Congelar Painéis no Excel – Tudo o que você precisa saber

Se você quer aprender como Congelar Painéis no Excel, então continue lendo este artigo!

Imagine o seguinte cenário: você está trabalhando em uma planilha extensa e precisa usar a barra de rolagem a todo instante para acessar determinadas informações. Em pouco tempo você percebe que está se perdendo facilmente em meio a tantos dados.

Neste caso, o recurso de Congelar Painéis no Excel surge como uma ótima ferramenta para você organizar melhor as informações e facilitar a consulta dos dados. Este recurso mantém linhas ou colunas específicas visíveis durante a rolagem na planilha. Por exemplo, se a primeira linha da sua planilha possui um cabeçalho, você pode congelá-la para garantir que o cabeçalho fique visível enquanto você rola a planilha para baixo e o mesmo pode ser feito com as colunas.

Acompanhe os detalhes a seguir e confira o passo a passo para aprender a usar a ferramente de Congelar Painéis no Excel.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a Congelar Painéis no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Como congelar Painéis no Excel?

O processo para congelar painéis no Excel é muito simples. Basta acessar a guia Exibição > Congelar Painéis.

Congelar Painéis no Excel

Observe que temos três opções:

  • Congelar Painéis
  • Congelar Linha Superior
  • Congelar Primeira Coluna

Veremos a seguir cada uma das opções.

Opção 1: Congelar Painéis

Essa opção congela as linhas superiores e as colunas da esquerda de acordo com a célula que você selecionar.

Por exemplo:  Se você selecionar a célula C10 e usar a opção Congelar Painéis. Então as colunas A e B serão congeladas assim como as linhas de 1 a 9.

No exemplo abaixo queremos congelar a lista com apenas os cinco países mais populosos do mundo. Para isso basta selecionar a célula que contém o sexto país mais populoso e escolher a opção Congelar Painéis.

Como resultado temos:

Congelamento de Painéis no Excel

Opção 2: Congelar Linha Superior

Essa opção, como o próprio nome diz, é usada para congelar apenas a primeira linha (geralmente a linha onde costuma-se criar o cabeçalho).

Para isso, selecione qualquer célula da sua planilha e acesse a guia Exibição > Congelar Painéis > Congelar Linha Superior. Como resultado temos apenas a primeira linha congelada:Congelar primeira linha no Excel


Opção 3: Congelar Primeira Coluna

Se você usa uma planilha com muitas colunas, também tem a opção de congelar apenas a primeira coluna que geralmente é usada como cabeçalho. Neste caso, selecione qualquer célula da sua planilha e acesse a guia Exibição > Congelar Painéis > Congelar Primeira Coluna. Como resultado temos:

Congelar primeira coluna no Excel

Descongelar Painéis

Para remover qualquer um dos três tipos de congelamento de painéis, basta acessar a guia Exibição > Congelar Painéis > Descongelar Painéis. Essa opção só estará ativa se você tiver congelado painéis com qualquer uma das opções mostradas acima.

Descongelar Painéis no Excel

Dicas Extras

Além do Microsoft Excel, também é possível usar o recurso de congelamento de painéis em outros programas. Veja a seguir as opções:

Congelar Painéis no Numbers

Acesse a guia Tabela e escolha a opção Congelar Colunas do Cabeçalho ou Congelar Linhas do Cabeçalho.

Congelar Painéis no Number
Imagem de blog.luz.vc

Congelar Painéis no Google Planilhas

Se você usa o sistema de planilhas do Google, saiba que também é possível congelar painéis. Para isso basta acessar a guia Visualizar > Congelar e selecionar a opção desejada. 

Congelar Painéis no Google Planilhas

Viu só como é fácil congelar painéis no Excel? Para continuar conferindo mais dicas, continue acompanhando o Excel Easy!