AutoSoma no Excel: Como usar essa ferramenta?

Quer aprender a usar o recurso de AutoSoma no Excel? Então você está no lugar certo!

AutoSoma é um recurso no Excel muito interessante que pode poupar tempo se você precisar somar linhas ou colunas. Muitas vezes é mais rápido do que criar uma fórmula à mão, especialmente quando você possui uma grande quantidade de dados para serem somados.

Com a AutoSoma, o Excel irá somar automaticamente um intervalo de células e colocar o resultado na célula seguinte. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como usar essa ferramenta.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a ferramenta de AutoSoma no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Onde está o botão AutoSoma no Excel?

O botão AutoSoma está disponível em 2 locais no Excel.

1. Guia Página Inicial> Grupo de Edição > AutoSoma

AutoSoma no Excel botão

2. Guia Fórmulas > Grupo Biblioteca de funções > AutoSoma:

icone de AutoSoma no Excel

Se você for um desses usuários do Excel que preferem trabalhar com o teclado em vez do mouse, você pode usar o seguinte atalho de teclado do Excel AutoSoma para as células totais: ALT + =

AutoSoma no Excel atalho

Como usar AutoSoma no Excel?

Sempre que você precisar somar um único intervalo de células, seja uma coluna, linha ou várias colunas ou linhas adjacentes, você pode usar a AutoSoma para calcular automaticamente para você.

Para usar a AutoSoma no Excel, siga estas 3 etapas:

1. Selecione uma célula ao lado dos números que deseja somar:

  • Para somar uma coluna , selecione a célula imediatamente abaixo do último valor na coluna.
  • Para somar uma linha , selecione a célula à direita do último número na linha.

AutoSoma no Excel para linhas e colunas

2. Clique no botão AutoSoma na guia Página Inicial ou Fórmulas. (conforme mostrado anteriormente).

A função SOMA irá aparecer na célula selecionada e um intervalo de células ficará destacado (B2:B6 neste exemplo):

AutoSoma no Excel para coluna

3. Pressione a tecla Enter para completar a fórmula.

Importante: Na maioria dos casos, o Excel seleciona o intervalo correto de células a serem somadas. Em um caso raro, quando um intervalo errado é selecionado, você pode corrigi-lo manualmente, digitando o intervalo desejado na fórmula ou arrastando o cursor através das células que deseja somar.

Como usar a AutoSoma com outras funções

Além de somar células, você pode usar o botão AutoSoma do Excel para inserir outras funções, como:

  • Média – para retornar a média (média aritmética) dos números.
  • Contar Números – para contar células com números.
  • Máx – para obter o maior valor.
  • Mín – para obter o menor valor.

Tudo o que você precisa fazer é selecionar uma célula onde você deseja inserir uma fórmula, clicar na seta suspensa do botão AutoSoma e escolher a função desejada na lista. O exemplo abaixo mostra como é possível obter um maior valor de uma coluna usando o recurso de AutoSoma.

AutoSoma no Excel - máx


Dicas para usar AutoSoma no Excel

Agora que você já sabe como usar o AutoSoma no Excel para somar células automaticamente, você pode querer aprender alguns de truques de economia de tempo para tornar seu trabalho ainda mais eficiente. Confira a seguir algumas dicas:

Como usar AutoSoma em mais de uma célula por vez

Se quiser somar valores em várias colunas ou linhas, selecione todas as células nas quais deseja inserir a fórmula Soma e, em seguida, clique no botão AutoSoma na faixa de opções ou use o atalho ALT + =. Veja o exemplo abaixo:

AutoSoma em mais de uma célula por vez

AutoSoma em células específicas

Para somar apenas certas células em uma coluna, selecione essas células e clique no botão AutoSoma . Isso trará o total apenas das células selecionadas:

AutoSoma em células específicas

O mesmo pode ser feito para somar apenas linhas específicas.

Como copiar uma fórmula de AutoSoma para outras células

Uma vez que você usou a AutoSoma em uma célula, você pode copiar essa fórmula para outras células usando a alça de preenchimento do Excel.

Neste caso, basta lembrar que a AutoSoma do Excel usa referências de células relativas (sem $) que se ajustam à nova localização da fórmula com base na posição relativa de linhas e colunas.

Por exemplo: Você inseriu AutoSoma na célula A10 para somar os valores na coluna A: =SOMA(A1:A9). E quando você copia essa fórmula para a célula B10, ela se transformará =SOMA(B1:B9)e totalizará os números na coluna B.

Na maioria dos casos, é exatamente o que você precisa. Mas se você quiser copiar a fórmula para outra célula sem alterar as referências da célula, você precisaria corrigir as referências adicionando o sinal $. Consulte o artigo: Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas para obter detalhes completos.

 

E então, o que achou da explicação a respeito da ferramenta de AutoSoma no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!