Aprenda Macros no Excel sem mistérios

Muitas pessoas até conhecem as principais funções e comandos no Excel e sabem trabalhar com este software de maneira relativamente bem. Porém quando se comenta a respeito do uso de Macros, tais pessoas acabam fugindo do assunto por parecer algo complexo.
Pensando neste assunto, a dica de hoje irá mostrar o quão as pessoas estão enganadas a respeito de Macros no Excel, e ao contrário do que se possa parecer, este recurso é extremamente fácil de ser implementado. Veja detalhes a seguir:

 

Criando Macros no Excel facilmente

O que é Macro?

Quando o assunto são Macros no Excel eu particularmente gosto de fazer uma simples analogia para que as pessoas possam compreender este recurso, então vamos lá:

Imagine você tendo que contar uma história para uma pessoa, e a cada instante uma nova pessoa deseja saber a mesma história e deste modo você terá que repetir sempre as mesmas palavras chegando num momento em que você desejará ter um gravador para não precisar mais contar a mesma história.

Na vida real este procedimento aparenta um tanto quanto inconveniente, porém no Excel isto é possível utilizando Macros.
As Macros no Excel são maneiras práticas de executar comandos e pode-se defini-la com uma ação ou conjunto de ações que podem ser executadas quantas vezes você desejar.

Exemplo Prático: 

Suponhamos que diariamente você precise criar uma nova tabela conforme abaixo:

Macros no Excel
Observação: Por mais que tal tabela seja simples, veja este caso com o exemplo mais simplificado possível. Ou seja, este exemplo pode ser substituído por qualquer operação que você deseja executar com frequência no Excel.
Sendo assim, observa-se que criar diariamente a mesma tabela poderá tomar algum tempo que talvez seja desnecessário.
Deste modo, podemos criar uma macro que crie a nossa tabela com um simples comando ou com um “apertar de botão”, trazendo-a já pronta e formatada.

Criando Macros

Para o exemplo acima, vamos iniciar com uma planilha em branco. Acesse a aba Desenvolvedor. (Caso esta aba não este disponível, veja como ativa-la).

1)- No grupo Código da guia Desenvolvedor, clique em Gravar Macro conforme mostra imagem abaixo:

Criar Macros no Excel
 2)- Será aberta uma nova janela conforme mostra imagem abaixo:
Macros no Excel 03
  • Nome da macro: Atribua um nome para a macro sem espaços.
  • Teclado de atalho: A opção de atalho não é obrigatória caso você pretenda executar a macro por meio de um botão, porém caso deseja inserir um atalho certifique-se de que este já não esteja em uso no Excel.
  • Armazenar macro em: Escolha onde a macro será armazenada.
  • Descrição: No campo descrição é possível inserir um breve comentário a respeito da função da macro que será criada, porém este campo também não é obrigatório.
Após preencher as informações nesta etapa clique em OK e note que a macro já está sendo grava.
IMPORTANTE: Nesta fase recomenda-se atenção nas ações executadas pois todas serão gravadas na Macro.
3)- Para o exemplo citado acima, vamos criar a nossa planilha e formata-la normalmente conforme mostrado anteriormente.
Ao término das operações acesse o grupo Código da guia Desenvolvedor, clique em Parar Gravação conforme mostra imagem abaixo:
Aprenda Macros no Excel
Para testar a Macro utilize a tabela de atalho inserida para a Macro. Outro meio de executa-la é inserindo um simples botão e atribuindo a macro criada. Para isto siga os passos abaixo:
1)- Acesse aba Inserir> Formas e escolhe uma forma para o botão que se deseja criar e desenhe-o na planilha conforme imagens abaixo.
 Macros no Excel Passo a Passo
 2)- Com o botão já criado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Atribuir Macro.
Macros no Excel facilmente
3)- Será aberta uma nova janela com as Macros já criadas. Escolha a Macro desejada e clique em OK. Pronto agora o botão se encarregara de executar a Macro toda vez que for acionado funcionando assim como um botão de “Play”.Viu como é fácil? Agora as Macros não serão mais assuntos a serem evitados quando você for questionado a respeito deste recurso.
Note ainda que podemos criar e configurar Macros por meio de códigos utilizando o VBA, mas esta dica ficará para um próximo post.