Gráfico Waffle no Excel: Como criar?

Você já ouviu falar em gráfico Waffle no Excel? Este modelo realmente não é muito comum e não existe uma template pronta no Excel assim como os gráficos de pizza ou barras, mas essa é uma ótima opção de gráficos para você apresentar em seus relatórios e dashboards e até mesmo impressionar seu chefe.

Sem mais delongas, confira maiores detalhes a seguir e aprenda a criar um gráfico Waffle no Excel de maneira simples!

Como criar um gráfico waffle
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico waffle no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Razões para usar um gráfico Waffle no Excel

  • Proporciona fácil interpretação dos dados;
  • Excelente para apresentar métricas;
  • Enriquece o valor de relatórios e dashboards.

Como criar um gráfico Waffle?

Criar um gráfico Waffle no Excel usando formatação condicional é um processo de três etapas:

  1. Criando o Gráfico Waffle dentro da Grade.
  2. Criando a etiqueta.
  3. Criando uma imagem vinculada que pode ser usada em dashboards no Excel.




1.  Criando o Gráfico Waffle dentro da grade

  • Em uma planilha, selecione uma grade de 10 linhas e 10 colunas e redimensione-a para que pareça com a grade como mostrado nos gráficos de waffles.

Gráfico Waffle

  • Na grade 10X10, insira os valores com 1% na célula inferior esquerda da grade (C13 neste exemplo) e 100% na célula superior direita da grade (L4 neste caso)

Você pode inserir manualmente esses valores ou usar uma fórmula. Abaixo está a fórmula que funcionará para o intervalo especificado de células (você pode modificar as referências para trabalhar em qualquer grade de células):

=(COLS($C4:C$13)+10*(LINS(C4:$C$13)-1))/100

Obs: Insira a fórmula na primeira célula da grade e tecle Enter. Arraste a fórmula para a direita e depois para baixo para replicar a fórmula para a demais células. Caso tenha dificuldades com a fórmula, você poderá inserir os valores manualmente na grade, pois o resultado final será o mesmo.

  • Com a grade selecionada, vá para Página Inicial -> Formatação condicional -> Nova regra
  • Na caixa de diálogo Nova regra de formatação, selecione Formatar apenas células que contenham e especifiquem o valor é menor ou igual a A2 (a célula que contém o valor da métrica a ser mostrada no gráfico).

Clique no botão formatar e insira uma formatação (preenchimento, cor de texto e bordas) para as células que atenderem à condição criada. Como resultado teremos:

formatação condicional para gráfico

Se você quiser deixar o gráfico mais bonito, pode ser interessante ocultar os valores que não atendem ao critério da validação de dados que você criou. Então, pra isso, você poderá criar uma nova regra de validação de dados da seguinte maneira:

1. Selecione novamente a grade. Depois acesse a guia Página Inicial > Formatação condicional > Nova regra.

2. Na caixa de diálogo Nova regra de formatação, selecione Formatar apenas células que contenham e especifique o valor é Maior do que a A2 (a célula que contém o valor da métrica a ser mostrada no gráfico).

3. Em seguida, Clique no botão formatar e insira uma formatação (preenchimento, cor de texto e bordas) para as células que atenderem à condição criada. Neste exemplo, iremos vou formatar essa regra com um fundo cinza e a cor da fonte com a mesma tonalidade de cinza. Lembrando que essa formatação de cores fica ao seu critério Ok.?

4. Para finalizar, basta clicar em OK.

Excel gráfico Waffle


2. Criando a etiqueta do gráfico

Agora que criamos o gráfico, iremos criar a etiqueta para seja mostrado o percentual conforme o gráfico é atualizado. Para isso basta ir até a guia Inserir > Texto > Caixa de Texto. Clique em qualquer região próxima do gráfico e insira a caixa de Texto. Em seguida, referencie o valor da métrica conforme mostrado abaixo:

Formate a etiqueta e posicione sobre o gráfico conforme mostra a imagem abaixo:

Como fazer um gráfico Waffle no Excel

3. Criando uma imagem vinculada 

Após ter criado o gráfico Waffle no Excel, você poderá inseri-lo em seu dashboard e para isso basta selecioná-lo, teclar Ctrl+C e no local de destino escolha a opção Colar Especial > Imagem Vinculada.

Colar imagem vinculada

Deste modo, sempre que você atualizar o seu gráfico, a sua imagem vinculada também será atualizada.

Baixe aqui a planilha com um exemplo de gráfico Waffle no Excel.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!