3 maneiras de ocultar fórmulas no Excel

Utilizar fórmulas no Excel pode tornar as tarefas diárias mais fáceis para qualquer usuário, afinal o Excel oferece fórmulas para praticamente qualquer operação.

Mas se você pretende compartilhar suas planilhas com outras pessoas, provavelmente você não irá desejar que editem suas fórmulas, sendo neste caso, necessário ocultá-las. E pensando nisso, hoje ensinaremos a você algumas dicas para ocultar fórmulas no Excel. Confira!



Aprenda a ocultar fórmulas no Excel facilmente

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas de Excel Online.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

1. Alternando a opção ‘Mostrar fórmulas’ no Excel

Este provavelmente é método é o mais simples de todos. Para alternar a opção ‘Mostrar Fórmulas’ no Excel simplesmente siga as etapas abaixo:

1. Com sua planilha do Excel aberta, acesse a guia “Fórmulas”.
2. Lá você verá uma opção ‘Mostrar fórmulas’, clicando uma vez sobre esse botão irá revelar todas as fórmulas e clicando duas vezes irá esconder as fórmulas.

Aprenda a ocultar fórmulas no Excel

Para este método, também é possível utilizar as teclas de atalho “Ctrl + ~”. Deste modo, pressione as teclas uma vez  e  o Excel mostrará todas as fórmulas e ao pressioná-la novamente as fórmulas da sua planilha ficarão ocultas.

Como se pode observar, este método não é completamente seguro, pois as fórmulas ainda poderão ser visualizadas ao ativar a opção na barra de fórmula superior e neste caso. Entretanto esta opção é adequada para casos onde apenas se deseja esconder suas fórmulas que aparecem dentro das células.

2. Substituindo a fórmula com Valores

Esta é uma maneira fácil de se livrar de todas as suas fórmulas de uma só vez. Aqui vamos substituir a fórmula pelo valor que ela resultou. Isso irá remover todas as fórmulas e irá substituí-las com os valores correspondentes.

Importante: Use esse método somente se você não precisar das fórmulas novamente.

ocultar fórmulas em planilhas no Excel

1. Selecione o intervalo em que você aplicou a fórmula.

2. Agora, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Colar especial” no menu.

3. Depois que a janela de colar especial for aberta, selecione o botão de rádio ‘Valores’ e clique em ‘OK’. Isso irá substituir todas as fórmulas com seus valores.

Este método não é adequado se você pode precisar a fórmula novamente no futuro próximo.Em tais casos, o próximo método é muito útil.

3. Escondendo a fórmula protegendo a folha do Excel

Outra maneira de ocultar fórmulas no Excel é optando pela proteção da Planilha. Este método é indicado para quando você pretende esconder suas fórmulas temporariamente e usá-las novamente quando desejar.

Nesta dica primeiro será preciso ocultar as fórmulas de célula e, em seguida, bloquear a folha de Excel. Veja os passos abaixo:

1. Primeiro, selecione todas as células para as quais você aplicou a fórmula.

2. Depois disso, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção ‘Formatar células’.

3. Em seguida, na janela “Formatar células”, navegue até a guia de proteção.

4. Na guia proteção, marque a caixa de seleção ‘Oculto’ e clique em ‘OK’.

  • Uma coisa que precisamos deixar claro é que apenas selecionar a caixa de seleção “Ocultas” não pode fazer nada até que você tenha protegido a folha de Excel.

Para proteger a folha do Excel, navegue até a guia “Revisar”, selecione a opção “Proteger folha”. Depois disso, o Excel solicitará que você digite sua senha, confirme e clique em ‘OK’.

Saiba como ocultar fórmulas de Excel em suas planilhas

Para visualizar as fórmulas novamente, basta visitar a “guia Revisão” novamente e desproteger a folha. Depois disso, desmarque a opção oculta na aba ‘Proteção’ das células de formato.

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso site para conferir mais dicas de Excel!