Como calcular idade no Excel facilmente

Quem trabalha com o Excel sabe que existem certas atividades que são constantemente realizadas, havendo assim a necessidade de automatiza-las quando possível para melhorar a produtividade diária.
Um exemplo disso são os cálculos de Idade no Excel. E quem trabalha com planilhas de cadastro de clientes ou simplesmente precisa trabalhar com cálculos de datas precisa automatizar esse processo para facilitar seu trabalho.
E como em muitos processos no Excel, calcular idade também pode ser automatizado. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como.

Calculando idade no Excel

como calcular a idade no excel
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como calcular idade no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Para que você possa aprender a calcular idades no Excel de maneira efetiva, separamos a seguir uma planilha que contém o nome, a data de nascimento e a data a atual. Neste caso, queremos basicamente calcular a idade dos cadastrados com base na data de nascimento e data atual.

Calcular idade com o Excel

Função =HOJE para Data Atual

Sintaxe: AGORA()

Para completar o campo “Data Atual” utilizamos a função =HOJE que retornará sempre a data mais atual sempre que você abrir a planilha.

calcular idade no Excel

*Você também poderá utilizar a função =AGORA. Neste caso, basta formatar a célula para aparecer o formato somente em data.

Uma vez tendo utilizado a função =HOJE, basta agora replicar a função para as demais células conforme abaixo:

Como calcular Idade no Excel

Funçã0 =INT para calcular idade

Sintaxe: INT(núm)

Onde:

Núm: representa o número ou a referência de uma célula que se pretende arredondar.

Agora para calcularmos a idade, basicamente temos que subtrair a data atual pela data de nascimento de cada cadastro. O resultado dividimos por 364,25

*365 representa a quantidade de dias no ano. Já  0,25 representa os anos bissextos. Portanto, como temos 1 dia a mais a cada 4 anos, dividimos por 4. (1/4=0,25). Assim temos 365,25.

Para fazer essa subtração queremos que o Excel retorne valores inteiro, afinal, ninguém tem 45,6 anos, por exemplo. E para isso, utilizaremos a função =INT(). Veja o exemplo:

Aprenda a calcular Idade no Excel

Note no exemplo acima que estamos dizendo para o Excel mostrar o número inteiro da subtração entre data_atual – data_de_nascimento. O resultado deverá ser divido por 365,25.

Como resultado temos:

idade no excel

Podemos ainda realizar a mudança automática das idades alterando a data de nascimento dos usuários cadastrados. Vejamos o exemplo abaixo:

idade automática no Excel

 

Viu como é fácil? Agora você não terá mais dificuldades na hora de calcular idade no Excel, tornando seus trabalhos mais práticos!

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para conferir mais dicas de Excel como essa!