Como inserir zero à Esquerda no Excel – 3 maneiras fáceis

Você já precisou inserir zero à esquerda no Excel e não soube como fazer isso? Então continue lendo este artigo para aprender três métodos fáceis para conseguir este resultado no Excel.

Por padrão, quando inserimos em uma célula um número começando por zero (ex: 00089), o Excel automaticamente remove os zeros e mantém apenas os demais números (ex: 89).

Isso acontece, pois o Excel adota o formato padrão de números e interpreta que o zero à esquerda não possui valor algum, principalmente se você estiver usando funções. (Fazendo jus àquela expressão de que “zero à esquerda” é algo sem valor). Então, se o zero à esquerda não possui valor, o Excel automaticamente o exclui.

No entanto, às vezes precisamos manter o zero a esquerda no Excel e por qualquer que seja o motivo, saiba que isso é possível! Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como:

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a inserir zero à esquerda no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

3 métodos para inserir zero à esquerda no Excel

Se você precisa inserir zero à esquerda em suas planilhas de Excel, saiba que existem diferentes maneiras de se fazer isso. A seguir, separamos 3 maneiras fáceis para você escolher aquela que atender a sua necessidade.

Método 1: Formatar Células

Provavelmente o método mais fácil e mais comum para se inserir zero à esquerda no Excel é usando a opção de Formatar Células. No exemplo abaixo temos uma sequência de números e desejamos inserir o zero à esquerda deles.

colocar zero à esquerda no Excel

Para isso, selecione as células que irão receber a formatação, em seguida utilize o atalho CTRL+1 para abrir a janela de formatação de células e escolha a categoria Personalizado.

como inserir zero à esquerda no Excel

Agora basta inserir um modelo personalizado conforme abaixo:

como por zero à esquerda no Excel

Essa opção irá inserir zero à esquerda de qualquer número com três algarismos, pois cada # inserido no exemplo acima representa um algarismo.

Se você estiver trabalhando com números grandes, basta inserir uma quantidade maior de # como, por exemplo: 0##########.

Como resultado do exemplo acima temos:

deixar zero à esquerda no Excel

Se você quiser inserir uma quantidade maior de zeros à esquerda, basta seguir o exemplo acima e adicionar a quantidade desejada na hora de personalizar a sua formatação. (exemplo: 000###).

Método 2: Utilizando a função TEXTO

Outra opção para inserir zero à esquerda no Excel é usando a função TEXTO. Essa função basicamente possibilita que você altere o modo de exibir um número, aplicando formatação a ele.

Sintaxe: =TEXTO(valor;formato_texto)

Onde:

  • valor: representa o valor que você deseja formatar.
  • fomato_texto: representa o formato que você deseja adotar na formatação. Deve ser usado com aspas.

No exemplo abaixo estamos usando a função TEXTO para formatar os valores com zero à esquerda.

zero à esquerda no Excel com função texto

O único ponto negativo desse método é que você precisará saber com quantas casas decimais irá trabalhar para poder usar a função corretamente. Mas fora isso, este também é um excelente método.


Método 3: Utilizando a função CONCATENAR com REPT

Outra possibilidade para você inserir zero à esquerda no Excel é usando a função CONCATENAR com a função REPT.

Dentre todos os métodos aqui apresentados, esse é o menos usado, mas vale a pena conferir para aumentar ainda mais seus conhecimentos.

Se você já conferiu este artigo aqui, já deve saber que a função CONCATENAR serve para unir valores ou palavras no Excel. Já a função REPT repete um determinado valor na quantidade de vezes que você definir.

Exemplo: =REPT(0;5) irá retornar 00000, ou seja, retornou cinco vezes o valor que você definiu.

Agora observe o exemplo abaixo e veja como usamos a função CONCATENAR com a função REPT para inserir zero à esquerda no Excel.

CONCATENAR com REPT

Observe que estamos dizendo para o Excel concatenar os valores de A1 com o texto 0 que será repetido três vezes. Como resultado temos 000123.

Gostou da dica? Para conferir mais dicas como essa, continue acompanhando o Excel Easy.