Funções Aninhadas no Excel [Parte 3]

Dando continuidade na série de artigos sobre funções aninhadas no Excel, hoje falaremos sobre outras duas funções aninhadas muito úteis para quem trabalha com o Excel. Essas funções são a PROCV com MAIOR/MENOR e PROCV com INDIRETO.

Por meio de exemplos práticos mostraremos como essas funções juntas podem facilitar determinadas tarefas. Confira!

Funções Aninhadas no Excel

PROCV com MAIOR/MENOR

A união da função PROCV com MAIOR/MENOR é muito útil quando se deseja buscar em uma lista por valores que sejam maiores ou menores. Deste modo, quando precisamos buscar valores específicos que sejam maior ou menor dentro de um intervalo, podemos usar essas duas funções aninhadas.

Dica: Se você tem dúvidas sobre como utilizar a função PROCV, confira aqui este artigo antes de prosseguir.

No exemplo abaixo temos uma tabela com pontuação de alunos. Neste caso, precisamos saber quem é a pessoa que possui a maior pontuação.

Aprenda Funções Aninhadas 3

Para isso, utilizaremos a função PROCV aninhada com MAIOR da seguinte maneira:

=PROCV(MAIOR(A2:A11;1);A2:B11;2;0)

Funções Aninhadas PROCV com MAIOR no Excel

Observe na fórmula acima que estamos procurando o valor que seja maior dentro da matriz A2:A11, sendo que deverá mostrar o nome da pessoa que tem o primeiro valor maior dentro da tabela.

Ao final, teremos o seguinte resultado:

Excel Funções Aninhadas PROCV com MAIOR Resultado

A função PROCV com MENOR funciona da mesma maneira. Neste caso, podemos utilizá-la para saber qual pessoa tem a menor pontuação, veja:

Excel Funções Aninhadas PROCV com MENOR

O resultado ao final da operação ficará:

Funções-Aninhadas-Resultado-PROCV-MENOR no Excel

Confira os demais artigos da série sobre funções aninhadas em Parte 1 e Parte 2




PROCV com INDIRETO

Quando precisamos fazer buscas em outras planilhas podemos utilizar a função PROCV com INDIRETO.

Para entendermos melhor como estas duas funções juntas funcionam, veja o exemplo abaixo, onde temos uma planilha com 3 abas diferentes, cada uma indicando o valor total das vendas de flores de determinado mês:

Excel Funções Aninhadas PROCV com INDIRETO

Vamos supor que você tem uma outra planilha, onde de acordo com o mês que você escolher em uma lista suspensa, irá aparecer o preço de determinado produto, no caso, o tipo de flor, veja:

Excel Funções Aninhadas

No exemplo, queremos saber qual foi o valor das vendas de rosa vermelha, em qualquer mês que for selecionado, para isto utilizaremos as funções PROCV e INDIRETO:

Confira funções aninhadas PROCV com INDIRETO no Excel

Observe que estamos dizendo para a função procurar através do tipo da flor e dentro da matriz referenciada com a função INDIRETO, qual foi o valor das vendas em determinado mês, no caso JAN.

Vale destacar, que a função INDIRETO, está referenciando a sequência de caracteres e identificando as demais planilhas para realizar as buscas dos valores. Neste caso, está retornando o intervalo A1:B5 das planilhas, JAN, FEV, MAR, ou seja, de acordo com o mês escolhido.

Agora basta teclar Enter e conferir o resultado:

Funções-aninhadas-PROCV-com-INDIRETO-resultado

Procv-com-INDIRETO-funções-aninhadas

Se desejar saber o valor de qualquer outro mês, basta mudar na lista suspensa:

Funções-aninhadas-conheça

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!