Aprenda a bloquear Planilhas e Células no Excel

Bloquear planilhas e células no Excel é um recurso muito útil para cenários onde por exemplo, mais de uma pessoa ou departamento utiliza a mesma planilha ou ainda quando esta planilha possui informações confidencias e não podem ser exibidas para terceiros ou quando determinados campos da planilha devem ser bloqueados para edição. Enfim, são as diversas as possibilidades e necessidades. Mas e você, sabe como proceder o bloqueio de uma planilha no Excel?

Pensando neste assunto, a dica de hoje irá mostrar os tipos de bloqueios que podem ser realizados em planilhas no Excel bem como o passo a passo para efetua-los. Acompanhe detalhes a seguir:

Saiba como bloquear Planilhas e Células no Excel

bloquear Planilhas e Células

Bloqueando Pastas de Trabalho

A primeira opção de bloqueios de planilha é feita de modo a impossibilitar sua abertura/ leitura, ou seja, o usuário não será capaz de abrir a planilha ao menos que insira a senha para desbloqueio. Para esta ocasião de bloqueio siga os passos abaixo:
Com a planilha que se deseja bloquear aberta, acesse: guia Arquivo > Informações e em seguida escolha a opção Proteger Pasta de Trabalho.

Como bloquear Planilhas e Células

Escolha a opção Criptografar com Senha

Aprenda bloquear Planilhas e Células

Será solicitada uma senha na nova janela. Insira uma senha e confirme a mesma senha na janela seguinte.

bloquear Planilhas e Células no Excel 05

Note que após inserir a senha a opção de Proteger Pasta de Trabalha mudará de cor de modo a indicar que está protegida.

Aprenda bloquear Planilhas e Células

Para testar o bloqueio da planilha basta fecha-la (Provavelmente será solicitado salvar alterações. Salve caso seja solicitado). Abra novamente a planilha e veja que será solicitado uma senha de modo que não é possível visualizar o conteúdo da planilha.

Como bloquear Planilhas e Células no Excel

Insira a senha criada anteriormente para desbloquear e utilizar a planilha.

Removendo proteção

O procedimento para remover a proteção e não ser solicitado senha de acesso é o mesmo para inserir a senha. Neste caso acesse guia Arquivo > Informações > Proteger Pasta de Trabalho > Criptografar com Senha. Na janela que irá se abrir, apague a senha que foi inserida e clique em OK. Pronto! Agora sua planilha estará livre de proteção com senhas.

Proteção para editar planilhas

A proteção contra edição de planilhas permite que o usuários visualizem a planilha porém impede que estes façam quaisquer alterações.

Veja os passos abaixo como aplicar este tipo de proteção:
1- Com a planilha aberta acesse a guia Revisão > Proteger Planilha.
2- Será solicitado a criação de uma senha conforme imagem abaixo. Insira a senha e repita o procedimento na janela seguinte:

img7

Observe que apesar da proteção com senha, ainda é possível criar exceções de proteção marcando as caixas de permissões. Ou seja, podemos permitir que o usuário formate células, porém não excluía linhas por exemplo. Para o exemplo acima, vamos deixar todas as caixas desmarcadas e clicar em OK para aplicar a proteção. Deste modo toda a planilha será protegida sendo habilitada somente a sua leitura.

3- Feche o arquivo salvando as alterações a abra-o novamente para conferir o resultado.

Removendo a proteção

Para remover a proteção contra edição da planilha basta acessar a guia Revisão > Desproteger Planilha. Será solicitada a senha inserida anteriormente. Insira a senha e pronto! Sua planilha estará desprotegida para edição.

Observação: Os passos citados anteriormente refere-se ao bloqueio de uma única planilha. Caso deseje bloquear toda a pasta de trabalho contra edição acesse a aba Revisão > Proteger Pasta de Trabalho e siga os passos citados anteriormente, deste modo as aplicações de segurança serão aplicadas em todas as planilhas da pasta de trabalho.

 

Protegendo células

A proteção de células é utilizada quando se deseja bloquear somente determinadas células de uma planilha. Este recurso é muito comum quando se compartilha uma mesma planilha com mais de uma pessoa ou departamento. Deste modo, ao bloquear somente células específicas faz com que outra pessoa tenha acesso a edição da planilha excedo as celulas bloqueadas, ou ainda acesso somente de células específicas para edição.

Note: Para compreender o conceito de bloqueio de células, observe que todas as células no Excel já são bloqueadas porém este bloqueio só entra em vigor quando é acionado a proteção de planilhas. Observe no exemplo anterior que ao acionarmos a opção de proteção da planilha, todas as células foram protegidas pois por padrão todas estão bloqueadas.

 

Sendo assim, para proteger somente um conjunto específico de células ou deixar somente determinado intervalo de células desbloqueado, siga os passos abaixo:
1) Selecione somente as células que ficarão desbloqueadas, em seguida acesse a guia Página Inicial> Formatar. Observe que a opção Bloquear Célula estará ativa. Deste modo, clique uma unica vez para desativa-la.

img8

2) Em seguida acesse a guia Revisão > Proteger Planilha. Na janela que irá se abrir escolha somente a opção Permitir que todos os usuários desta planilha possam: Selecionar células desbloqueadas.

img9

3) Insira e confirme a senha e teste o resultado. Note que somente as células que desbloqueamos anteriormente estão ativas para edição.

E você, tem alguma dúvida para bloquear planilhas e células no Excel? Comente abaixo:

  • silas doas santos maciel

    Parabens aos criadores. Dicas de extrema importancia e com explicações simples..
    Obrigado pelo site