Gráfico de Termômetro no Excel: Como criar?

O gráfico de termômetro no Excel pode ser uma boa maneira de representar dados quando você possui o valor real e o valor alvo. Um bom exemplo poderia ser uma planilha de doações onde você pretende adquirir um valor X como meta. Em nossa sessão de planilhas você também podem encontrar outro exemplo que é a Planilha de Meta para economia.

Mas e você, sabe como criar um gráfico de Termômetro no Excel? Continue acompanhando este post e veja como é fácil!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico de termômetro no Excel.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Gráfico de Termômetro no Excel: passo a passo

Passo 1: O primeiro passo para criar um gráfico de termômetro no Excel é simplesmente ter os dados para o valor atual e o valor alvo. Veja o exemplo abaixo:

Como fazer gráfico de termômetro no Excel

Passo 2: Selecione os pontos de dados, vá para Inserir -> Gráficos -> Gráfico de coluna em cluster 2D. Isso irá inserir um gráfico com 2 barras conforme mostra a imagem abaixo:

gráfico em forma de termômetro no Excel

Passo 3: Com o gráfico selecionado, vá até Design -> Dados -> Alternar linha / coluna

Note que o gráfico irá mudar de cor conforme mostra a imagem abaixo:

Passo 4: Clique com o botão direito do mouse na segunda barra (laranja neste exemplo) e selecione Formatar Série de Dados

Passo 5: No painel de tarefas Formatar Série de Dados (ou na caixa de diálogo se você estiver usando o Excel 2010 ou 2007), selecione Eixo secundário nas opções da série. Isso fará com que ambas as barras se alinhem uma sobre a outra.

Note que há dois eixos verticais com valores diferentes. Clique com o botão direito do mouse no eixo vertical à esquerda e selecione Formatar Eixo. No painel de tarefas Formatar o eixo, altere o valor limite máximo para 100. Repita o mesmo processo para o eixo vertical à direita. Quando você faz isso, o limite superior de ambos os eixos ficam como 100.

Passo 6: Clique com o botão direito do mouse sobre a barra visível no gráfico e selecione Formatar Série de Dados. Na aba que se abrir, faça o seguinte:

  • Preenchimento: sem preenchimento
  • Borda: Linha sólida

Passo 7: Exclua o título do gráfico, as linhas de grade, legenda e o eixo vertical direito. Selecione o eixo vertical à esquerda, clique com o botão direito e selecione Formatar eixo. No painel de tarefas Formatar o eixo, selecione Marcas de Escala > Tipo Principal: Interno. Redimensione o gráfico para que pareça um termômetro.

 

Passo 8: Para finalizar, agora vá Inserir -> Formas, e insira um círculo. Dê a mesma cor que o gráfico do termômetro e alinhe-o até a parte inferior.

Pronto! Seu gráfico de termômetro está criado!

 

gráfico formato de termômetro no Excel

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para conferir mais tutoriais de Excel!