Aprenda a Função PROCV em menos de 2 minutos

A função PROCV provavelmente é uma das mais conhecidas no Excel, no entanto, muita gente ainda não sabe como usá-la ou sequer sabe qual é a sua finalidade.

E para te ajudar, resolvemos criar este guia rápido onde você será capaz de aprender a função PROCV em dois minutos ou provavelmente menos. Está preparado? Então confira o passo a passo a seguir:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a função PROCV:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Para que serve a função PROCV?

função procv para que serve e como usar

A função PROCV tem esse nome, pois realiza buscas verticais no Excel. Você pode usá-la sempre que precisar localizar um valor em linhas de uma tabela ou de um um intervalo.

Sua sintaxe é:

PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo) 

Onde:

valor_procurado: É o valor que você deseja pesquisar;

matriz_tabela: É o intervalo de células onde você deseja encontrar o valor procurado;

núm_índice_coluna: É o número da coluna onde está o valor a ser encontrado.

procurar_intervalo: Aqui você escolhe se você quer encontrar exatamente o que você está buscando ou se algo aproximado atende a sua necessidade caso não encontre exatamente o que está buscando. Escolha 0/FALSO para obter a correspondência exara ou 1/VERDADEIRO para retornar a correspondência aproximada.

Como usar a função PROCV?

Agora que você já sabe para que serve a função PROCV, vamos aos exemplos práticos para ver como usá-la.

Exemplo 1: Procurando pela Correspondência exata

No exemplo abaixo temos a lista de jogadores da Seleção Brasileira de 1998 onde desejamos pesquisar o nome dos jogadores pelo número de suas camisas.

função PROCV

Deste modo, usaremos a função PROCV da seguinte maneira:

função PROCV

Note que estamos dizendo para o Excel procurar o valor contido na célula D6 que esteja dentro da matriz A1:B12 na coluna 2. Queremos ainda que o Excel retorne o valor exato, por isso ao inserir um número de camisa não existente, o Excel retornará o erro #N/D.

Exemplo 2: Procurando pela Correspondência aproximada

Utilizando o mesmo exemplo, agora iremos ajustar a correspondência da busca para retornar o valor aproximado caso o Excel não encontre o valor na lista. Portanto, se pesquisamos por um número de camisa que não está na lista, o Excel nos trará a correspondência mais próxima.

função PROCV no Excel

Exemplo 3: Evitando o erro #N/D

Normalmente costuma-se usar a função PROCV optando-se pela correspondência exata e neste caso, se o Excel não encontrar o valor procurado, o erro #N/D será retornado. E para evitar que isso ocorra, você pode usar usar a função SEERRO para ocultar o erro ou até mesmo criar uma mensagem de alerta. Vejamos os dois casos:

Opção 1: Ocultando o erro #N/D

No exemplo abaixo estamos dizendo para o Excel que se a função PROCV retornar erro, então basicamente o erro não será mostrado, pois a função SEERRO retornará a célula em branco (“”).

função PROCV com SEERRO

Opção 2: Exibindo mensagem no lugar do erro #N/D

Você pode também inserir uma mensagem no lugar do erro. Para isso, basta inserir a função SEERRO antes de PROCV e inserir a mensagem, caso retorne erro.

função PROCV com SEERRO e mensagem

Para conferir outros exemplos de uso da função PROCV com a função SEERRO, confira o artigo: Saiba como utilizar as funções SEERRO e PROCV no Excel

E então, conseguiu aprender a função PROCV no Excel? Caso tenha ficado com dúvidas, basta deixar seu comentário abaixo. Para conferir mais dicas de funções no Excel, continue acompanhando o Excel Easy.