tamanho da string retornada pela função DIREITA.

Importante: Observe que para a fórmula funcionar corretamente, cada célula deve conter apenas um espaço, ou seja, apenas o primeiro e último nome, sem nomes do meio, títulos ou sufixos.

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.

Leitura recomendada:

E então, o que achou da dica sobre como contar caracteres no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!