Como Aprender VBA? Um Guia para Iniciantes

Precisando de dicas para aprender VBA? Então você está no lugar certo!

O VBA (Visual Basic for Applications), é uma poderosa linguagem de programação interna que permite que você escreva suas próprias funções ou comandos usando uma aplicação do Ms Office (Excel, Word, etc).

Ao se familiarizar com o Excel, por exemplo, você notará que, embora ele ofereça um grande número de recursos, ele ainda não tem tudo o que você precisa para executar algumas de suas tarefas diárias. Essas tarefas podem incluir a criação de funções personalizadas, instruções repetitivas, tarefas de automação, etc.

E pensando nisso, a Microsoft forneceu o VBA como um preenchedor de lacunas; que permite aos usuários escrever seus próprios comandos para executar suas tarefas.

Mas por onde começar a aprender VBA? Quais são os primeiros passos e o que é importante saber? Acompanhe os detalhes a seguir, pois neste artigo você encontrará as respostas para essas perguntas.

As melhores dicas para aprender VBA

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conferir dicas de como aprender VBA:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Dica 1: Tenha uma motivo para aprender

Como aprender aprender VBA

Se você não tiver uma razão para começar a aprender VBA, com certeza ficará desanimado logo nos primeiros conceitos. Portanto, recomenda-se tentar aprender VBA motivado a solucionar algum problema real do seu dia a dia.

Se você já faz uso do Excel diariamente e percebe a necessidade em criar recursos avançados, então esse pode ser um bom caminho para dar início ao aprendizado. Quanto mais focado você estiver em solucionar um problema do seu dia a dia, mais natural será o aprendizado.

Por exemplo, quero gerar código de barras no Excel e imprimi-lo em adesivos que não tenham tamanho A4. Eu tenho um propósito, então tudo que eu preciso fazer é dividi-lo em etapas e fazer pesquisas para cada etapa.

Dica 2: Comece gravando macros

Começar a programar em VBA

Uma ótima opção para aprender VBA é começar gravando macros e posteriormente analisar o código gerado. Se você ainda não sabe o que é e como criar uma macro, então recomendamos a leitura do artigo: Como gravar Macros no Excel – um guia passo a passo

A grande vantagem de se fazer isso é que você pode usar o gravador para obter informações sobre quais ações você pode automatizar e se sentir mais confortável com a aparência do VBA. Mergulhe e brinque. Assim que você se sentir confortável com o gravador, duas coisas acontecerão?

  • Você vai perceber que existem algumas limitações em simplesmente gravar macros. Por exemplo, qualquer ação que exija algum tipo de coisa, como escolher qual data selecionar para um filtro ou saber quantas linhas estão em uma planilha, está além da capacidade do gravador de macros.
  • Você vai entender alguns conceitos básicos do código VBA. Mesmo que você nunca tenha tido contato com linguagens de programação antes, o VBA é fácil de aprender, especialmente quando o código que você está vendo é uma representação direta das ações que você acabou de fazer enquanto gravava a macro.



Dica 3: Lógica de programação

Se você quer aprender de fato a programar em VBA, então é fundamental aprender os principais conceitos de lógica de programação.

Para muitas pessoas, o termo “lógica de programação” pode parecer um bicho de sete cabeças, mas você pode encontrar facilmente na internet excelentes conteúdos que te ajudarão a conquistar rapidamente o aprendizado neste assunto. Um bom exemplo é esta série de vídeos do canal RBtech.

Dica 4: Conheça os recursos do Office

Como programar em VBA no Excel

Essa dica pode parecer óbvia, mas vale a pena ser destacada. Se você quer aprender VBA, você primeiro precisa conhecer os recursos do Ms Office.

Se você pretende programar VBA no Excel (o que é o mais comum do que outros softwares do Ms Office), então você precisará conhecer ao menos as funções avançadas como função matemática, função lógica e estatística, função de consulta e referência, declaração de condição e muito mais.


Dica 5: Aprenda praticando

Ninguém aprende a nadar apenas lendo um livro sobre conceitos de natação. Em outras palavras, os livros podem e devem fazer parte do aprendizado, mas você só vai aprender VBA quando colocar na prática toda a teoria aprendida (seja através de livros, vídeos, artigos, etc).

Portanto, se você decidir adquirir um curso ou um livro sobre VBA, tenha em mente de que terá que colocar em prática todo o conteúdo adquirido. E, conforme dito na primeira dica, se você quiser aprender da melhor maneira, pratique o que aprender relacionando o VBA com o seu trabalho atual. Comece a automatizar as coisas, mesmo que seja um trabalho manual simples, como inserir uma data em uma célula apenas clicando em um botão.

Dica 6: Não pule etapas

Para aprender VBA (ou qualquer outra linguagem de programação) é muito importante não pular etapas. Alguns usuários costumam não dar muita importância para conceitos básicos (exemplo: sub vs função, tipos de dados, depuração, etc) e posteriormente acabam tendo dificuldades e tropeços durante o processo.

Se estiver empenhado em realmente aprender, você pode gastar apenas de 1 a 2 horas com um bom tutorial e começar a entender os conceitos básicos do VBA. Então a partir daí você pode começar a codificar algo, enquanto realmente entende o que você está fazendo.

Dica Bônus 1: Livros para aprender VBA

Conforme mencionado anteriormente, os livros são uma das melhores ferramentas para quem deseja aprender VBA. E para te ajudar nessa jornada, separamos abaixo os melhores títulos da atualidade para dominar o VBA no Excel:

Dica Bônus 2: Cursos para aprender VBA

Se você pretende aprender VBA de maneira rápida e prática, então um curso pode ser uma boa opção. Abaixo listamos os alguns dos melhores cursos de VBA para você fazer (e o melhor de tudo, sem precisar sair de casa).

Dica Bônus 3: Melhores Fóruns

Os fóruns são um dos recursos mais fantásticos que existe para aprender a programar, tirar dúvidas e trocar ideias com outros usuários. Atualmente é possível encontrar na internet diversos fóruns sobre programação VBA. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

E então, o que achou das dicas para aprender VBA? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!