Gráfico Waffle no Excel: Como criar?

Você já ouviu falar em gráfico Waffle no Excel? Este modelo realmente não é muito comum e não existe uma template pronta no Excel assim como os gráficos de pizza ou barras, mas essa é uma ótima opção de gráficos para você apresentar em seus relatórios e dashboards e até mesmo impressionar seu chefe.

Sem mais delongas, confira maiores detalhes a seguir e aprenda a criar um gráfico Waffle no Excel de maneira simples!

Como criar um gráfico waffle
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico waffle no Excel:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Razões para usar um gráfico Waffle no Excel

  • Proporciona fácil interpretação dos dados;
  • Excelente para apresentar métricas;
  • Enriquece o valor de relatórios e dashboards.

Como criar um gráfico Waffle?

Criar um gráfico Waffle no Excel usando formatação condicional é um processo de três etapas:

  1. Criando o Gráfico Waffle dentro da Grade.
  2. Criando a etiqueta.
  3. Criando uma imagem vinculada que pode ser usada em dashboards no Excel.

1.  Criando o Gráfico Waffle dentro da grade

  • Em uma planilha, selecione uma grade de 10 linhas e 10 colunas e redimensione-a para que pareça com a grade como mostrado nos gráficos de waffles.

  • Na grade 10X10, insira os valores com 1% na célula inferior esquerda da grade (C13 neste exemplo) e 100% na célula superior direita da grade (L4 neste caso). Você pode inseri-lo manualmente ou usar uma fórmula. Abaixo está a fórmula que funcionará para o intervalo especificado de células (você pode modificar as referências para trabalhar em qualquer grade de células):

=(COLS($C4:C$13)+10*(LINS(C4:$C$13)-1))/100

Obs: Insira a fórmula na primeira célula da grade e tecle Enter. Arraste a fórmula para a direita e depois para baixo para replicar a fórmula para a demais células. Caso tenha dificuldades com a fórmula, você poderá inserir os valores manualmente na grade.

  • Com a grade selecionada, vá para Página Inicial -> Formatação condicional -> Nova regra
  • Na caixa de diálogo Nova regra de formatação, selecione Formatar apenas células que contenham e especifiquem o valor é menor ou igual a A2 (a célula que contém o valor da métrica a ser mostrada no gráfico).

Clique no botão formatar e insira uma formatação (preenchimento, cor de texto e bordas) para as células que atenderem à condição criada. Como resultado teremos:

Para esconder os demais números, basta pintar as células.

2. Criando a etiqueta

Agora que criamos o gráfico, iremos criar a etiqueta para seja mostrado o percentual conforme o gráfico é atualizado. Para isso basta ir até a guia Inserir > Texto > Caixa de Texto. Clique em qualquer região próxima do gráfico e insira a etiqueta referenciando o valor da métrica conforme mostrado abaixo:

Formate a etiqueta e posicione sobre o gráfico conforme mostra a imagem abaixo:

3. Criando uma imagem vinculada 

Após ter criado o gráfico Waffle no Excel, você poderá inseri-lo em sua dashboard e para isso basta selecioná-lo, teclar Ctrl+C e na planilha de destino escolha a opção.

 

Gostou da dica? Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando nosso site!