Caixa de Seleção no Excel: Como criar?

Caixa de Seleção no Excel (também conhecidas como Checkbox) é um recurso muito útil, pois facilita o preenchimento de dados e impede que os usuários insiram informações indesejadas em seus formulários.

No artigo de hoje, mostraremos como criar caixas de seleção no Excel, além de um exemplo prático de como elas podem facilitar as tarefas de análise de dados. Confira!

Como adicionar uma caixa de seleção no Excel?

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar caixas de seleção no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

A opção para adicionar Caixa de Seleção no Excel está disponível na aba Desenvolvedor. Caso você não tenha essa aba habilitada no seu Excel, confira aqui o passo a passo para habilita-la.

Após ter habilitado a guia, acesse Desenvolvedor > Inserir e selecione a caixa de seleção e arraste para a área da Planilha conforme é mostrado abaixo:

caixa de seleção no Excel

Uma vez tendo inserido a caixa de seleção, você poderá formata-la. E para isso, basta clicar com o botão direito sobre a caixa inserida e escolher a opção “Formatar Controle“.

Caixas de seleção no Excel - como criar

Na janela “Formatar Controle” você pode escolher se a caixa de seleção ficará por padrão selecionada ou não. Na opção “Vínculo da Célula” é possível escolher a célula na sua planilha que deverá mostrar se a caixa de seleção está selecionada ou não. Neste caso, a célula irá retornar o valor Falso para não selecionado e Verdadeiro caso a caixa esteja selecionada.

Como fazer caixa de seleção no Excel

Outras opções como cores e tamanho do texto poderão ser ajustadas nas demais abas.

Exemplo de como usar Caixas de seleção no Excel

As caixas de seleção no Excel podem ser utilizadas para a criação de diversos modelos de formulários. Abaixo criamos um simples exemplo para ilustrar o uso desse recurso. Neste exemplo, é possível controlar o estoque de um mercearia ao selecionar as caixas de cada produto e alterando a sua disponibilidade.

Caixa de seleção no Excel

No exemplo acima, basicamente criamos as caixas o formulário e vinculamos cada caixa para mostrar Verdadeiro/Falso na Coluna E. Feito isso, usamos a função SE na coluna C.

Para facilitar ainda mais o seu aprendizado, você poderá fazer baixar a planilha com este exemplo já pronto neste link.

Dicas Bônus:

  • Para inserir várias caixas de seleção em sua planilha, basta inserir uma única caixa conforme mostrado anteriormente e utilizar a alça de preenchimento para replicar para as demais células.
  • Para excluir várias caixas de seleção de uma só vez. Navegue até a guia “Início”> “Localizar e selecionar”> “Ir para especial”. Agora na janela “Ir para especial”, selecione o botão de opção “Objetos” e clique em “Ok”. Isso irá selecionar todas as caixas de seleção na folha, e agora simplesmente Delete para excluí-las.

Importante: Esse método de e irá eliminar todos os objetos (como: caixas de seleção, botões, caixas de combinação, etc.) da sua planilha. Se a planilha tiver outros objetos além das caixas de seleção e, em seguida, excluí-los, navegue até a guia “Início”> “Localizar e selecionar”> “Painel de seleção”. Selecione os objetos que deseja excluir no “Painel de Seleção” e pressione a tecla Delete.

 

E então, gostou da dica? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam aprender mais sobre Excel!

  • Admin

    Olá André!
    Obrigado pelo feedback.
    Infelizmente esse processo deve ser feito manualmente, ou seja, quando você usar a alça de preenchimento, terá que alterar a referência de cada caixa de seleção manualmente.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição!