Função DIREITA e ESQUERDA no Excel – como usar?

Algumas funções no Excel são constantemente usadas como é o caso do PROCV, SOMASE, SE, entre outras. Por outro lado, o Excel possui algumas funções que são pouco usadas, seja pela falta de conhecimento dos usuários ou pela necessidade no dia a dia

Duas dessas funções pouco comuns é a função Direita e Esquerda, no entanto, ambas podem ser muito úteis em determinadas ocasiões. Mas afinal, você sabe para que serve essas duas funções no Excel? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba como usar essas duas funções.

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar as funções DIREITA e ESQUERDA no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Função DIREITA e ESQUERDA: Para que servem?

A função DIREITA retorna o último caractere ou caracteres em uma cadeia de texto, com base no número de caracteres especificado. Já e função ESQUERDA retorna o primeiro caractere ou caracteres em uma cadeia de texto, com base no número de caracteres especificado.
Ficou confuso? Calma que você irá entender nos exemplos a seguir 🙂

Sintaxe da função DIREITA e ESQUERDA

DIREITA(texto,[núm_caract]) ESQUERDA(texto,[núm_caract])

Onde:

Texto: Campo obrigatório. A cadeia de texto que contém os caracteres que você deseja extrair.
Núm_caract: Campo opcional. Especifica o número de caracteres que DIREITA deve extrair.

Exemplos 1: Extraindo caracteres

Digamos que você tenha uma lista de contatos telefônicos e precisa de uma lista com os números, mas quer apenas os quatro primeiros dígitos deles. Neste caso, basta usar as funções ESQUERDA e DIREITA para conseguir tal objetivo.

Vejamos o exemplo abaixo:

Note que estamos simplesmente dizendo para o Excel extrair da célula B2 os quatro primeiros caracteres da esquerda.

Agora se quisermos extrair os quatro primeiros números da direita, basta usar a função DIREITA conforme o exemplo abaixo:

Observação: Se você quiser extrair apenas o primeiro caracter (da direita ou da esquerda), basta usar da função DIREITA ou ESQUERDA sem especificar o núm_caract. Exemplo: =DIREITA(B4) ou =ESQUERDA(B2).

Exemplo 2: Separando nomes

Outra utilidade para as funções DIREITA e ESQUERDA é para aqueles casos onde você precisa separar nomes de sobrenomes. Neste caso, será necessário utilizarmos as função LOCALIZAR e a função NÚM.CARACT. Vejamos alguns exemplos para melhor compreensão:

função direita e esquerda no Excel

No exemplo abaixo usamos a função ESQUERDA aninhada com a função LOCALIZAR para trazer o primeiro nome do personagem.

função esquerda no Excel

Observe que estamos dizendo para o Excel nos trazer os caracteres da esquerda até ele localizar um espaço em branco.

Agora para mostrarmos o sobrenome dos personagens, vamos usar a função DIREITA aninhada com a função NÚM.CARACT

Função NÚM.CARACT: retorna o número de caracteres em uma cadeia de texto.

função direita com núm.caract

Observe que estamos basicamente dizendo para o Excel contar o número de caracteres de A2 (nome completo) e subtrair a diferença pela quantidade de caracteres do primeiro nome. Como resultado teremos apenas o sobrenome.

 

E então, gostou da dica? Compartilhe este post para que outras pessoas possam conhecer as funções DIREITA e ESQUERDA e continue acompanhando nosso site para ficar por dentro de mais dicas de Excel!